Investimento automatizado: veja por que adotar esse recurso!

por Fernando Reis | 15/01/2018

Investimento automatizado

A tecnologia tem facilitado (e muito) a vida das pessoas e não é diferente quando se trata das suas finanças. No entanto, existem dois problemas frequentes enfrentados por quem tem dinheiro para investir, e eles são: o medo de eventuais perdas e a falta de tempo para aplicar. Se esse é o seu caso, o investimento automatizado pode ser para você.

Quem quer ver seu dinheiro render por meio de investimentos, sabe que existem muitas informações que precisam ser acompanhadas para garantir o sucesso das aplicações. É preciso entender, pelo menos, o básico do mercado, as opções de aplicações disponíveis e, principalmente, os riscos envolvidos em cada tipo de investimento.

Assim como vários serviços de comunicação e geolocalização, sem os quais já se torna difícil viver, as plataformas de investimento automatizado surgem como uma inovação indispensável para quem está buscando auxílio na administração de suas finanças. Se você ainda não está convicto disso, confira, neste post, as razões para adotar esse recurso!

Facilidade e simplicidade ao investir

Automatizar os investimentos é uma forma de combinar comodidade e segurança, já que todos os processos burocráticos e preocupantes relativos às aplicações se transformam em algo prático, transparente e seguro.

O investimento automatizado é uma forma de contar com expertise em investimentos da forma mais simples possível, ou seja, suas aplicações recebem uma análise profissional mesmo que você não contrate efetivamente um consultor.

Tudo isso é feito por algoritmos de computador que, com uma análise completa do mercado e das aplicações disponíveis, conseguem compor uma carteira diversificada com base no perfil do investidor.

O melhor de tudo isso é que esses processos ocorrem independentemente do investidor. Em outras palavras, sua carteira de investimentos é monitorada de forma automática!

Agilidade para montar uma carteira de investimentos

Por meio da automatização dos investimentos, as análises de cenário acontecem de forma muito mais rápida. Assim, criar uma carteira de investimentos fica mais simples. Com os investimentos automáticos não existe a necessidade de se gastar dias para uma análise rigorosa sobre a rentabilidade das aplicações disponíveis e seu comportamento no mercado.

O algoritmo utilizado pelos serviços de investimento automatizado faz tudo isso de forma rápida e bastante precisa. Isso ocorre porque conseguem calcular grandes volumes de dados obtidos no mercado financeiro em poucos segundos, algo que um ser humano demoraria horas ou até dias para fazer. O algoritmo é capaz de buscar as melhores aplicações entre milhares que estão disponíveis no mercado.

Personalização dos investimentos

O investimento automatizado é feito exatamente com base no perfil do investidor. A partir de um questionário que avalia perfil e objetivos, a carteira de investimentos assumirá os riscos ideais para o seu modo de investir. Com isso, você não fica sujeito a investimentos arriscados demais, nem conservadores demais para o seu perfil. Isso garante que você obtenha uma situação confortável ao investir, submetendo-se apenas aos riscos que suporta correr.

Além de levar em conta o seu perfil de risco como investidor, o investimento automatizado também vai considerar os seus objetivos. Se você tiver um objetivo mais de longo prazo (como a aposentadoria, por exemplo), faz mais sentido que você tenha em sua carteira investimentos com essa característica.

Redução de custos e transparência

As taxas geralmente cobradas por quem administra os seus investimentos podem ser um grande empecilho às suas aplicações financeiras, sugando boa parte da rentabilidade obtida. A maioria dos profissionais convencionais do mercado cobram altas taxas, e nem sempre esta recomendação é a mais adequada porque pode estar baseada em comissões por atingimento de metas por parte destes profissionais.

No entanto, com o investimento automatizado, você recebe a consultoria profissional de investimentos totalmente isenta de conflito de interesses, e pagando muito pouco ou quase nada por ela. Isso porque muito da parte maçante e demorada da análise de investimentos é agilizada pelos computadores, demandando menos tempo e esforço humano para fazê-la.

Impessoalidade na recomendação

Sabe quando aquele assessor financeiro parece não estar sendo totalmente claro com você e acaba o deixando em dúvida sobre o investimento? Esse não é um problema ao utilizar um investimento automatizado.

Isso significa que as emoções e opiniões que, eventualmente, podem influenciar as aplicações, deixam de existir, assim como a falta de transparência sobre os investimentos. Por se basear apenas nas recomendações geradas pelo algoritmo, as aplicações não sofrem influências pessoais ou emocionais.

Com isso, o foco e o objetivo definidos pelo investidor serão seguidos à risca, a menos que ele mude seus planos para aquele investimento.

Outra vantagem é a imparcialidade no momento do atendimento, afinal, todos os investidores são atendidos de forma exatamente igual. Ainda assim, é importante salientar que o algoritmo por trás dos investimentos automatizados, muitas vezes chamado de robô advisor ou robô de investimentos, se alimenta das informações geradas pelo investidor, por isso, é importante que os dados fornecidos sejam corretos. Com isso, a carteira de investimentos é otimizada por meio da sua adequação ao perfil do investidor, gerando a combinação ideal de ativos para você.

Seleção dos melhores ativos

Por ter acesso a todas as informações disponíveis no mercado, o investimento automatizado busca, na base de dados, pelos ativos que contenham a combinação da maior rentabilidade possível com baixo custo de taxas e impostos, além dos menores riscos. Essa busca ocorre de forma simultânea em milhares de ativos, sem perder tempo.

E, para que os investimentos continuem sendo os melhores disponíveis no mercado, os sistemas permanecem acompanhando as aplicações para garantir que, caso seja necessário, a carteira de investimentos seja ajustada. Tudo isso de forma automática!

Disponibilidade de atendimento humano

Se você ainda se sentir inseguro em aplicar com computadores, saiba que as equipes responsáveis pelo avanço do investimento automatizado continuam trabalhando por trás deles. Eles são especialistas financeiros, matemáticos, engenheiros de softwares e consultores de investimento.

Por isso, caso você precise falar com alguém para sanar dúvidas ou mesmo para trocar alguma ideia caso surja certa insegurança, pode contatar o suporte. Em sua grande maioria, as empresas disponibilizam serviços de atendimento e suporte, como e-mail, telefone e chats online.

Investimento automatizado: por onde começar?

Como você deve ter percebido existe uma série de vantagens que tornam os investimentos automatizados mais que apenas uma tendência do mercado financeiro, mas de fato um benefício que o avanço da tecnologia possibilitou.

O que antes era complicado, caro, burocrático e passível a erro, hoje pode ser feito de forma muito mais simples, transparente e barata. Além de tudo isso, deve ter ficado claro para você que uma das maiores vantagens do investimento automatizado é o alto nível de personalização que permite que os investimentos recomendados sejam alinhados ao seu perfil e objetivos.

E então ficou interessado e não tem ideia por onde começar? Ter acesso a esta tecnologia é bem simples: faça uma simulação gratuita na plataforma da Magnetis. Descubra hoje mesmo como montar um plano de investimentos com todas as características mencionadas acima e exclusivamente pensado para você!

Fernando Reis é administrador e Analista de Marketing de Conteúdo da Magnetis.

Avaliar o post