Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Quer saber onde investir 1 milhão de reais? Veja nossas dicas!

Você saberia onde investir 1 milhão de reais? Esse pode parecer um grande desafio, porém, na prática, ele é mais simples do que muitos imaginam.

Embora as estratégias sejam diferentes para cada pessoa, as possibilidades devem ser analisadas para descobrir a melhor maneira de investir.

Antes de escolher onde investir 1 milhão de reais, é importante ter alguns tópicos definidos, como quais são suas metas financeiras e perfil de risco.

Além disso, é fundamental ter uma reserva de emergência. Pode parecer inusitado falar sobre ela para quem tem um milhão de reais para investir, mas isso é relativo.

Independentemente do nível de riqueza, todos precisam manter um fundo emergencial. Agora, quando o assunto é investimento, o primeiro passo é fazer uma boa pesquisa sobre o assunto.

Por isso, neste artigo vamos mostrar dicas de onde investir 1 milhão de reais de forma segura. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que analisar antes de investir o dinheiro?

Antes de saber onde investir 1 milhão de reais, é preciso determinar qual é o seu perfil. Para isso, vale analisar três fatores principais: objetivos, cronograma e tolerância ao risco.

Objetivos de investimento

Para saber quais são seus objetivos de investimento, responda à pergunta: onde eu quero estar em X anos?

Uma pessoa pode ter várias metas — ter uma casa maior, morar fora do país, aposentar antes dos 60 anos etc. Definir esses propósitos ajudará a criar uma estratégia de investimento abrangente e eficaz.

Cronograma

Após definir quais são os objetivos, avalie quanto tempo precisa para atingir essas metas. Se você tiver um cronograma longo, de 20 ou 30 anos, por exemplo, poderá assumir mais riscos.

Se o cronograma for menor, como 5 ou 10 anos, o ideal é adotar um perfil mais conservador para evitar perdas.

Tolerância ao risco

A tolerância ao risco refere-se à capacidade de aceitar perdas em atividades de investimento. Esse nível de tolerância é diferente para cada pessoa.

Um indivíduo pode se sentir confortável em perder 25% na busca por um ganho de 50% em 5 anos. Outro pode considerar uma perda de 5% algo impensável.

Para investir com eficácia, é preciso analisar esses tópicos se quiser saber onde você se encaixa. Isso ajudará na hora de escolher os investimentos ideais ao seu perfil.

Onde investir 1 milhão de reais?

Quase todas as aplicações disponíveis no mercado estão entre as opções de onde investir 1 milhão de reais.

Isso porque alguns investimentos precisam de um valor mínimo a ser aplicado,o que não é um problema a quem vai aplicar uma quantia generosa.

Entre as principais opções de onde investir 1 milhão de reais, as mais indicadas são renda fixa, fundos multimercado e ações.

Renda Fixa

Como o nome diz, a renda fixa é uma modalidade de investimento na qual a rentabilidade pode ser prevista.Ou seja, o rendimento obtido é regular e os riscos são mais controlados.

Por isso, essa modalidade é mais indicada a quem tem um perfil conservador ou moderado. Outra vantagem é que ela é bem simples de ser realizada.

Basicamente, você empresta seu dinheiro a instituições financeiras, bancos e até o próprio governo, para que possam usar em suas atividades.

Em troca, essas instituições devolvem o valor acrescido de uma taxa de juros. As negociações são protegidas pelo Fundo Garantidor de Crédito, que é o mesmo seguro da poupança.

Assim, o principal fator de risco é a variação da taxa de juros ou de índice de preços. E quem optar por investir na renda fixa pode escolher entre diversos tipos de títulos.

Isso também é uma ótima oportunidade de montar uma carteira de investimentos diversificada e rica em juros compostos, que tornam a rentabilidade maior.

Entre os principais títulos de investimentos da renda fixa estão:

  • Tesouro Direto;
  • CDB;
  • LCA;
  • LCI.

Ao entender as diferenças entre cada um dos títulos, fica fácil escolher o seu. O Tesouro Direto, por exemplo, é uma ótima opção de aporte mensal para resultados de curto prazo, já que está ligado à oscilação dos juros.

A LCI e LCA são isentas de Imposto de Renda, o que pode ser uma grande vantagem para algumas pessoas que investem.

Fundos multimercado

Ao analisar onde investir 1 milhão de reais, também é interessante considerar opções como os fundos multimercado, que permitem investir em diferentes modalidades.

É um método viável de aplicar parte do seu dinheiro em duas categorias diferentes: renda fixa e renda variável. Inclusive, este tipo de investimento aumenta as chances de ganhos com derivativos por meio de uma única aplicação, o que é bem interessante.

Entre as principais modalidades dos fundos multimercados estão:

  • alocação;
  • estratégia;
  • investimento no exterior.

Vale ressaltar que os fundos multimercado apresentam diferentes níveis de risco, desde agressivos até mais conservadores. Então, analise bem as características de cada fundo antes de tomar uma decisão.

Ações

Para quem gosta de diversificar as aplicações e não se importa em correr um pouco mais de risco, os fundos de ações são ideais.

Essa dica também combina com quem não tem muito tempo para escolher ou monitorar os ativos da carteira.

As ações, também chamadas de fundos de renda variável, exigem um investimento mínimo de 67% do patrimônio.

O objetivo é que os títulos acompanhem ou superem as variações índices do mercado acionário, como o Ibovespa ou o IBX.

Como é de se imaginar, o risco dessa modalidade está ligado à oscilação nos preços das ações. Logo, esse é um investimento indicado a quem tem metas de longo prazo.

Pessoas com perfil arrojado, que sabem lidar com a maior exposição aos riscos, também podem lidar melhor com os fundos de ações.

Lembre-se de que, além de escolher a opção que mais combina com seu perfil, é fundamental diversificar a carteira de investimentos.

Para isso, o ideal é contar com ajuda de empresas especializadas no assunto. A Magnetis tem profissionais prontos para ajudar você a montar uma carteira de investimentos diversificada.

Apresentamos uma grande variedade de fundos de investimentos, além de indicar quais modalidades combinam com o perfil de cada pessoa. Quer saber mais? Baixe nosso aplicativo hoje mesmo para começar a investir da melhor forma!

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor