Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Descubra como o giro do patrimônio pode afetar os seus rendimentos

De tempos em tempos, é necessário realizar novas alocações em seu portfólio para que os ativos trabalhem de forma balanceada. A seguir, entenda como o giro do patrimônio pode influenciar a rentabilidade da sua carteira de investimentos.

Como o giro do patrimônio funciona? 

O mercado financeiro está em constante transformação e, para continuar obtendo rendimentos consistentes, o investidor precisa estar atento às oportunidades. Afinal, apenas uma carteira realmente diversificada é capaz de potencializar ganhos e amenizar riscos. 

No entanto, pode ser desafiador entender quando vender ou comprar novos ativos e, principalmente, como modificar a estratégia sem prejudicar os rendimentos. 

Muitas dúvidas podem surgir, especialmente pela quantidade de informações disseminadas em relação à rentabilidade de determinados ativos. Nesses casos, é comum que surja o impulso de realocar aplicações de acordo com tendências ou até mesmo motivado por promessas suspeitas.

Seja pelo receio de perder dinheiro ou de não alcançar objetivos, a negociação de qualquer ação sem a devida expertise pode provocar o giro do patrimônio, comprometendo os ganhos no médio e longo prazo. 

Girar o patrimônio é realocar constantemente os ativos na carteira, sem haver estratégia ou considerar os efeitos de longo prazo, o que acaba sendo prejudicial ao investidor. De forma simplificada, você deve pagar impostos e taxas toda vez que vender um ativo para comprar outro no lugar – e pode sofrer com o spread, a diferença entre o preço de compra e o de venda.

Quanto mais você realiza essa prática, mais dinheiro você perde ao longo do tempo. Por isso, é importante entender como cuidar do seu dinheiro de forma adequada, evitando o giro patrimonial.

Transparência e estratégia são indispensáveis para investir

E para suprir as próprias expectativas, o investidor precisa saber aonde quer chegar. Assim, é possível traçar uma trajetória sólida rumo aos seus objetivos financeiros.

Vale sempre lembrar que investir é algo que exige expertise em cada etapa. Por isso, o mais recomendado é que a estratégia de investimento seja desenvolvida por especialistas, responsáveis por garantir os melhores resultados para a carteira.

Dentre as diversas opções do mercado, é comum que investidores caiam em recomendações muito mais vantajosas para assessores e outros profissionais do que para o cliente, devido ao modelo commission-based praticado em muitas instituições. 

Esse modelo gera conflitos de interesse e afasta ainda mais a possibilidade de explorar ao máximo o potencial da sua carteira. Além disso, quanto mais negociações você realizar, menor será o seu retorno líquido.

Conseguiu entender por que é arriscado girar a carteira, principalmente através de um modelo de negócio baseado em comissões? Quanto mais ordens você emitir para uma corretora, maior será o ganho dos profissionais envolvidos na operação. 

Portanto, para evitar perdas e de fato potencializar o seu retorno, é indispensável contar com uma gestora que cuide do seu dinheiro com total transparência

Como realizar o rebalanceamento da carteira sem girar o patrimônio?

O giro do patrimônio é uma prática ainda presente, reforçada por instituições e especialistas que não priorizam os interesses de quem investe. De qualquer maneira, isso não significa que o rebalanceamento da carteira não precise ser feito. 

As necessidades do investidor, assim como as oportunidades do mercado, podem e com certeza vão mudar com o passar do tempo. Então, é esperado que o portfólio precise ser analisado periodicamente para que uma nova estratégia seja construída. 

Por isso, o rebalanceamento é uma etapa essencial para os investimentos, já que a técnica contribui para uma diversificação verdadeira e para o retorno ajustado ao risco. E sabemos que, em relação aos impactos do mercado, quanto mais ativos que se comportam de formas distintas uma carteira tiver, menos riscos o investidor corre.

Quando realizar o rebalanceamento da carteira?

Saber o melhor momento para realizar mudanças na carteira exige do investidor um olhar crítico em relação às oportunidades disponíveis e, para serem feitas com precisão, nem sempre elas podem ser executadas sem o auxílio de um ferramental tecnológico. 

Ao contrário do que se imagina, a conclusão de um determinado objetivo, seu horizonte e seu nível de risco são os fatores mais relevantes para essa tomada de decisão. O momento de mercado, os cenários específicos e outros fatores são apenas complementares.

Fuja do giro do patrimônio com a Magnetis

Considerando as suas perspectivas, é fundamental que as técnicas utilizadas na carteira promovam alta rentabilidade com segurança para enfrentar possíveis crises.

Assim, além de apostar na diversificação de ativos, o investidor precisa de soluções práticas que otimizem seu tempo, sem que isso signifique abrir mão das melhores decisões para suas aplicações.

A Magnetis conta com especialistas certificados, responsáveis por aprimorar constantemente uma tecnologia única que garante a implementação de uma estratégia irreplicável aos seus investimentos. 

Prova disso são as mais de 145 mil combinações possíveis, alocadas de acordo com o seu perfil de risco e objetivos financeiros. E para que o giro do patrimônio não ocorra, prejudicando os seus ganhos, fazemos o rebalanceamento da sua carteira automaticamente, para você ficar livre de preocupações.

Portanto, caso queira definir novas prioridades ou precise resgatar parte dos seus aportes, a Magnetis será responsável por realizar as mudanças necessárias no seu portfólio, de forma estratégica. 

Somos pioneiros no modelo de investimento completamente pautado pelos objetivos do investidor e, por isso, construir uma relação de confiança e transparência é um dos nossos pilares. Queremos te ajudar a viver da forma que você merece, com a garantia de obter ganhos surpreendentes com o apoio da nossa estratégia. 

Quer investir com a máxima rentabilidade e sem conflito de interesses? Conheça a Magnetis.

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor