Ganhar dinheiro com pouco investimento: veja 5 dicas práticas!

por Malena Oliveira

Muita gente começa a estudar sobre o mercado financeiro, mas não sabe como ganhar dinheiro com pouco investimento. No fundo, algumas pessoas ainda acreditam que, para lucrar com investimentos, é preciso ter conhecimento especializado e uma grande quantia para aplicar. Porém, na prática, não é bem assim.

Hoje em dia, praticamente qualquer indivíduo pode comprar ativos, como um título público do Tesouro Direto ou um Certificado de Depósito Bancário (CDB), por um valor razoavelmente baixo. 

Também não há a necessidade de ser um expert em finanças para colocar o seu dinheiro para render. Você verá adiante que existem métodos muito produtivos quando se trata de escolher os melhores investimentos do mercado.

Confira, a seguir, cinco dicas de como investir com pouco dinheiro e comece a mudar o destino da sua vida agora mesmo!

1. Defina metas claras de curto, médio e longo prazo

É difícil alguém fazer investimentos sem ter objetivos em mente, não é mesmo? Afinal, guardar uma quantia todo mês sem qualquer finalidade não tem muito sentido. Por isso, antes de começar a investir, é importante que você planeje a sua vida financeira.

E como colocar isso em prática? Um passo necessário é estabelecer metas claras de curto, médio e longo prazo. No primeiro caso, você lista aquilo que quer alcançar em até dois anos. No segundo, entre três e cinco anos. No terceiro, o que você pretende conquistar daqui a mais de cinco anos.

Fazer esse exercício de planejamento não só ajuda você a se visualizar no futuro, como também contribui para que consiga criar um plano de ação mais detalhado para cada meta. Lembre-se de que, por mais que tenha objetivos ousados, a disciplina e o foco sempre te ajudarão a alcançá-los.

Quem aprende como investir com pouco dinheiro dá um passo considerável para conquistar as metas propostas!

2. Comece o quanto antes

Agora que você já traçou suas metas, é hora de agir!

Tenha em mente que muitas pessoas não chegam aos objetivos definidos devido à procrastinação. Nesse aspecto, o perfeccionismo pode ser um adversário de quem quer ganhar dinheiro por meio de investimentos.

É muito comum uma pessoa querer ter melhores condições para começar a investir. Dessa forma, ela prefere juntar muito dinheiro e estudar bastante sobre o mercado financeiro, para só então descobrir boas oportunidades de investimento e finalmente obter um bom resultado.

Por mais que uma história como essa possa realmente acontecer, todo esse processo pode levar tempo e esforços que não valem a pena, se comparados às experiências de quem começa a investir cedo.

Dito isso, mesmo com pouco dinheiro, comece a investir o quanto antes. Isso pode ser um diferencial na sua vida financeira por dois motivos principais:

Primeiro porque você vai adquirir o hábito de separar uma quantia mensal para aplicações, e segundo porque você entenderá, na prática, como funcionam seus investimentos.

Em vez de esperar uma situação ideal, que pode nunca acontecer, vale muito mais começar a investir logo. Você pode utilizar o tempo e os juros compostos a seu favor e, a longo prazo, multiplicar seu capital.

Se você pretende investir na renda variável, como o mercado de ações, também vai poder colher os frutos de começar a investir cedo.

3. Organize-se financeiramente para conseguir poupar mais

Saber como investir com pouco dinheiro deve ser a etapa inicial para melhorar suas finanças cada vez mais.

Depois disso, você deve organizar o seu orçamento para conseguir poupar mais e, assim, aumentar o valor mensal destinado aos seus investimentos.

Se você monitora as suas receitas e despesas, as chances de conseguir economizar e poupar são maiores. Entretanto, se você tem o costume de comprar por impulso, pode ser que chegue ao fim do mês com dificuldades.

Lembre-se de que a vantagem do orçamento é fazer previsões das despesas. Com isso, você pode simular os seus gastos e fazer os ajustes necessários. Inclusive, você pode colocar uma determinada quantia como prioridade para investir, como se fosse uma dívida a ser paga.

Se não souber por onde começar, você pode montar sua reserva de emergência, que é extremamente importante para quem quer investir e alcançar seus objetivos.

4. Pesquise suas possibilidades

Muitas pessoas fazem aplicações nos bancos onde já têm conta-corrente. Porém, nem sempre sabem se esses ativos são mesmo vantajosos. Há fundos de investimento em grandes bancos que cobram taxas de administração altas, consumindo boa parte da rentabilidade.

Pesquisando várias possibilidades de investimentos, faz com que você pense à frente e evite perder dinheiro.

Ter conta em uma corretora de valores, por exemplo, te permite escolher os ativos que combinam com o seu perfil de risco e com as suas necessidades de investimento.

Outra opção é procurar uma fintech, startups que estão revolucionando o mercado financeiro. Unindo finanças e tecnologia, proporcionam serviços mais eficientes e baratos, que contribuem para aumentar a rentabilidade de quem investe.

5. Busque a ajuda de especialistas

Contar com o auxílio de profissionais especialistas no mercado financeiro é uma forma de prevenir erros e não ter que pagar por decisões equivocadas.

Mesmo quem tem pouco para investir pode ter o suporte técnico necessário para comprar ativos rentáveis e adequados ao perfil de risco. Por exemplo, a Magnetis oferece isenção de tarifa para os primeiros R$ 5 mil aplicados.

E aí, gostou de descobrir como ganhar dinheiro com pouco investimento? Agora que você tem a oportunidade de multiplicar seus ganhos, veja como e onde investir R$ 1 mil!

Luciano

Malena Oliveira é jornalista especializada em Finanças Pessoais e redatora na Magnetis.

Ganhar dinheiro com pouco investimento: veja 5 dicas práticas!
Avaliar o post