Como fazer um curso de investimento? – Glossário Financeiro

por Rodrigo Botinhão | 10/01/2018

Glossário Financeiro: O que é LC?

Tipos de cursos de investimentos

Cuidar do próprio dinheiro é uma necessidade de qualquer pessoa. Mas só de pensar em finanças pessoais e controle de orçamento as dúvidas - ou até mesmo o medo - começam a surgir. Por isso é válido utilizar todos os recursos possíveis para aprender, como fazer um curso de investimento.

Muita gente quer saber como ficar rico, mas o ponto principal para quem está aprendendo sobre investimentos é entender seu perfil de consumo e sua rotina de gastos. Com isso em mente é possível estabelecer formas eficientes de aumentar e proteger seu patrimônio.

Contudo, ao contrário do que se possa parecer, um curso de finanças pessoais não se aplica apenas para investidores mais experientes. É indicado a quem possui sonhos, objetivos e metas na vida, isto é, para qualquer pessoa.

São diversos os cursos financeiros disponíveis, divididos de acordo com a profundidade de conteúdo, nível de experiência dos participantes, entre tantos outros fatores. Seja leigo ou experiente, é possível encontrar um que seja mais adequado para você. A partir daí, é natural surgir duas dúvidas: onde encontrar e como escolher o melhor curso?

O primeiro ponto a estar claro na mente durante a decisão do curso de investimento ideal é o nível de conhecimento na área de finanças. É importante lembrar-se de que os maiores investidores do mercado começaram no início. Parece óbvio, mas significa que todos eles estudaram muito e, só com o tempo, adquiriram toda a expertise que hoje possuem.

Curso de educação financeira

Os cursos de educação financeira considerados mais básicos, ou de maior amplitude. São essenciais a todos que necessitam organizar de forma definitiva e eficiente o orçamento pessoal, controlando entradas, saídas, dívidas e metas de investimento.

O maior benefício desse processo é descobrir-se como investidor, ainda que seu patrimônio seja pequeno e, desse modo, buscar aumentar sua rentabilidade. Nele, é possível identificar seu perfil e, inclusive, conhecer um pouco sobre quais aplicações são mais vantajosas de acordo com os seus objetivos de vida.

Cursos de finanças pessoais

Presenciais ou online, com ou sem certificados, ministrados por profissionais com diferentes pontos de vista… Existe uma infinidade de curso de finanças pessoais! A dica é escolher instituições de renome, referência em finanças e adequar suas necessidades aos temas propostos nas aulas.

A B3 (antiga BM&FBovespa) é uma das instituições que realizam os mais diversos cursos a fim de garantir que você saia de lá com um nível de conhecimento muito superior. Outras entidades que oferecem cursos excelentes são a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Curso da bolsa de valores

Já um curso específico sobre bolsa de valores pode ser um pouco mais complexo — embora sejam ofertados para alunos em diferentes níveis de conhecimento. Mas, em geral, exige do aluno um pouco mais de experiência no mercado financeiro. Aqui também são feitos estudos de cenário, projeções e, com isso, tem-se uma amplitude de visão para saber onde é melhor investir. Existem cursos específicos sobre análise fundamentalista e outros sobre análise gráfica, por exemplo.

Melhores sites de referência

Uma simples busca pode te oferecer inúmeros sites de referência para ajudar na escolha do curso de investimentos mais adequado. No entanto, uma boa dica é sempre optar por sites de órgãos oficiais. Exemplos:

Além disso, é possível, além dos cursos, estudar por conta própria a fim de conhecer um pouco mais sobre como investir melhor. O mais importante, nesse processo, é compreender que, aos poucos, ganha-se mais conhecimento, mas ainda é preciso aplicá-los para se obter experiência.

Que tal agora conhecer também algumas ferramentas para te ajudar nesse processo? São muitas alternativas para aprender sobre educação financeira. Nós da Magnetis estamos aqui para te ajudar a tirar dúvidas nessa jornada do conhecimento!

poupança