Como investir para pagar a faculdade dos filhos? Confira!

por Mariana Congo | 03/10/2019

investimento para faculdade dos filhos

O ensino superior é um sonho para muitos, além de ser um marco importante na carreira de qualquer pessoa. Pensando nisso, você sabe quais são os tipos de investimento para pagar a faculdade dos filhos?

No entanto, em muitos casos, começar uma faculdade significa se responsabilizar por uma série de custos.

Entre eles estão a própria mensalidade da universidade, o aluguel (caso decida fazer faculdade em outra cidade), materiais de estudo, alimentação, entre outros.

Por isso, é necessário se planejar com antecedência para alcançar o valor desejado e, assim, poder financiar a faculdade dos filhos.

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Neste post, explicaremos detalhadamente a importância do planejamento financeiro e como alcançar a quantia desejada através de investimentos.

Confira!

Qual a importância do planejamento financeiro?

Primeiramente, é muito importante destacar que o orçamento pessoal e o planejamento financeiro são indispensáveis para que possamos alcançar os nossos objetivos, que podem ser de curto, médio ou longo prazo.

Em relação à faculdade dos filhos, o ideal é que as questões financeiras sejam pensadas para o longo prazo. Isso porque, quem investe pensando em longos períodos, pode usar melhor o efeito dos juros compostos.

Nesse sentido, quem aplica o dinheiro com prazos maiores, tanto para fazer aportes quanto para o dinheiro render, certamente obterá melhores resultados.

Como alcançar o valor desejado?

Primeiramente, conheça todos os seus ganhos e gastos. A partir desse momento, já é possível elaborar um orçamento para saber, de fato, quanto você está gastando e quanto pode direcionar para investir.

Essa parte até pode parecer um pouco chata. Entretanto, o conhecimento de tudo o que você ganha e gasta é capaz de gerar vários insights. O primeiro deles é que será mais fácil identificar aqueles custos supérfluos que podem ser cortados, por exemplo.

Caso seus rendimentos mensais não sejam suficientes para que você comece a investir, é possível pensar em formas de obter uma renda extra.

Para te ajudar nesse momento crucial do planejamento financeiro, você pode adotar a regra 50-15-35. Dessa forma, você guardará uma quantia todos os meses e poderá destinar parte do dinheiro que você economiza para investir.

Muitas pessoas apresentam a seguinte dúvida: qual é o prazo ideal para começar a investir?

Na verdade, não existe um período ideal, pois depende de vários fatores, inclusive o quanto poupa todos os meses e qual será o valor necessário para financiar a faculdade.

Apesar disso, o quanto antes puder começar melhor, pois você utilizará o efeito dos juros compostos a seu favor, ou seja, o dinheiro se acumulará com o passar do tempo.

Quais os melhores tipos de investimento para pagar a faculdade dos filhos?

Assim como não existe um prazo ideal, também não há uma aplicação financeira que seja melhor para todas as pessoas. A escolha do melhor investimento depende de vários fatores.

Entre eles estão: a sua tolerância ao risco, a sua reserva de emergência, os seus objetivos e o seu perfil de investidor.

Pensando nisso, vamos te mostrar os principais investimentos para pagar a faculdade dos filhos:

Tesouro Selic

Trata-se de um título público no qual a rentabilidade se baseia na taxa Selic, ou seja, a taxa de juros da economia brasileira.

É uma opção interessante para as pessoas que não querem sofrer muitos riscos, já que esse é um tipo de investimento mais conservador.

O Tesouro Selic tem liquidez diária, ou seja, você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento. Por esse motivo, é uma boa opção para guardar uma reserva de emergência ou de oportunidade.

Nesse momento, o mais importante não é se preocupar com uma grande rentabilidade, mas, sim, com a disciplina e a constância. São elas que farão toda a diferença para o sucesso do investimento no Tesouro Selic.

Tesouro IPCA

O Tesouro IPCA é um título público e apresenta a característica de sempre proporcionar a quem deseja investir um rendimento superior ao índice inflacionário.

Por causa dessa propriedade, esse ativo é um dos mais indicados para os indivíduos que queiram formar um patrimônio de longo prazo.

Fundos multimercado

Antes de explicar o fundo multimercado, é importante abordar o conceito de fundos de investimento.

Os fundos de investimento contam com uma série de ativos, que podem ser de renda fixa ou variável. Dessa maneira, quem aporta os recursos em um fundo multimercado fará vários investimentos ao mesmo tempo, ou seja, estará diversificando a carteira.

É preciso ter atenção às informações do fundo antes de começar a investir. Vale ressaltar, porém, que os riscos desse tipo de investimento podem variar.

O planejamento financeiro é o principal segredo para ter sucesso em vários aspectos na vida e ele é fundamental para formar um patrimônio para pagar a faculdade dos filhos.

Nesse momento, você pode contar com a ajuda de profissionais especializados a partir de um serviço de consultoria de investimentos. Mesmo com pouco dinheiro no início, é importante manter a disciplina e fazer aportes adicionais regularmente.

Agora que você já sabe como juntar dinheiro para pagar a faculdade dos filhos, entenda a importância da consultoria de investimentos e veja como ela pode te ajudar nesse desafio!

Avaliar o post