Independência financeira: você sabe mesmo o que é?
Quem não quer ter independência financeira? Esse é um dos objetivos mais comuns entre as pessoas, mas também um grande desafio, principalmente se a meta principal for viver de renda.
Entretanto, o que nem todo mundo sabe, é que viver de renda é apenas o último estágio da independência financeira. Antes disso, existem várias etapas importantes e essenciais para você viver tranquilamente com as suas finanças pessoais.
Sabendo todos os estágios da independência financeira, você vai ver que é possível se planejar para dar um passo de cada vez, fazendo com que os objetivos fiquem cada vez mais alcançáveis.
Acompanhe nosso post e saiba tudo sobre esse assunto!
Contents
O que é independência financeira?
Independência financeira é um conceito que indica quando alguém tem plena autonomia com suas finanças pessoais.
Entretanto, ao contrário do que muitas pessoas pensam, independência financeira não quer dizer somente que você vai parar de trabalhar e passar a viver de uma renda passiva.
Essa, na verdade, é apenas a última das etapas de quem é financeiramente independente.
Viver de renda parece um caminho distante para quem está começando, mas é preciso levar em consideração todo o caminho que nos leva até a emancipação financeira. Vamos lá:
Ter sua própria renda
O primeiro estágio da independência financeira é você ter dinheiro para se sustentar, sem depender de mais ninguém. Ter sua própria renda significa não contar com outras pessoas para pagar suas contas, dívidas e poupar dinheiro.
Entretanto, mesmo sendo a primeira etapa, é importante ter consciência que nem tudo vai acontecer de uma hora para a outra! Tenha paciência e organize seu orçamento.
Não depender só do seu salário
A segunda etapa da sua independência financeira é não depender apenas do salário que entra em sua conta: se tornar livre do ciclo salarial.
Isso quer dizer ter um orçamento equilibrado, com dinheiro entrando e saindo de forma estável. Isto é, ser capaz de pagar as contas, mas também ser capaz de juntar um pouco de dinheiro todo mês.
Nessa fase da independência financeira, caso o seu salário atrase ou você seja autônomo e tenha um mês pior que o outro, não vai precisar vender o almoço pra pagar a janta!
Não ter dívidas
Não ter dívida alguma é um desafio. Entretanto, dívidas que estão sob controle até podem acontecer. De qualquer forma, é importante ter ciência de que elas estão sempre ligadas a pagamento de juros.
Com um pouco de disciplina financeira, pode ser mais fácil se organizar para não ter mais dívidas. Afinal, fazer os juros trabalharem para você por meio de investimentos é muito melhor do que pagar juros em dívidas, não é mesmo?
Ter uma reserva financeira
Ter uma reserva financeira significa ter estabilidade para lidar com imprevistos, emergências, grandes decisões ou oportunidades.
Imagine, por exemplo, que você está infeliz em seu emprego atual. Se você estivesse no primeiro estágio da independência financeira, seria imprudente você se demitir sem ter como se sustentar dali para a frente.
Com uma reserva financeira, é possível ter segurança e liberdade para viver mais tranquilamente caso haja alguma eventualidade, sem se preocupar com as contas que terá de pagar amanhã.
Viver de renda
Agora sim, a última etapa da independência financeira é ser capaz de viver de renda. Isto é, ter uma renda capaz de te sustentar, sem que você precise obrigatoriamente trabalhar para isso.
Alguns exemplos são: viver do rendimento de investimentos, dividendos ou ainda de aluguéis de imóveis.
Essa é a fase que a maioria das pessoas acredita ser a única etapa da independência financeira, mas como você viu, antes dela há um grande caminho a ser percorrido.
Isso significa que, para chegar neste estágio, com certeza você terá de passar por todos os outros. Por isso, não desanime! E lembre-se que planejamento financeiro e consumo consciente são necessários em todas as etapas.
Agora que você já sabe o que é independência financeira e quais são os seus estágios, aproveite para baixar a nossa planilha de controle de gastos, para intensificar ainda mais o seu planejamento financeiro!