Você sabia que seus investimentos ficam sempre registrados em seu nome?

por Vinicius Maeda

"Se a Magnetis ou a Easynvest deixarem de existir, o que acontece com os meus investimentos?"

Essa dúvida é muito comum e a resposta e simples: seus investimentos não são afetados.

Isso porque só existe um dono das suas aplicações financeiras - você!

Quando você investe seu dinheiro por meio da plataforma da Magnetis, os investimentos ficam registrados no seu nome e no seu CPF. Você nunca irá enviar o seu dinheiro para as contas da Magnetis: é sempre da sua conta bancária para a sua conta investimento na corretora e de lá nós compramos os ativos que ficam registrados em seu nome. (Veja aqui os detalhes).

Descubra porque investir com a Magnetis é seguro

Em caso de necessidade (por exemplo, se a corretora fechar as portas), seus investimentos seriam transferidos para a custódia de outra corretora, mas continuariam em seu nome.

Você pode se perguntar, ainda: "Mas como ter certeza de que meus investimentos foram registrados no meu nome?".

Cada produto é registrado de uma maneira. E existem órgãos especializados no registro e custódia dos ativos, que podem ser consultados:

  • Fundos de investimento: o cliente recebe cotas que ficam registradas em seu nome perante a corretora. O cliente também pode verificar as cotas diretamente junto ao administrador de cada fundo. Vale destacar também que nos fundos de investimento as cotas do investidor ficarão sempre segregadas dos ativos dessas instituições e podem ser compradas ou vendidas livremente, conforme as regras de cada fundo (saiba mais sobre fundos de investimento).

  • Títulos privados de renda fixa (CDBs, LCs, LCIs ou LCAs): todos os investimentos são registrados na Cetip, central de custódia de ativos e títulos. Ela é a empresa responsável por custodiar, ou seja, guardar, o registro dos seus investimentos. Hoje, mais de 10 mil instituições utilizam os serviços da Cetip, dentre elas, a Easynvest, que é aderente ao chamado selo “Cetip Certifica”. Esse selo representa a garantia de que o registro da Cetip foi feito em nome do investidor, garantindo transparência e segurança.

  • ETFs (Exchange Traded Funds): os fundos de índice (ETFs) negociados na BM&FBovespa ficam registrados na Câmara de Ações (antiga CBLC), que liquida operações de renda variável do mercado.

O que achou do artigo? Se tiver uma dúvida, pode comentar.

Vinicius Maeda

Vinicius Maeda é Diretor de Relações com Investidores da Magnetis.

Leia também:

Por que investir com a Magnetis é seguro?

Veja todos os artigos da série 'Você Sabia?'

Você sabia que seus investimentos ficam sempre registrados em seu nome?
Avaliar o post