Por que o leão é sinônimo de Imposto de Renda?

por Mariana Congo

Está chegando a temporada do Imposto de Renda 2019. Você já parou para se perguntar por que o leão é o símbolo do Imposto de Renda?

Eu já me fiz essa pergunta diversas vezes - e sempre pensei que a resposta certa seria: porque o Imposto de Renda morde a sua renda de uma maneira tão feroz quanto um leão ataca sua presa. Afinal, a alíquota do IR pode chegar a 27,5% da renda!

Pois bem, na hora de pesquisar sobre o tema, encontrei a resposta oficial da Receita Federal - que é bem diferente do que eu imaginava.

A história é a seguinte.

A Receita Federal solicitou, no final de 1979, a criação de uma nova campanha de divulgação do Imposto de Renda. Foi quando o leão foi escolhido como símbolo do trabalho de fiscalização da Receita Federal, em especial no Imposto de Renda.

O leão foi escolhido por causa de suas características que, na visão da Receita Federal, são:

"O leão e o rei dos animais, mas não ataca sem avisar; é justo; é leal; é manso, mas não é bobo."

Engraçado, né?

Para o senso comum, a característica mais marcante do leão seria: é feroz!

A primeira vez que o leão do Imposto de Renda apareceu

Na declaração do Imposto de Renda de 1980 o leão apareceu pela primeira vez nas peças publicitárias da Receita Federal. E olha que era um leão de verdade! 

Na época, a declaração ainda era feita via formulários de papel que chegavam na casa dos contribuintes. Por isso em alguns dos vídeos o leão aparece carregando esse papéis - como se fosse um mensageiro dos Correios.

A TV Receita Federal publicou alguns dos filmes publicitários no YouTube. Vale a pena assistir, primeiro porque tem um leão de verdade, segundo, porque desde 1980 o Brasil mudou tanto que é curioso ver/lembrar de como as coisas eram antes.

Fonte: TV Receita Federal

A declaração online do Imposto de Renda começou em 1997, mas coexistiu com os formulários de papel até 2010.

Depois, até 2013, podia ser transmitida pela internet ou por um disquete (!) - sim, isso foi praticamente ontem! Em 2013 também foram lançados os aplicativos para declarar o IR via celular. Desde 2014 é tudo 100% online.

De acordo com a Receita Federal, em 10 anos foram produzidos cerca de trinta vídeos com o leão.

Hoje, vários dicionários até incluíram na definição da palavra "leão" alguma referência ao Imposto de Renda.

O Aurélio fala em definição "irônica" da palavra leão:

Leão do Imposto de Renda: definição no dicionário Aurélio

O Michaelis diz que é o significado "coloquial".

Leão do Imposto de Renda: definição no dicionário Michaelis

Eu achei bem interessante a história do leão e da Receita Federal - e os vídeos são mesmo muito bons. Mas ninguém me tira da cabeça que o leão, sim, morde nossa renda sem dó.

E falando em declaração do Imposto de Renda 2019, preparamos aqui no blog vários conteúdos com o passo a passo completo para lançar cada tipo de investimento. Aqui, você vai ver:

Essa regra também vale para outros investimentos de renda fixa. Aliás, também explicamos aqui no blog o passo a passo sobre:

E aí, gostou de saber por que o símbolo do Imposto de Renda é um leão? Se você quiser saber mais detalhes sobre como ficam as aplicações financeiras na declaração deste ano, confira o nosso Guia Completo: Como Declarar Investimentos no Imposto de Renda!

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

Conteúdo atualizado em 07/03/2019

Por que o leão é sinônimo de Imposto de Renda?
4.8 (96.67%) 6 votes