Como conquistar a liberdade financeira? Veja os insights para você se inspirar!

por André Massaro | 29/01/2020

Liberdade Financeira: como conquistar

O caminho para a liberdade financeira passa, antes de qualquer coisa, por uma definição do que ela significa. Isso porque é um conceito subjetivo, associado à personalidade, finanças pessoais e ao momento de vida de qualquer pessoa.

Hoje eu vou falar um pouco mais sobre esse estado financeiro que todas as pessoas querem chegar!

O que é liberdade financeira?

Se você perguntar a uma pessoa de 17 anos o que é ser financeiramente livre, provavelmente ela vai dizer algo como “ter um emprego, um salário e não depender dos meus pais”.

Por outro lado, se você fizer a mesma pergunta para uma pessoa de 45, é provável que a resposta não tenha nenhum vínculo com “ter um emprego”.

Então, minha primeira pergunta para você é: o que é liberdade financeira? Vou dar dois exemplos de respostas interessantes para esta pergunta.

A primeira é: ter um patrimônio grande o suficiente que te permita viver, por tempo indeterminado, sem precisar trabalhar.

É uma meta muito desejável e bastante ousada, dependendo de qual é o seu ponto de partida. E sabemos, realisticamente falando, que nem todas as pessoas chegarão nesse nível. Entretanto, isso não deve impedi-las de lutar por isso!

Outra resposta, igualmente interessante e mais factível para a maioria das pessoas, seria algo como: ter uma reserva que me permita, em caso de perda de renda, fazer uma transição organizada, sem ter que me sujeitar a fazer qualquer coisa por dinheiro.

Veja que, na última resposta, descrevi o significado da famosa reserva de emergência, que tantas pessoas falam, mas são poucas as que a cultivam.

O que é reserva de emergência?

A reserva de emergência é algo que eu costumo chamar de seguro da dignidade pessoal, pois é aquele dinheiro que vai te poupar de fazer coisas degradantes e desagradáveis por dinheiro, na eventualidade de uma perda de renda, como desemprego, por exemplo.

A propósito, aqui tem um artigo que fala, de forma bastante completa, sobre o que é e como fazer uma reserva de emergência: Reserva de emergência – o guia definitivo.

Você não precisa fazer qualquer coisa por dinheiro!

Não precisar fazer qualquer coisa por dinheiro é um conceito de liberdade financeira mais realista e palpável para a maioria das pessoas do que o conceito de viver de renda. Mas novamente, isso não significa que essa meta precise ser abandonada!

Vamos, agora, falar um pouco sobre riqueza. Muitas pessoas podem definir a liberdade financeira como, simplesmente, “ser uma pessoa rica”. Acontece que não necessariamente uma pessoa rica é uma pessoa livre.

Muitas pessoas ricas acabam aderindo a certos códigos sociais e de conduta, que envolvem atributos como onde morar, quais lugares frequentar, como se vestir etc.

Isso porque a ideia de ser rico é associada, na cabeça de muitas pessoas, não a ter muito dinheiro, mas sim a ter um estilo de vida extremamente caro.

Quando uma pessoa incorpora para si um código de valores, imposto de fora, que diz a ela como se vestir, como falar e com quem se relacionar, isso se torna o oposto de ser livre.

Por esse motivo, muitas pessoas ricas não são livres, uma vez que estão presas a estilos de vida que, muitas vezes, nem gostam, mas precisam seguir, para que sejam reconhecidas por determinados grupos sociais.

Isso não é liberdade! Nem financeira e nem pessoal.

Então, antes de qualquer coisa, para ser financeiramente livre, é preciso definir o que é liberdade financeira para você. Saber onde quer chegar é fundamental para fazer um plano.

Além disso, faça um levantamento do seu estado atual. Não importa seu grau de endividamento, se sua carreira profissional se tornou obsoleta, nem nada disso.

Problemas financeiros são problemas humanos e não problemas da natureza. Não existe uma pessoa “doente terminal em finanças”.

É por isso que não importa o tamanho do buraco em que você está, dá para sair! Mas lembre-se daquele velho ditado: quando você está no fundo do poço, pare de cavar!

Se você chegou até o fim desse texto, com certeza tem muito interesse em conquistar sua liberdade financeira. No meu livro, Liberdade Financeira, eu falo muito mais sobre esse tema.

Queremos saber o que você achou desse conteúdo. Deixe seus comentários e nos conte as suas percepções sobre liberdade financeira!

André Massaro é especialista em finanças, investimentos e economia.

Avaliar o post