Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Gestão de patrimônio: tudo o que você precisa saber

Não basta acumular um ótimo capital para garantir a sua qualidade de vida, a dos seus filhos e dos seus netos durante anos. Saber como fazer a gestão desse patrimônio é essencial para que o dinheiro continue rendendo.

Algumas pessoas até conseguem fazer esse trabalho sozinhas – algo que requer tempo, dedicação e informações constantes. Porém, há especialistas no mercado capazes de cuidar dessa administração, para que você tenha tempo livre para outras atividades.

Neste artigo vamos explicar melhor o assunto. Acompanhe!

O que é gestão de patrimônio?

A gestão de patrimônio é, na verdade, uma prestação de serviço na qual profissionais controlam e administram bens, direitos e obrigações de uma pessoa, família ou empresa.

O patrimônio compreende:

  • bens tangíveis: dinheiro, imóveis, veículos, investimentos, jóias, obras de arte, entre outros;
  • bens intangíveis: patentes, marcas, reputação, etc.;
  • obrigações: dívidas, financiamentos, etc.;
  • direitos: recebíveis de aluguéis, lucros de vendas, entre outros.

Essa gestão pode ser feita por um profissional, por uma equipe ou por uma empresa especializada nesse tipo de serviço.

Qual a importância dessa gestão?

Com a administração dos bens, é possível identificar possíveis desequilíbrios, aliviar despesas, auxiliar na tomada de decisões e pensar em estratégias para proteger e aumentar o patrimônio.

Para pessoas e famílias, esse trabalho também é bastante importante para a manutenção do padrão de vida e para viabilizar objetivos, como a aposentadoria e a educação dos filhos.

Lembre-se de que vivemos em um mundo com transformações muito rápidas, que exigem atualizações constantes. Sob este ponto, a gestão de patrimônio torna-se essencial para proteger o capital diante de crises e aproveitar oportunidades de rendimento.

Quais os impactos da gestão?

É natural que as pessoas elevem o padrão de vida ao adquirirem mais recursos. Porém, esse comportamento pode ser perigoso, fazendo com que o capital dure bem menos do que o desejado.

Com a gestão patrimonial, esse problema pode ser evitado, pois o serviço ajuda a visualizar os efeitos dos novos hábitos de consumo para a saúde financeira das pessoas envolvidas.

Em outras palavras, com uma gestão séria e competente, é possível ter uma vida confortável e transmitir uma boa herança para os descendentes.

Quais são os tipos de gestão patrimonial?

No mercado, existem diversas modalidades de administração de bens. Conheça as principais.

Consultoria de bancos

Alguns bancos contam com profissionais que se dispõem a orientar sobre as melhores alternativas de gestão.

No entanto, essa não é uma das opções mais aconselhadas, por trazer conflitos de interesse

Isso porque os gerentes recebem comissão sobre os produtos que oferecem. Assim, eles podem indicar os investimentos que são mais interessantes para seu benefício próprio, e não os que são mais vantajosos para os clientes.

Wealth management

O serviço de wealth management está mais alinhado à gestão de patrimônio, pois envolve a administração de todos os bens acumulados.

Geralmente, é direcionado para pessoas que já tem um bom capital e que querem proteger e multiplicar seus recursos.

Consultorias empresariais

A gestão de patrimônio também pode ser realizada por empresas que oferecem exatamente esse tipo de serviço. Neste caso, você conta com uma equipe de profissionais com formação e experiência no assunto.

Para escolher a melhor opção entre tantas disponíveis no mercado, busque aquelas que procuram alinhar a administração aos seus objetivos.

Family office

O conceito de family office é bastante interessante, por se tratar de empresas com foco em assessorar famílias com um alto patrimônio acumulado.

Essa prestação de serviço inclui questões mais complexas, como a sucessão de bens, previdência e seguros.

Por que o Magnetis Infinity é a escolha ideal para a gestão do patrimônio?

O Magnetis Infinity foi criado para quem acumulou patrimônio a partir de R$ 1 milhão, e quer uma gestão consciente e estratégica do capital.

Com o trabalho de profissionais especializados, as carteiras são pensadas para manterem sua resiliência diante de crises do mercado financeiro, além de terem rentabilidade a partir da diversificação de ativos sofisticados.

Além disso, a Magnetis não tem conflitos de interesse por não receber comissão sobre a indicação de ativos. A preocupação é sempre alinhar a carteira aos objetivos do cliente.

As vantagens não param por aí. Por meio de tecnologia de ponta, os investidores podem monitorar os ativos diretamente do smartphone, a qualquer hora.

Ficou claro o que é a gestão de patrimônio e por que ela é tão importante para a sua tranquilidade financeira, e também a da sua família?

A parceria da Magnetis com a Julius Baer Family Office (JBFO) traz ainda mais expertise para essa gestão, permitindo o acesso a ativos que você não consegue acessar quando investe sozinho.

Venha conhecer o Magnetis Infinity e experimente nossa estratégia irreplicável na prática!

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor