História real: ‘Troquei meu carro por um usado para investir mais na aposentadoria’

por Mariana Congo

​Hoje quero compartilhar com vocês a experiência de um dos nosso primeiros clientes: Fábio Rodrigues. Ele é fisioterapeuta, tem 37 anos e compartilhou comigo a história de como conseguiu trocar o prazer do consumo pelo prazer de investir para a aposentadoria e ver seu dinheiro render.

Como isso aconteceu? Vou contar do início.

Antes de conhecer o serviço da Magnetis, Fábio estava habituado a investir em fundos multimercado por meio de bancos. “Com o conhecimento que a Magnetis me trouxe, percebo que a aplicação que eu fazia antes não era adequada ao meu perfil. Hoje consigo acompanhar e entender melhor meus investimentos, fazer simulações e ter um retorno mais eficaz”, afirma.

Em meados de 2015, depois do primeiro mês de investimento, Fábio foi conferir o desempenho da sua carteira do site da Magnetis e ficou satisfeito: "Vi meu dinheiro crescer. Como trabalho na área da saúde, fiz uma analogia com meus clientes que tentam emagrecer: quanto mais você vê resultados, mais sente motivação para continuar".

Mudança de comportamento

No dia seguinte, Fábio estava dirigindo pela Marginal Pinheiros, em São Paulo, e teve um insight. Em meio ao trânsito lento, pensou: será que vale a pena manter os custos de um carro grande potente se, no fim das contas, nem consigo desfrutar de todas as funções do veículo?

Apesar do conforto e do status do carro zero Km, automóvel não é investimento. A perda de capital envolve a depreciação e os custos recorrentes - com seguro, IPVA, manutenção e combustível.

Parado no trânsito, o fisioterapeuta fez uma conta rápida de cabeça: trocando o carro novo por um usado e mais simples, a economia seria de R$ 30 mil. E, nessa troca, os custos de manutenção do veículo cairiam em R$ 20 mil ao ano.

Com essa mudança no padrão de gastos, ele concluiu que conseguiria ter mais dinheiro sobrando para investir para a aposentadoria. Fábio decidiu pela troca do carro.

"Por causa da Magnetis, mudei meu hábito de ‘investir’ em carro novo e troquei o prazer do consumismo pelo prazer de ver meu dinheiro crescendo no plano de investimentos", conta.

Há mais de um ano com a Magnetis, ele faz aportes adicionais com frequência e mantém firme seu plano de investimentos. "Quero investir e ter renda para me aposentar tranquilamente".

Não tenho tempo para pesquisar quais são os melhores investimentos, não é a minha área. Meu trabalho é com saúde, faço atendimentos, dou consultorias e cursos. E meu assessor financeiro é a Magnetis.

Fábio 
fisioterapeuta

​Finanças comportamentais

Estudos de finanças comportamentais explicam que, sob o viés da psicologia do investidor, existe sempre uma difícil escolha intertemporal*: vale a pena abrir mão de um gasto no presente - que traria satisfação - em prol de retorno e satisfação no futuro? Justamente para lidar melhor com essa dificuldade no presente, muitas pessoas recorrem ao planejamento financeiro de longo prazo.

O fundador e CEO da Magnetis, Luciano Tavares, fez um comentário sobre a história do Fábio: “O nosso principal objetivo é mudar a forma como os brasileiros investem e fornecer o melhor planejamento possível para cada cliente. Está comprovado que estimulando pequenas mudanças comportamentais, como a do Fábio, conseguimos obter um enorme resultado em longo prazo. A nossa ferramenta ajuda a deixar mais transparente para o cliente o efeito dessas mudanças e a importância de se programar financeiramente”.

Depois da mudança de comportamento em relação ao carro, Fábio já olha para uma moto que tem parada na garagem com outros olhos. "Quase não uso. Será que vale a pena manter a moto ou melhor investir esse dinheiro?". 


E você? Já está se planejando para uma aposentadoria tranquila?

Pensando nisso, preparei um material detalhado sobre os melhores investimentos para aposentadoria que poderá ajudá-lo nesse planejamento.

Perfil: Fábio Rodrigues

Cliente Magnetis desde: junho de 2015

Profissão: fisioterapeuta

Idade: 37 anos

Objetivo: construir patrimônio para a aposentadoria

Horizonte de investimento: 14 anos

Perfil da carteira: risco 1

Agora, se você busca a ajuda de um especialista para ir além com seus investimentos, a Magnetis monta o plano de investimentos certo para o seu perfil, além de monitorá-lo constantemente para você se certificar de que irá atingir seu objetivo com segurança.

Luciano

Mariana Congo é Gerente de Conteúdo da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

*Referência: livro Psicologia Econômica, de Vera Rita de Mello Ferreira (2008). Capítulo: Poupança.

História real: ‘Troquei meu carro por um usado para investir mais na aposentadoria’
5 (100%) 2 votes