VGBL – Glossário Financeiro

O que é VGBL

Hoje em dia, muitas pessoas estão buscando por outros recursos além do INSS para complementarem a sua renda futura, e o VGBL é um deles.


VGBL é a sigla de Vida Gerador de Benefício Livre, um dos tipos de previdência privada para complementar a aposentadoria pública. Nesse tipo de plano, o Imposto de Renda só incide sobre a rentabilidade acumulada quando o beneficiário faz o resgate. Tecnicamente ele é muito parecido com um seguro de vida.

Ele é indicado, principalmente, para quem faz a sua declaração de Imposto de Renda no modelo simplificado.

Vantagens e desvantagens do VGBL

Vantagens do VGBL

Uma das grandes vantagens do aplicação em VGBL é que não há gastos para transmissão de herança, já que os recursos presentes no VGBL não entram no inventário e não são taxados.


Além disso, são transferidos de forma bem rápida - em torno de 30 dias já estão disponíveis para os beneficiários. Como os beneficiários são escolhidos pelo próprio titular, a aplicação funciona como se fosse um testamento.


Ou seja, é uma boa forma de planejamento sucessório, no qual você consegue planejar quanto e para quem deixar o dinheiro aplicado, em caso de morte.

Desvantagens do VGBL​

Já em relação às desvantagens da previdência privada VGBL, os planos que valem mais a pena são oferecidos por grandes seguradoras por um alto investimento inicial, e muitas pessoas não apresentam uma renda alta para investir neles. Os planos mais acessíveis geralmente têm altas taxas de administração e carregamento, o que compromete a rentabilidade do dinheiro acumulado.

Para quem é indicado o VGBL?

Os planos VGBL são indicados para pessoas jovens que estão começando a poupar dinheiro e, também, para quem está planejando transmitir uma herança.


No caso dos jovens, é recomendável, principalmente, para quem declara o Imposto de Renda de forma simplificada ou é isento de Imposto de Renda.


O VGBL também é uma opção para quem já contribui com um PGBL, mas deseja aplicar um valor superior a 12% da sua renda bruta em um plano de previdência privada.


Já se seu caso é o planejamento de herança, o VGBL é uma excelente opção, pois essa aplicação não entra em inventário.


Como investir em VGBL

Para investir em uma previdência VGBL, você precisará procurar uma instituição financeira que ofereça esse tipo de plano. Qualquer pessoa física que esteja interessada pode começar a contribuir.


Será necessário realizar pagamentos mensais para poupar a longo prazo. Esse tipo de investimento é vantajoso apenas se resgatado em um período superior a 10 anos. Funciona como uma segunda aposentadoria.


Busque também avaliar o melhor plano para o seu perfil por meio do simulador VGBL, oferecido pelas próprias instituições. Com o recurso, você poderá ter uma noção de quanto precisará investir para alcançar o seu objetivo financeiro.



Custos do VGBL

O VGBL apresenta uma taxa de administração que é repassada para os responsáveis pela gestão e administração do investimento. Alguns planos de previdência privada VGBL também podem apresentar uma taxa de carregamento que incide sobre cada novo depósito, a qual é variável e não obrigatória.

Como escolher o VGBL ideal para você

Opte por um VGBL que apresenta baixa taxa de administração, e também que não tenha uma taxa de carregamento. Fique atento, pois, quanto maior a taxa de carregamento, menor a sua rentabilidade.

Outro ponto importante é escolher uma instituição financeira de qualidade e que tenha um histórico de boa rentabilidade. Por isso, é recomendado fazer uma análise administradora antes de começar a aplicar.

Quer saber como investir o seu dinheiro da melhor forma? Entre em contato conosco e descubra a Magnetis!