Investimentos online: tudo o que você precisa saber para começar a investir

por Mariana Congo | 12/12/2017

investimentos online

Hoje, tanto as pessoas quanto as empresas estão cada vez mais voltadas para o digital. Para quem busca crescer, saber o que são investimentos online é fundamental.

Com a facilidade da internet, o dinheiro é aplicado de forma rápida e eficiente. O processo também é fácil e muito seguro. Todo tipo de operação é realizado em plataforma 100% digital — sem sair de casa ou da empresa.

Veja mais: Sabia que você pode investir com a Magnetis a partir de R$ 1 mill? Monte seu plano grátis!

As ferramentas disponíveis são bem diferentes entre si, variam em interface e algumas trazem dados mais aprofundados a respeito de produtos de investimento que podem ser utilizados.

Há, inclusive, a alternativa de automatizar algumas operações. Por exemplo: em um home broker, se determinada ação cai X%, é possível programar para que, naquele momento, ele encerre sua posição na ação.

Um fator importantíssimo é que os investimentos digitais trarão sempre mais segurança e eficiência — claro, desde que seu banco, corretora ou consultora de investimentos ofereça maior suporte a você. Veja o que mais é preciso entender sobre o assunto!

O que é preciso saber antes de investir?

Antes de tudo, o sistema de uma corretora precisa ser muito bom para solicitar suas operações. Assim, você evita perda de energia e tempo somente para entender as partes operacionais.

Selecionar a ferramenta ideal traz vantagens consideráveis quando se trata de investimentos online. Analise as opções e encontre qual delas se alinha mais com seu perfil. Você busca mais agilidade e menos risco nas operações? Nesse caso, layout e interface mais amigáveis convêm mais.

É essencial que essas instituições tenham boas opções para auxiliar. Um ótimo atendimento e suporte técnico fazem toda a diferença. Nesse sentido, a consultora de investimentos será seu melhor braço direito nesse processo, pois seu atendimento é personalizado.

Nem todo mundo tem a vantagem de poder fazer o acompanhamento do mercado financeiro. Para muitos, isso exige tempo demais. Com o suporte de um consultor profissional, são obtidas grandes vantagens e suas possibilidades em ter rendimentos mais altos serão maiores com o apoio dele.

Também é importante a boa avaliação sobre a ferramenta de investimentos digitais escolhida. Ela deve trazer opções em segurança e oferecer todas as informações necessárias para que você possa investir com qualidade.

Investimentos online: veja as alternativas disponíveis

Falaremos especificamente sobre os 3 tipos principais de ferramentas para investimentos online.

Basicamente, esses investimentos podem ser feitos por meio de internet banking, corretoras e consultorias digitais de investimento. Mais importante ainda é você saber o que precisa ser avaliado antes de optar por uma ou outra possibilidade.

O internet banking e os aplicativos

internet banking já é utilizado pela maioria dos bancos. São as plataformas online e também os aplicativos para celular em que diversos serviços são realizados de maneira remota, inclusive, investimentos. Isso traz praticidade e eficiência às operações.

Mas será que é seguro? Afinal, golpes ou fraudes são frequentes no sistema tradicional. A segurança virtual evoluiu muito, então, os riscos de se investir digitalmente são muito reduzidos na atualidade. Apesar disso, há outras possibilidades para levar a outro nível o modo como você faz investimentos.

As corretoras

Já as corretoras são empresas de finanças que fazem o intermédio das negociações de produtos de investimentos. Abrir contas em corretoras é uma pequena formalidade que está lá para assegurar a legalidade das transações.

Tendo em vista que há bastante dinheiro em movimento, a função da corretora é deixar tudo “nos conformes”, pois há pontos de vulnerabilidade nessas operações. O cadastramento nas corretoras geralmente é bem simples.

Uma questão que pesa a favor dessas instituições é o fato de que o cliente pode acessar muito mais opções de produtos de investimento em relação ao internet banking, por exemplo. As corretoras fornecem aplicações de vários emissores, e não só de um banco.

Ainda assim, com produtos tão variados à disposição, como identificar a melhor opção? Pode ser difícil saber se você não é especializado em investimentos. É por isso que falaremos de outra possibilidade com mais vantagens quando o assunto é investimento online.

A consultoria digital de investimentos

Você também pode contar com o serviço de consultoria de investimentos online. A quantidade necessária de informações para se investir bem pode estar muito além do que pensamos. O volume de dados que devem ser analisados é muito grande, principalmente, se você não for muito experiente em trabalhar com esse mercado de maneira geral.

Para evitar arriscar-se demais no início de suas operações digitais, busque por serviços de consultoria de investimentos. Assim, você pode maximizar as possibilidades de sucesso, prevenir a perda de recursos e aumentar o rendimento. Não por acaso, essas empresas são formadas por profissionais prontos para auxiliar na tomada de decisões.

O termo fintech vem da junção de “fin” (de finanças) com “tech” (tecnologia). Elas têm ganhado bastante projeção nesse cenário, com uma estrutura mais simplificada e menos burocracia nos processos. Além disso, proporcionam acesso a plataformas digitais e reduzem muito o custo da manutenção do serviço.

O melhor de tudo é que essas consultorias online sugerem os melhores e mais certeiros investimentos voltados ao seu perfil e metas. Assim, não há por que se preocupar com a busca pelos produtos certos, entre os vários tipos de investimentos.

Quais cuidados é preciso tomar com a segurança na hora de investir?

Existem inúmeros casos de empresas ou pessoas físicas que foram vítimas de golpes na internet. Diante disso, é crucial que medidas de precaução sejam tomadas quando você for investir digitalmente. Entre os pontos aos quais é preciso atentar, veja logo abaixo os mais relevantes!

Cheque bem a reputação da empresa

Pesquise e procure saber tudo que for possível a respeito da empresa que pretende contratar. Pergunte a amigos, colegas e conhecidos se já utilizaram aquele serviço para saber suas opiniões a respeito.

Verifique regulamentações e registros

Avalie se a empresa que você escolherá é regulamentada por órgãos como: Banco Central, Comissão de Valores Mobiliários ou Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). E se ela possui algum selo de certificação (CETIP Certifica).

Igualmente importante é saber se seus futuros investimentos serão registrados em seu nome e CPF. Para checar, utilize o Canal Eletrônico do Investidor.

Garanta a segurança do seu dispositivo

Tome cuidado com e-mails suspeitos. Ao receber e-mails solicitando que você atualize cadastro, por exemplo, ligue para a empresa para assegurar que a solicitação é legítima.

Proteções como antivírus e firewall têm de estar sempre atualizadas no computador que você utiliza, por exemplo. Outro cuidado fundamental é não utilizar senhas iguais para todos os seus cadastros. Para completar, mude-as de tempos em tempos.

Conheça as vantagens de fazer investimentos online

Existe uma série de vantagens para quem decide fazer investimentos online. Além da facilidade e comodidade, a segurança e diminuição da burocracia certamente são alguns dos principais diferenciais ao utilizar este tipo de serviço.

A seguir, entenda melhor algumas das principais vantagens de optar por essa modalidade de investir.

Comodidade

Agenda apertada e rotina corrida não permitem que você cuide da sua vida financeira como deveria? Ao fazer investimentos online você tem a grande comodidade de operar sem precisar sair de casa.

Assim, é possível cuidar das suas finanças a qualquer hora e em qualquer lugar, sem precisar ter que enfrentar horas em filas de agências físicas de bancos por exemplo. Além é claro de ter maior flexibilidade para cuidar dos seus investimentos no horário que for melhor para você. O ambiente online disponibiliza todas as informações que você precisa de forma completa, com interfaces de fácil navegação e tudo no seu tempo.

Menos burocracia

A proposta dos serviços de investimentos online é permitir que qualquer pessoa consiga fazer seus investimentos, de maneira prática e facilitada. Por isso, todo o processo procura ser muito mais funcional, ágil e, principalmente, livre de burocracias quando comparado ao de grandes instituições tradicionais. Sem a necessidade de documentação física, cópias, e lentidão nas transações.

Qualquer operação pode ser realizada sem maiores exigências, assim como um atendimento pode ser feito através de diferentes canais digitais. A ideia é justamente que o usuário tenha uma experiência diferenciada e agradável que o ambiente digital oferece.

Segurança

Esse é um questionamento fundamental e que muitas pessoas fazem quando se trata de operações financeiras digitais. Até pouco tempo atrás não era raro ouvir histórias de pessoas que sofreram golpes financeiros em operações pela internet.

Embora hoje eles ainda aconteçam, as chances são muito menores já que uma série de mecanismos tem sido criados para fazer com que a relação com investimentos online sejam feitas de forma seguras. Um exemplo são aplicativos de bancos, que contam com sistemas de criptografia de dados que tornam as transações mais seguras.

Seja na operação comum, seja no momento de acesso à conta, as instituições disponibilizam práticas que tornam toda a experiência segura, indo além da tecnologia utilizada para garantir a segurança das informações. Tendo em vista que você faz isso tudo de casa, operar online é até mais seguro do que os métodos presenciais convencionais.

Mobilidade

Ao fazer investimentos online, você pode cuidar das suas aplicações a qualquer momento e em qualquer lugar, utilizando seu smartphone ou tablet. Independentemente de onde você estiver, de maneira bastante acessível, na tela do aparelho que você usar. Você tem a possibilidade de ter todos os seus investimentos em um só tela a um toque de distância.

Essa mobilidade oferece a possibilidade de nunca deixar de acompanhar seus investimentos. Se você estiver em uma viagem de férias, por exemplo, basta utilizar seu smartphone para conferir na palma da mão como está o desempenho das suas aplicações.

Além disso, operando online, você não só tem mais flexibilidade e comodidade mas também a possibilidade de estar sempre atento ao que acontece com os seus investimentos em tempo real. Dessa forma, você tem mais tranquilidade para não ser pego com surpresas inesperadas.

Agora que você já entendeu porque investir online é uma ótima opção, por que não começar agora mesmo? Assim, você pode aproveitar todas as vantagens da era digital, além de cuidar melhor do seu dinheiro.

Se você não tiver ideia por onde começar, conte com a Magnetis. Somos especialistas em investimento e estamos aqui para guiar você na sua jornada financeira. Tudo de forma online e segura.

Esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas a respeito dos investimentos online. Agora, que tal entender melhor como funciona uma consultoria digital de investimentos? Baixe grátis o nosso ebook Consultoria de Investimentos: Guia Completo sobre esse Serviço.

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

(Post atualizado em 24 de maio de 2019)

consultoria de investimento
curso de investimento
Investimentos online: tudo o que você precisa saber para começar a investir
4.5 (90%) 2 vote[s]
consultoria de investimento
curso de investimento