Como é investir em imóveis? – Glossário Financeiro

por Rodrigo Botinhão | 20/10/2017

Glossário Financeiro: O que é LC?

Como é investir em imóveis?

Existem diversas formas de realizar investimento em imóveis, sendo que cada uma delas oferece vantagens e desvantagens. Você pode investir em um fundo de investimento imobiliário, participar de um grupo de investimentos imobiliários, comprar uma propriedade, reformar e vender, e, ainda comprar uma propriedade e alugar.

Conheça, a seguir, algumas formas de investir em imóveis:

Fundo de investimento imobiliário

O fundo de investimento imobiliário, também conhecido pela sigla FII, é a união de recursos financeiros destinados para empreendimentos imobiliários. Você pode comprar cotas de empreendimentos imobiliários de duas formas: diretamente com o fundo ou indiretamente com um outro cotista.

Todo o recurso captado é sempre destinado para empreendimentos imobiliários, que podem ser construção e compras de imóveis, ações em empresas do setor imobiliário, hipotecas, créditos imobiliários entre outros.

Grupo de investimentos imobiliários

Um grupo de investimentos imobiliários é formado por pessoas que têm o desejo comum de realizar investimento em imóveis, para isso, elas formam um grupo que precisa ter uma administradora e um estatuto social.

A administradora é uma empresa especializada em trabalhar com grupos de investimentos imobiliários e que vai mediar todos os investimentos, já o estatuto social, vai apresentar a quantidade e valor de cota, a política de investimento e composição da carteira do grupo.

Comprar uma propriedade, reformar e vender

Esse tipo de investimento em imóveis é bem comum. Nele, você precisa ter o dinheiro para comprar ou financiar uma propriedade, além disso, terá que reformar e colocá-la à venda.

Comprar uma propriedade e alugar

Outro tipo de investimento em imóveis - ainda mais comum do que o anterior, é comprar ou financiar uma propriedade e colocá-la para alugar.

Vantagens e desvantagens de investir em imóveis

Para saber se investir em imóveis é um bom negócio, você tem que sempre comparar as vantagens e as desvantagens. Confira cada uma delas nas quatro opções de investimentos imobiliários citadas anteriormente.

Fundo de investimento imobiliário

Essa é, com certeza, a forma mais fácil de investir em imóveis. Entre as vantagens, estão a renda mensal com os lucros dos investimentos, facilidade de compra, menor custo - pois você compra somente a quantidade de cotas que consegue comprar, diversificação de carteira, transparência - já que as cotas são negociada na Bolsa de Valores, e proteção contra inflação, pois os valores são sempre ajustados com as taxas de inflação.

Já se tratando das desvantagens, podemos citar a liquidez variável, já que alguns fundos são mais fáceis de resgatar o seu dinheiro e outros mais difíceis, além disso, as cotas oscilam com o mercado, o que pode proporcionar incertezas tanto para alta ou queda de valores.

Grupo de investimentos imobiliários

Para investir em um grupo de investimentos imobiliários, há algumas desvantagens, tais como: você terá que ter um bom conhecimento de mercado imobiliário, você terá que investir uma boa quantidade de dinheiro e você terá que assumir altos riscos, já que estará fazendo parte da administração dos recursos. Já a principal vantagem é a maior potencialização de lucros.

Comprar uma propriedade, reformar e vender 

Essa manobra de investimento é muito aplicada, e a sua principal vantagem é a grande possibilidade de lucro. Entre as desvantagens estão os eventuais problemas com a obra - que podem aumentar o valor da reforma, e a dificuldade de vender mediante crises financeiras conjunturais.​

Comprar uma propriedade e alugar

Entre as principais vantagens de comprar e alugar um imóvel é o aumento do seu patrimônio e a renda fixa extra mensal. Já as desvantagens dizem respeito às possíveis inadimplências e vacâncias, na qual você terá que arcar com os custos de um móvel desocupado. Obviamente, as duas formas citadas contam com todos os custos da compra de um imóvel.

Qual é a melhor opção de investimento em imóveis?

Não há uma melhor opção de investimento em imóveis, já que todas apresentam vantagens e desvantagens. Cabe a você, como investidor, analisar o perfil e escolher qual melhor se encaixa com o seu estilo de vida.

Além disso, você pode escolher mais de uma forma de investir em imóveis, trazendo, assim, mais chances de aumentar a rentabilidade e renda.


Quer saber mais detalhes sobre como investir em imóveis? Entre em contato conosco e descubra o web app de investimentos da Magnetis!