Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Magnetis faz 5 anos em tempos de bolsa em baixa e circuit breaker. E agora?

Estamos em uma semana de marcos históricos. Na segunda-feira, a bolsa de valores abriu em queda tão forte que o mecanismo de circuit breaker foi acionado.

Além disso, a epidemia de coronavírus vem afetando bastante o mercado: ela tem efeitos tanto no desempenho das bolsas internacionais quanto na cotação do dólar, que nunca esteve tão alto em relação ao real.

Hoje a Magnetis completa 5 anos de história. Como esses acontecimentos afetam a nossa estratégia? Será que vamos mudar alguma coisa?

Antes das respostas, vamos ver o que pode acontecer com o mercado nos próximos meses.

Também vamos relembrar como crises semelhantes afetaram as Carteiras Magnetis e como elas se comportaram depois.

A bolsa de valores vai voltar a subir?

No início de 2020 começou, o mercado financeiro estava bastante otimista com o Brasil.

Isso porque estamos com inflação sob controle, taxa Selic no menor patamar da história e uma agenda de reformas econômicas em discussão.

Porém, parece que tudo isso foi momentaneamente esquecido e, nos últimos o Índice Bovespa perdeu pouco mais de 20% do seu valor de forma muito rápida.

Mas será que a bolsa volta a subir? A resposta é SIM!

Segundo a lógica do mercado, um dos principais objetivos das empresas com ações na bolsa é entregar bons resultados. Caso contrário, elas perdem espaço para outras companhias mais lucrativas.

Por sua vez, as companhias mais lucrativas também estarão na bolsa, uma vez que ela é uma forma mais barata de financiar suas atividades.

É por essa razão que a bolsa vai voltar a subir: ela é uma importante fonte de recursos que as empresas lucrativas usam para bancar seus projetos. Além disso, ela também oferece investimentos de forma democrática para as pessoas.

Você deve estar respirando com um pouco mais de alívio neste momento. Mas a pergunta de 1 milhão de dólares vem no próximo tópico.

Quando a bolsa de valores vai voltar a subir?

Quando se trata de previsões sobre o futuro, a bolsa de valores sempre tem a capacidade de nos surpreender.

A própria situação atual é um ótimo exemplo: com os recordes que vimos no fim do ano passado, quem poderia dizer que ela teria uma queda tão grande em tão pouco tempo?

É por isso que ninguém pode garantir quando a bolsa vai voltar a subir. Os especialistas podem, no máximo, dar bons palpites com base na observação da economia no Brasil e no mundo.

Mas então, o que você e eu podemos fazer para nos proteger de tanta imprevisibilidade? Vou explicar melhor a seguir.

Como investir de forma inteligente em tempos de crise?

Todas as pessoas que pensam no futuro e querem fazer boas escolhas têm um grande inimigo: elas mesmas. Na hora de investir, não é diferente.

Por isso, como criar uma forma de aplicar seu dinheiro de forma inteligente e que renda bons frutos?

A resposta que eu encontrei para isso foi o foco nas metas financeiras.

Quando colocamos nossas prioridades na mesa, entendemos duas coisas muito importantes, que são:

  • quais são os esforços necessários para chegar onde queremos;
  • qual caminho deve ser traçado até lá.

Mas o trabalho não para por aí. Também é necessário criar as condições para manter-se nesse caminho até o fim.

E essa consistência não combina com uma estratégia de investimentos reativa, baseada no sobe e desce no mercado. Pelo contrário, é algo que exige disciplina e sangue frio.

Tomar decisões precipitadas só faz atrapalhar o rendimento do seu dinheiro.

Qual é a estratégia de investimentos da Magnetis?

Apesar do relativo pouco tempo de estrada, já passamos por vários batismos de fogo: impeachment, delação da JBS e greve dos caminhoneiros são só alguns exemplos.

Em vez de gerar pânico, esses acontecimentos só confirmam que estamos no caminho certo.

Nossa estratégia de investimentos é baseada em análises quantitativas, diversificação e foco nos seus objetivos. Esse é o verdadeiro caminho para o sucesso.

Dessa forma, o que acontece no curto prazo é pouco relevante para as Carteiras Magnetis. Nossas carteiras são construídas para amortecer as quedas e, quando o mercado voltar a subir, maximizar os ganhos.

Aqui vai um exemplo mais prático. Observe o comportamento da nossa carteira mais arrojada nos últimos anos e observe a nossa estratégia na prática.

(Quer ver o desempenho das nossas demais carteiras? Baixe grátis o nosso relatório de rentabilidade)

Esse desempenho não aconteceu porque antecipamos os eventos, mas porque seguimos um plano consistente para proteger nossos clientes de seus piores inimigos: suas emoções.

Sabemos que as pessoas tomam decisões ruins em momentos de desespero, ainda mais com tanta informação que só faz aumentar a preocupação.

Por isso, construímos nossa estratégia de modo a reduzir as fontes de preocupação para que você mantenha o foco total no que realmente importa: atingir as suas metas financeiras.

E esse caminho se provou a melhor alternativa. Tanto é que até a concorrência já está começando a adotar este mesmo modelo.

O que muda na nossa estratégia a partir de agora?

Absolutamente nada, considerando apenas o momento do mercado.

Por outro lado, estamos sempre fazendo melhorias nas soluções que oferecemos para nossos clientes.

Este ano, já lançamentos a funcionalidade Objetivos, que permite configurar e acompanhar a evolução das suas metas diretamente no aplicativo da Magnetis.

Também estamos incluindo novos produtos financeiros nas carteiras para que elas tenham ainda mais diversificação.

Essas novidades reforçam o nosso compromisso em entregar a melhor rentabilidade para o seu perfil de forma simples, transparente e com o melhor custo-benefício do mercado.

Chegamos aos nossos 5 anos cada vez mais convictos de oferecer a melhor experiência para quem quer atingir objetivos financeiros de forma segura e inteligente.

Já somos responsáveis por um grande impacto no mercado de investimentos e queremos muito mais. Esses primeiros 5 anos foram só um aquecimento. Aguarde as novidades!

Agora, eu quero fazer dois convites: se você já é cliente, que tal compartilhar esse conhecimento com seus amigos?

Caso você ainda não seja, fica aqui o meu presente para você: use este link para começar a investir conosco e obter benefícios!

Luciano Tavares, CFP®

Luciano Tavares, CFP® é fundador e CEO da Magnetis. Administrador de carteiras credenciado pela CVM e planejador financeiro CFP ®, tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

leia mais desse autor