O que é carteira de investimentos? – Glossário Financeiro

O que é carteira de investimentos?

Uma carteira de investimentos é conjunto de investimentos, também chamado de portfólio ou de cesta de investimentos.

Em uma carteira de investimentos, é possível realizar uma combinação de investimentos personalizada para o perfil do investidor, combinando ativos de renda fixa e/ou de variável. No entanto, montá-la exige estudo e estratégia a fim de se conseguir o máximo de rentabilidade e evitar flutuações nocivas ao seu bolso. A seguir, vamos falar algumas orientações para facilitar esse processo!

Como montar uma carteira de investimentos

Há muitas dicas em se tratando de carteira de investimentos. O importante é definir três fatores decisivos que tornam a lista de ativos adequada para você. Não há uma combinação de investimentos que seja indicada a todas as pessoas igualmente; cada pessoa tem o seu perfil e objetivos.

O ideal é: 1) analisar os objetivos e o perfil do investidor; 2) verificar a disponibilidade de capital para investir, 3) aí sim definir melhor qual a combinação de ativos ideal. Esses três fatores de análise devem ser considerados juntos. Ainda que um investidor seja conservador, há situações em que pode ser válido investir em ações, por exemplo. Ou um perfil arrojado pode necessitar de investimentos em renda fixa para ter uma reserva de emergência.

Além disso, é fundamental fazer um balanço e reavaliar a carteira financeira ao longo do tempo. Periodicamente, reavalie se determinado ativo ainda é adequado para seu perfil. Por exemplo: em caso de valorização do preço da ação, você pode aproveitar este momento para vendê-la e reinvestir em renda fixa. Do mesmo modo, pode ser a hora ideal para comprar ações quando o mercado estiver em baixa.

Este estudo é decisivo para se montar uma carteira de investimentos de forma a obter sucesso, mas um ponto importante é garantir maior estabilidade por meio da diversificação de ativos.

Por que buscar pela diversificação?

A incerteza do mercado de ações pode ser assustadora a princípio, ao passo que a baixa rentabilidade das aplicações de renda fixa é capaz de desanimar alguns investidores mais arrojados. Por sorte, o investimento em carteira oferece a vantagem do equilíbrio.

A diversificação é imprescindível para obter sucesso no mercado financeiro. Por meio dela é possível criar uma estratégia para controlar os riscos. Isso ocorre porque com a diversificação o investimento não está concentrado em um só ativo. Ele é dividido entre ativos de características diferentes (exemplo: renda fixa vs. renda variável). Assim, caso uma aplicação tenha um desempenho ruim, outros ativos compensam e o resultado agregado da carteira é melhor.

Definindo o seu perfil de investidor

Para definir seu perfil é preciso analisar seu conhecimento financeiro, sua disponibilidade de capital e a maneira com que você encara os riscos de um investimento. Outro fator fundamental é a fase da vida e os objetivos daquele investimento.

Pense, portanto, quais são as suas ambições, qual seu nível de conhecimento financeiro — visto que a desinformação pode levar a decisões erradas —, a renda, a liquidez e a capacidade de enfrentar oscilações do mercado.

Conservador, moderado ou arrojado?

Uma carteira de investimentos mais conservadora tem a maior parte das aplicações em renda fixa (como títulos e fundos DI). Os riscos são menores e essa aplicações conservadoras são indicadas para uma reserva de emergência ou para quem está perto da aposentadoria, por exemplo.

Para uma combinação de ativos moderada, uma dica é unir renda fixa, fundos multimercados e ações. A rentabilidade no longo prazo pode ser maior. 

Já a carteira financeira mais arrojada é para investidores agressivos, que gostam de correr riscos. Na maior parte, é composta por ações, mas é importante ter conhecimento estratégico e financeiro e estar preparado para sofrer prejuízo. 

Seja qual for o seu perfil, os especialistas da Magnetis podem te ajudar. Quer saber mais sobre seu perfil ou como diversificar a carteira com segurança? Entre em contato conosco e conheça melhor a Magnetis!