O que é tabela de rentabilidade? – Glossário Financeiro

por Rodrigo Botinhão | 04/05/2018

Glossário Financeiro: O que é LC?

O que é tabela de rentabilidade?

Uma tabela de rentabilidade, basicamente, é uma tabela que apresenta a rentabilidade de determinado investimento em certo período de tempo e a compara com outras aplicações. São sinônimos de rentabilidade: retorno e rendimento.

Esse tipo de tabela de rentabilidade é mais comum nos sites dos bancos para comparar o retorno da aplicação em cotas de fundos de investimento.

A rentabilidade pode ser entregue na forma de juros (no caso de aplicações de renda fixa) ou por meio da valorização do preço do ativo (como nas cotas de fundos de investimento e também no mercado de renda variável).

Toda aplicação que obtiver preço maior no momento de venda do que no de compra vai resultar em um investimento com rentabilidade positiva.

Melhores investimentos

Para entender quais são os melhores investimentos, deve-se, inicialmente, entender os detalhes do conceito de rentabilidade.

Ao falarmos que determinado ativo rendeu, por exemplo, 10%, normalmente nos referimos à rentabilidade nominal. Já a rentabilidade real é aquela que considera o efeito da inflação. Ou seja, descontando a inflação da rentabilidade nominal encontra-se a rentabilidade real.

Também existem as visões de rentabilidade líquida e bruta. A rentabilidade bruta é aquela antes do desconto de impostos e custos. Daí, depois de descontados taxas e impostos que incidem sobre os investimentos, encontramos a rentabilidade líquida.

Para avaliar quais são as melhores aplicações financeiras a rentabilidade é, com certeza, um fator importante. Mas não deve ser o único fator. Também é necessário avaliar, por exemplo: 1) perfil do investidor, para entender como lida com risco; 2) objetivo daquele investimento; 3) prazo do investimento; 4) valor disponível para investir.

Só assim é possível escolher, entre todos os produtos, as aplicações mais adequadas para você.

Rentabilidade fundos BB

Na página do Banco do Brasil é possível verificar a tabela de rentabilidade dos fundos de investimentos, que fica disponível para quem deseja conhecer um pouco mais sobre os produtos do banco. Acesse o site do BB e entre na aba de investimentos!

Rentabilidade Bradesco

O Bradesco também possui uma tabela com as rentabilidades dos fundos de investimento para consulta dos últimos 3 e 12 meses, divididos em renda fixa, cambial, multimercados e ações. Basta entrar no site do banco e clicar na tabela de rentabilidade.

Rentabilidade Caixa

A Caixa possui uma tabela de rentabilidade diária dos fundos de investimento. Você vai precisar acessar a seção de investimentos do site, depois buscar os fundos de investimento, no fim das páginas dos fundos há a link para a tabela de rentabilidade.

Rentabilidade Itaú

Na página de investimentos do Itaú há uma tabela de rendimentos que mostra a rentabilidade mensal e em até 36 meses dos fundos de investimentos. Essa tabela também mostra o grau de risco do fundo.

Agora que foi possível compreender o intuito de uma tabela de rentabilidade, que tal entrar em contato com os consultores de investimentos especialistas da Magnetis para conversarmos sobre a melhor aplicação financeira? Esperamos você!