Leia isto se você quer começar a fazer investimentos online

por Mariana Congo

Quando se trata de investimentos, muitas pessoas deixam o tema de lado por pensarem que é muito complicado ou é necessário ter muito dinheiro para isso. Porém, com os investimentos online, a vida ficou muito mais fácil! 

Veja mais: Sabia que você pode investir com a Magnetis a partir de R$ 1 mil? Monte grátis o seu plano de investimentos!  

Você sabia, por exemplo, que bastam alguns cliques para você aplicar seu dinheiro com a mesma facilidade e sofisticação de um milionário? Mais ainda: que é possível fazer isso a partir de valores muito baixos?

Para quem ainda tem receio de aderir a essa prática, vamos falar neste post  sobre o que você precisa levar em conta na hora de fazer investimentos online. Você vai ver que é fácil, rápido e bastante seguro. Se interessou? Confira todos esses detalhes a partir de agora!

Como começar a fazer seus investimentos online

O mundo dos investimentos é cercado de mitos. Até hoje, muita gente que pensa em bolsa de valores, por exemplo, imagina telefones tocando sem parar e operadores gritando diante de um grande telão repleto de números que mudam o tempo todo.

Mas a realidade hoje é outra: você pode fazer qualquer tipo de investimento em um ambiente totalmente digital e sem sair de casa. Isso vale tanto para aplicações em renda fixa quanto para ações e outros ativos mais sofisticados - como uma carteira de investimentos diversificada. Só vai até o gerente do banco quem quer.

A seguir, vamos ver como fazer investimentos online de uma forma simples e segura.

1. Use o internet banking

Todos os principais bancos possuem plataformas online e aplicativos para dispositivos móveis que permitem que uma série de serviços seja feita de forma remota, incluindo investimentos. Isso torna as transações mais práticas e eficientes.

Você pode estar se perguntando: mas será que, com tantos casos de fraudes e golpes, investir online é seguro? A resposta é sim! Com a evolução dos recursos de segurança virtual, os riscos de investir online são bem menores hoje em dia.

O internet banking pode ser o primeiro passo para ter investimentos online, mas saiba que existem alternativas que podem levar a forma como você investe hoje para outro nível. Continue lendo e descubra como.

2. Abra conta em uma corretora

As corretoras são instituições financeiras que fazem a intermediação da negociação de produtos de investimento. O motivo para essa pequena burocracia existir é a legalidade das operações.

Como há muito dinheiro circulando nessas operações, há muitos pontos vulneráveis. O trabalho da corretora aqui é manter tudo nos conformes. 

O cadastro costuma ser simples e prático. A maioria das corretoras possui uma página na internet para isso, exigindo apenas documentos básicos, como CPF, contatos e um CEP.

Um ponto positivo de ter uma conta em uma corretora é que você consegue ter acesso a uma maior variedade de produtos de investimento do que você teria através do internet banking do seu banco, por exemplo. A corretora distribui aplicações de diferentes emissores, e não somente de um banco.

Por outro lado, embora isso seja bom, um fator negativo é: com tanta variedade de produtos, como decidir qual o melhor? A não ser que você seja um especialista em investimentos, esta tarefa pode ser complicada.

E é exatamente neste sentido que o próximo tópico vai te mostrar uma outra alternativa ainda mais vantajosa para você ter o melhor quando o assunto é investimentos online.

3. Conte com serviços de consultoria online de investimentos

O nível de conhecimento necessário para fazer bons investimentos pode ser bem maior do que aparenta. A quantidade de dados a ser analisada é bem grande, especialmente se você ainda não tem experiência em lidar com o mercado financeiro de forma geral. É um risco que todo iniciante corre.

Se você pretende evitar esse risco inicial em suas operações online, você pode procurar um serviço de consultoria de investimentos. Dessa forma, você poderá aumentar suas chances de sucesso, melhorar o seu rendimento e evitar a perda dos seus recursos. Este tipo de empresa conta com profissionais qualificados para ajudar você a tomar as melhores decisões de investimento.

As fintechs, empresas que unem finanças e tecnologia, tem ganhado muita força nesse contexto. Suas estruturas são mais enxutas, o que reduz a burocracia do processo, garantindo acesso a plataformas online e diminuindo bastante os custos de manutenção do serviço.

E o melhor, as consultoria de investimento online recomendam os melhores investimentos mais adequados para o seu perfil e objetivos. Desta forma, você não precisa se preocupar em ter que buscar entre uma infinidade de produtos.

O que levar em conta ao investir online?

Depois de ter visto por onde você pode começar a fazer investimentos online: internet banking, corretoras ou consultorias online de investimento, você provavelmente deve ter começado a considerar algumas destas opções. Por isso, para esclarecer ainda mais é importante que você saiba exatamente o que avaliar antes de escolher entre uma ou outra alternativa.

1. Qualidade das ferramentas

Nem todas as ferramentas são criadas iguais. Algumas possuem um layout mais agradável e fácil de navegar, outras possuem dados mais detalhados sobre as ações e produtos de investimento disponíveis etc.

Alguns podem até oferecer a opção de automatizar certas operações. No caso de um home broker, por exemplo, se uma ação cair X% você pode programar para ele encerrar sua posição naquela ação imediatamente.

Escolher a ferramenta certa pode te dar uma vantagem considerável quando se trata de investimentos online. Examine suas opções e veja quais funcionalidades estão mais de acordo com o seu perfil. Prefere operações mais ágeis e de menor risco? Uma interface amigável pode ser mais conveniente.

2. Preocupações com segurança

Você certamente já ouviu várias histórias sobre pessoas que perderam dinheiro em golpes e crimes virtuais. É vital que você tome precauções ao investir online. Dentre os pontos aos quais você deve estar atento, alguns dos mais importantes são:

  • Cuidado com e-mails suspeitos. Se receber um e-mail pedindo atualização de cadastro, por exemplo, é melhor ligar para a empresa ou tentar falar via chat para conferir se aquele pedido é legítimo;
  • O antivírus e o firewall da sua máquina devem estar sempre ativos e atualizados;
  • Evite usar a mesma senha em todos os seus cadastros e tente trocá-las regularmente;
  • Nunca faça operações em um aparelho que não seja o seu. Não importa se é o computador ou tablet de um amigo, é mais seguro que você tenha uma máquina dedicada a essa tarefa.

Além destes pontos, também é importante que você avalie se a instituição na qual você pretende ter investimentos online é regulada por algum órgão com Banco Central (Bacen), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) ou Anbima. Adicionalmente é preciso saber se os investimentos nos quais você está aplicando estarão registrados em seu nome e CPF.

3. Suporte das empresas envolvidas

Por fim, mas não menos importante, seus investimentos online serão sempre mais seguros e eficientes se o seu banco, corretora ou sua consultoria de investimentos oferecerem a você mais suporte.

A princípio, a corretora deve ter um bom sistema para solicitar suas transações, evitando que você perca mais tempo e energia do que o necessário apenas para aprender a parte operacional.

Uma instituição que tenha opções de auxílio, bom atendimento e suporte técnico adequado é sempre fundamental. No geral, a consultoria de investimentos será sua melhor amiga nesse processo por contar com atendimento personalizado.

Como acompanhar o mercado financeiro consome bastante tempo e esta não é uma opção para todos os tipos de investidores, poder contar com o apoio de um consultor profissional pode ser uma grande vantagem. Você terá mais chances de obter maiores rendimentos com a ajuda desses profissionais.

Por fim, lembre-se de observar se a ferramenta para investir online usada é bem avaliada, com opções de segurança e oferecendo todos os dados que você precisa para investir com qualidade.

Atualizações regulares para corrigir pequenos erros e melhorar a sua experiência como usuário também são um sinal de comprometimento com os clientes.

Conheça as vantagens de fazer investimentos online

Existe uma série de vantagens para quem decide fazer investimentos online. Além da facilidade e comodidade, a segurança e diminuição da burocracia certamente são alguns dos principais diferenciais ao utilizar este tipo de serviço.

A seguir, entenda melhor algumas das principais vantagens de optar por essa modalidade de investir.

Comodidade

Agenda apertada e rotina corrida não permitem que você cuide da sua vida financeira como deveria? Ao fazer investimentos online você tem a grande comodidade de operar sem precisar sair de casa.

Assim, é possível cuidar das suas finanças a qualquer hora e em qualquer lugar, sem precisar ter que enfrentar horas em filas de agências físicas de bancos por exemplo. Além é claro de ter maior flexibilidade para cuidar dos seus investimentos no horário que for melhor para você. O ambiente online disponibiliza todas as informações que você precisa de forma completa, com interfaces de fácil navegação e tudo no seu tempo.

Menos burocracia

A proposta dos serviços de investimentos online é permitir que qualquer pessoa consiga fazer seus investimentos, de maneira prática e facilitada. Por isso, todo o processo procura ser muito mais funcional, ágil e, principalmente, livre de burocracias quando comparado ao de grandes instituições tradicionais. Sem a necessidade de documentação física, cópias, e lentidão nas transações.

Qualquer operação pode ser realizada sem maiores exigências, assim como um atendimento pode ser feito através de diferentes canais digitais. A ideia é justamente que o usuário tenha uma experiência diferenciada e agradável que o ambiente digital oferece.

Segurança

Esse é um questionamento fundamental e que muitas pessoas fazem quando se trata de operações financeiras digitais. Até pouco tempo atrás não era raro ouvir histórias de pessoas que sofreram golpes financeiros em operações pela internet.

Embora hoje eles ainda aconteçam, as chances são muito menores já que uma série de mecanismos tem sido criados para fazer com que a relação com investimentos online sejam feitas de forma seguras. Um exemplo são aplicativos de bancos, que contam com sistemas de criptografia de dados que tornam as transações mais seguras.

Seja na operação comum, seja no momento de acesso à conta, as instituições disponibilizam práticas que tornam toda a experiência segura, indo além da tecnologia utilizada para garantir a segurança das informações. Tendo em vista que você faz isso tudo de casa, operar online é até mais seguro do que os métodos presenciais convencionais.

Mobilidade

Ao fazer investimentos online, você pode cuidar das suas aplicações a qualquer momento e em qualquer lugar, utilizando seu smartphone ou tablet. Independentemente de onde você estiver, de maneira bastante acessível, na tela do aparelho que você usar. Você tem a possibilidade de ter todos os seus investimentos em um só tela a um toque de distância.

Essa mobilidade oferece a possibilidade de nunca deixar de acompanhar seus investimentos. Se você estiver em uma viagem de férias, por exemplo, basta utilizar seu smartphone para conferir na palma da mão como está o desempenho das suas aplicações.

Além disso, operando online, você não só tem mais flexibilidade e comodidade mas também a possibilidade de estar sempre atento ao que acontece com os seus investimentos em tempo real. Dessa forma, você tem mais tranquilidade para não ser pego com surpresas inesperadas.

Agora que você já entendeu porque investir online é uma ótima opção, por que não começar você mesmo o seu investimento online? Assim, você pode aproveitar todas as vantagens da era digital, além de cuidar melhor do seu dinheiro.

Se você não tiver ideia por onde começar, conte com a Magnetis. Somos especialistas em investimento e estamos aqui para guiar você na sua jornada financeira. Tudo de forma online e segura.

O primeiro passo, é montar gratuitamente, um plano de investimento com base no seu perfil e necessidades para podermos te ajudar a investir no que mais importa para você! E então o que está esperando?

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

(Post originalmente publicado em dezembro de 2017)

Leia isto se você quer começar a fazer investimentos online
4.5 (90%) 2 votes