Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

8 livros sobre investimentos que todo mundo deveria ler

A leitura de alguns livros sobre investimentos pode ajudar a ampliar os seus conhecimentos sobre o mercado financeiro. Além disso, essas obras também auxiliam a tomar decisões mais acertadas a respeito do rumo que você dá para o seu dinheiro.

Por se tratar do seu patrimônio, construído com muito esforço e ao longo dos anos, todo cuidado é pouco. Quanto mais conhecimento você conseguir absorver sobre o assunto, melhor será para elaborar estratégias com potencial de trazer bons resultados. Isso é importante na hora de escolher ações, fundos (como um fundo espelho ou um multimercado) e vários outros tipos de investimentos.

Pensando nisso, resolvemos criar uma lista com 8 materiais indispensáveis que vão ajudar desde os iniciantes até os mais experientes. Continue a leitura para saber quais são eles e o que oferecem para os leitores!

1. Como organizar sua vida financeira

Gustavo Cerbasi é um brasileiro bem conhecido no ramo de investimentos e finanças pessoais. Uma de suas obras, “Como organizar sua vida financeira”, traz ensinamentos que vão ajudar a tratar o orçamento doméstico com mais inteligência.

Para isso, oferece dicas que vão desde como controlar as despesas familiares até algumas ferramentas que ajudam a gerenciar o dinheiro. A ideia é que você consiga organizar a vida financeira e, por meio disso, ter um estilo de vida ainda melhor.

Uma leitura básica para quem está dando os primeiros passos para organizar o orçamento, colocar as contas em dia e saber como começar a investir. Se você tem o objetivo de formar patrimônio, comece por aqui.

biblioteca financeira

2. Axiomas de Zurique

O autor Max Gunther apresenta a atuação de banqueiros suíços e ensinamentos para que as pessoas possam ganhar dinheiro em qualquer lugar do mundo.

O livro traz métodos que podem ser usados em qualquer lugar, independentemente das condições financeiras e econômicas da região. Para tanto, mostra conceitos como:

  • instituição;
  • riscos;
  • padrões;
  • mobilidade;
  • intuição;
  • esperança.

A leitura é recomendada para quem está começando ou já começou a investir no mercado financeiro. Para os mais experientes, por outro lado, o livro pode não acrescentar tanto conhecimento.

3. O homem mais rico da Babilônia

Esse clássico não poderia ficar de fora da nossa lista de livros sobre investimentos. “O homem mais rico da Babilônia”, escrito por George Samuel Clason, trata basicamente sobre como resolver problemas ligados às finanças e multiplicar riquezas.

Como o nome sugere, o livro foi escrito com base nas boas práticas dos babilônios, que incluem:

  • buscar conhecimento (além dos lucros);
  • aprimorar as habilidades;
  • evitar o desperdício de recursos;
  • honrar os compromissos em dia;
  • garantir uma renda visando o futuro.

4. Investindo em ações no longo prazo

Esse livro deveria estar na cabeceira de toda pessoa que prefere os investimentos de longo prazo. Ele contribui para o entendimento de como o mercado funciona, apresentando conhecimentos relevantes sobre tendências históricas.

Se você quer se tornar uma pessoa que investe visando carteiras de longo prazo, não pode deixar de conferir essa leitura. Por outro lado, a obra não é voltada para a atividade de um trader, que faz transações em curtos períodos de tempo.

Jeremy Siegel faz uma excelente análise sobre a bolha imobiliária americana, a chegada da crise financeira e a recessão que se espalhou pelo mundo.

5. O investidor inteligente

O livro escrito por Benjamin Graham foi publicado em 1949. O que o torna tão recomendado, mesmo depois de todos esses anos? O tema central da obra aborda questões como fundamentos que devem ser aprendidos por quem quer investir em renda variável.

Com algumas lições compartilhadas de sua filosofia de vida, Graham aponta também vários conceitos do mercado financeiro e de economia. Tudo isso com alguns exemplos e buscando fazer um paralelo com acontecimentos históricos.

6. O jeito Warren Buffett de investir

Se você começou a buscar conhecimentos sobre o mundo financeiro, já deve ter ouvido falar de Warren Buffett. Ele é um dos nomes mais importantes dos investimentos financeiros, principalmente por ter feito sua fortuna de uma forma que qualquer outra pessoa pode tentar.

Nesse livro, Robert G. Hagstrom mostra os 12 princípios que formam a base da estratégia de investimentos de Buffett. Esses ensinamentos podem ser adaptados de acordo com a disponibilidade e situação financeira de cada pessoa. Além disso, a obra também contempla algumas lições valiosas para aqueles que querem investir na bolsa.

O assunto é abordado de maneira simples, para que as estratégias adotadas por Buffett sejam compreendidas por qualquer um. Quer aprender mais sobre o mercado financeiro? Então, não deixe de absorver os conhecimentos que essa lenda do mercado vai proporcionar.

7. Fora da curva

No mundo dos investimentos, não existe receita de bolo. Cada pessoa cria estratégias diferentes, de acordo com seus objetivos, suas necessidades e seu perfil de risco. Porém, existem algumas lições que podemos aprender e absorver antes de tomar nossas decisões.

O propósito dessa obra é explicar casos de 10 investidores renomados no Brasil. Entre eles estão:

  • Antonio Bonchristiano;
  • José Carlos Reis de Magalhães Neto;
  • Luiz Fernando Figueiredo;
  • Florian Bartunek;
  • André Jakurski.

8. Pai rico, pai pobre

Quando falamos de livros sobre investimentos e finanças pessoais, “Pai rico, pai pobre” sempre aparece nas listas. O sucesso não é por acaso. Com uma leitura leve, mas bem interessante, o autor, Robert Kiyosaki apresenta diversos conceitos sobre:

  • educação financeira;
  • finanças pessoais;
  • relação com o dinheiro.

A obra foi escrita a partir de vivências do próprio autor. Ele conta a história dos dois pais: o biológico e um de seus grandes amigos, que compartilhava diversas lições de vida.

O pai biológico representa o pai pobre. Já o rico foi o que passou vários conhecimentos sobre gestão das finanças pessoais para Kiyosaki. Com base nas diferenças de tratamento, ele faz diversas reflexões sobre como pessoas bem-sucedidas pensam e controlam seus patrimônios.

Essas são apenas algumas das opções de livros sobre investimentos que oferecem uma excelente base para entrar no mercado e aprender mais sobre seu funcionamento. O interessante é que eles abordam desde questões mais básicas, como finanças pessoais, até as mais complexas, como análises para investir na bolsa.

Gostou das nossas sugestões de leitura? Assine nossa newsletter e receba, em primeira mão, as novidades dos artigos que são publicados aqui no blog!

análise de investimentos
Letícia Nonato

Letícia Nonato é analista de SEO na Magnetis. Publicitária, investidora e apaixonada pelo mercado financeiro.

leia mais desse autor