Planilha de Controle Financeiro – Glossário Financeiro

Como organizar uma planilha financeira?

Como você organiza sua vida financeira? É daqueles que cria anotação para tudo e depois se perde? Essa é uma prática muito comum, principalmente, por pessoas acostumadas a utilizar o celular para se organizar e não esquecer de pagar contas, datas para investimentos, etc.

Já experimentou, por exemplo, utilizar planilhas prontas de despesas? Em uma rápida busca na internet, é possível encontrar diversos modelos de planilhas para controle financeiro em que, basicamente, é preciso apenas preencher os dados para que os cálculos sejam feitos automaticamente.


Vantagens de criar uma planilha financeira

Criar uma planilha financeira é uma boa maneira para controlar os gastos mensais, programar os meses futuros e, até mesmo, utilizar como guia de investimentos, separando quanto deseja guardar para investir futuramente em algum sonho.

Outra vantagem das ferramentas de controle financeiro é a facilidade de manuseá-las. Para isso, basta disponibilizar algumas informações para ter acesso à todos os cálculos e informações de maneira prática e rápida.

Ainda existe a vantagem de que não é preciso estar logado em um computador para atualizar os dados ou acompanhar a planilha, já que existem diversos aplicativos para iOS e Android que permitem alterações manuais em tempo real, aonde quer que você esteja.

Se também desejar manter os arquivos em outro local, além de seu computador, o serviço de nuvem é uma excelente alternativa. Serviços como o Dropbox - um software gratuito, ou o Google Drive, que ainda oferece as ferramentas como Excel e Word on-line, são muito utilizadas por pessoas que desejam acessar os dados a qualquer hora.

Procure seu modelo de planilha financeira

Ao fazer uma busca na internet, será possível se deparar com uma infinidade de tabelas para controle financeiro, com diferentes funções e layouts. Por isso, é importante testar alguns tipos até encontrar um que atenda suas necessidades.

Geralmente, as planilhas mais simples são aquelas que atendem a maioria dos perfis, já que oferecem exatamente o que você precisa para se organizar mês a mês. É comum, também, o próprio usuário criar uma planilha de gastos básica no Excel, apenas elencando os dias e os valores fixos e variáveis gastos durante o período.

No fim, a maior importância de criar uma planilha de gastos financeiros, é ter total controle sobre todas as suas despesas mensais. Dessa forma, você poderá entender quais custos são realmente necessários, dispensáveis ou supérfluos em seu dia a dia.

Ao fazer essa análise, será possível ver, no final de cada mês, o quanto ser organizado contribuirá positivamente com o seu futuro financeiro.

Quer saber qual a melhor forma de investir o seu dinheiro? Entre em contato conosco e descubra a carteira de investimentos da Magnetis!