Fundo Imobiliário – Glossário Financeiro

por Rodrigo Botinhão | 26/10/2017

Glossário Financeiro: O que é LC?

O que é fundo imobiliário?

Os fundos imobiliários funcionam como “condomínios” dos investidores, gerenciados por instituições financeiras, e com o objetivo de investir recursos em negócios voltados para o mercado imobiliário. Para adquiri-los, é preciso, basicamente, comprar uma cota de um determinada localidade e esperar o retorno.

O investimento imobiliário é uma ótima opção para quem quer viver de renda e, ainda, ter a vantagem de contar com o atrativo da aplicação, já que é possível adquirir cotas de shoppings, edifícios comerciais de grandes portes e diversos empreendimentos.

Resumindo, os fundos de investimentos imobiliário têm o objetivo de alocar o seu dinheiro para que ele renda com estabelecimentos comerciais de forma segura. Para colocar o plano em prática e poder gerenciar o seu investimento, é preciso contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto.

Vantagens e desvantagens

Entre as principais vantagens do investimento imobiliário, estão a autonomia na hora de gerenciar a compra e venda de cotas e a possibilidade de investir em empresas de grande porte, gerando maior segurança para o seu investimento.

Já as desvantagens podem variar de acordo com situações que não podem ser previstas à longo prazo, por exemplo, a inadimplência do pagamento do aluguel e vacância.

Outro fator que deve ser analisado antes de adquirir cotas de fundo imobiliário é como o mercado está se portando, já que, caso determinado estabelecimento esteja perdendo valor, obviamente não será bom negócio investir nele.

Muitas pessoas se questionam, ainda, se é possível comprar um imóvel só adquirindo cotas, porém, no fundo imobiliário isso não é possível.

Como investir em fundo imobiliário

Como as cotas são fundos negociados na Bolsa de Valores, o primeiro passo para você, que deseja saber como investir em fundos imobiliários, é cadastrar-se em uma corretora de valores.

Será preciso definir qual tipo de fundo deseja investir e, então, enviar o pedido de compra para a instituição escolhida, que passa a gerenciar seus fundos imobiliários.

Quanto aos custos, será preciso arcar com uma taxa de corretagem e uma taxa de administração, além, também, do Imposto de Renda, descontado no momento em que resgatar o dinheiro.

Quer saber qual a melhor forma de investir o seu dinheiro? Entre em contato conosco e descubra os investimentos da Magnetis!