Ações de Dividendos – Glossário Financeiro

por Rodrigo Botinhão | 18/10/2017

Glossário Financeiro: O que é LC?

O que são ações de dividendos?

Dividendos são parcelas de lucros de uma empresa. As ações de dividendos são, portanto, ações de empresas boas pagadoras de dividendos. Por exemplo: ações de bancos.

Como funcionam os dividendos?

Empresas que têm lucro podem destinar este capital de algumas maneiras, entre elas: fazer uma expansão da empresa, pagar alguma dívida, recomprar ações e pagar uma parte do lucro para os acionistas.​

Toda empresa com acionistas é obrigada, por lei, a repassar, no mínimo, 25% do valor total de seus lucros anuais. Tais valores podem ser repassados de duas maneiras: em forma de dinheiro ou em forma de ações.

Além disso, podem realizar o pagamento mensalmente, trimestralmente e anualmente. Muitos investidores que decidem viver de dividendos, preferem as que realizam o pagamento mensal e, também, em forma de dinheiro, para, assim, contarem com uma renda extra todo mês. 

A ação é feita pelas empresas tanto para respeitar a lei, como, também, para ganharem mais acionistas e conquistarem uma boa publicidade.

Como são calculados os dividendos?

Os dividendos são calculados de acordo com o número de ações de cada acionista. A empresa define um valor para pagar por ação, e esse valor é multiplicado pelo número de ações, resultando no valor a ser pago. Ou seja, quanto mais ações o acionista tiver, mais ele vai receber.

Os dividendos também podem ser calculados por uma porcentagem do valor atual de cada ação. Esse valor é também multiplicado pela quantidade de ações possuídas pelo acionista. 

Como investir em dividendos?

Se você quer investir em dividendos, o primeiro passo é comprar ações de empresas que pagam dividendos e, também, que estejam sempre lucrando, pois, quanto mais ela cresce, maior é o seu rendimento.


Muitos brasileiros investem em ações de dividendos BBAS - do Banco do Brasil -, como, também, de outros grandes bancos, já que, geralmente, apresentam lucros altos anualmente.


Portanto, busque por uma empresa sólida, que consiga superar crises e manter os lucros consistentes, superando a inflação. Dessa forma, você estará sempre lucrando com ela.


Outra dica, é optar pelas blue chips, que são tipos de ações de empresas com longo histórico de lucro e habilidade de prover bons dividendos aos seus acionistas.

Vantagens e desvantagens das ações de dividendos

Vantagens das ações de dividendos

Entre as principais vantagens das ações de dividendos está o tratamento tributário favorável, sendo isentos de imposto de renda e também apresentam maior liquidez. Há muitas empresas brasileiras têm ações que pagam dividendos mensalmente, o que pode ser interessante para quem busca um rendimento extra mensal.

Desvantagens das ações de dividendo

Uma das principais desvantagens das ações de dividendo diz respeito ao baixo rendimento que algumas empresas podem pagar. Neste caso, para que se tenha um lucro alto, é preciso investir em uma quantidade elevada em ações.

Além disso, não há regras para prazos de distribuição de dividendos, então, é um dinheiro que não se pode contar 100%, já que a data de recebimento é incerta.

Por fim, as empresas são obrigadas a distribuir apenas uma porção do seu lucro, como visto acima. Por isso, mesmo que elas lucrem muito, você receberá apenas uma porcentagem desse valor total.

Quer saber mais detalhes sobre ações de dividendo? Entre em contato conosco e descubra os investimentos da Magnetis!