Qual o melhor investimento em renda fixa? Veja 6 boas opções

por Mariana Congo | 21/08/2019

Qual o melhor investimento em renda fixa? Veja 5 boas opções
tipos de investimento

Ao falar em investimentos, é impossível não pensar ou não procurar pelo melhor investimento em renda fixa. Sem sombra de dúvidas, essa é uma maneira segura de aplicar o seu dinheiro.

Apesar de ser uma modalidade muito falada e indicada, muitas pessoas têm dúvidas sobre os investimentos em renda fixa. Se você também está nessa situação, acompanhe este post e veja as melhores opções para você!

O que são os investimentos em renda fixa?

Investimentos em renda fixa são aqueles em que, no momento da contratação, você pode prever qual será a regra de rentabilidade dos ativos. Em outras palavras, ao aplicar o seu dinheiro, saberá quanto terá de retorno ao final do prazo daquele título.

Dessa maneira, você estará emprestando o seu dinheiro à instituição, seja ela pública ou privada. Em troca, receberá rendimentos provenientes de juros.

Para quem a renda fixa é indicada?

Apesar de ser uma categoria considerada como segura, isso não quer dizer que somente os conservadores e cautelosos se darão bem ao procurar o melhor investimento de renda fixa.

Existem opções para todos os perfis, como os CDBs de liquidez diária,  indicado para perfis de investidores mais conservadores. Ou ainda os fundos e debêntures, mais recomendados para pessoas mais arrojados e agressivos.

Quais são as opções de investimentos em renda fixa e como compará-las?

De forma geral, os principais investimentos em renda fixa são:

Para comparar os títulos e escolher o melhor investimento de renda fixa para determinado momento, é preciso avaliar a rentabilidade oferecida pelo investimento, além de sua liquidez.

Outro aspecto que não pode ser ignorado é o prazo da aplicação. Isto é, o período em que o seu dinheiro ficará aplicado, que começa no momento do investimento e vai até o dia do resgate.

Para definir qual é o melhor prazo para você, é necessário ter em mente quais são seus objetivos com a aquele determinado investimento, sempre pensando no curto, médio e longo prazo.

Quais são os melhores investimentos de renda fixa?

Para fazer a sua escolha de melhor investimento de renda fixa, confira, a seguir, quais são as principais opções:

1. Tesouro Direto

O Tesouro Direto é uma das primeiras opções de quem não quer correr riscos em prol da rentabilidade de um investimento. Os papéis negociados são emitidos pelo Tesouro Nacional, para que o Brasil possa arcar com as dívidas internas.

Nesse contexto, destacamos o Tesouro IPCA+, que rende mais do que a inflação. Em outras palavras, você não corre o risco de perder o seu poder de compra, fazendo com que o seu dinheiro ainda tenha um bom valor, mesmo com o aumento dos preços no mercado geral.

2. CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) também é bastante indicado para os perfis de investidores mais conservadores, porque não reúne grandes riscos financeiros.

Nessa opção, você estará emprestando dinheiro para os bancos, o que permite que essas instituições tenham recursos para financiar os serviços oferecidos.

3. LCIs e LCAs

As Letras de Crédito Imobiliário ou do Agronegócio captam recursos para instituições financeiras que têm negócios com hipotecas e alienação fiduciária.

tipos de investimento

Por ser um tipo de investimento incentivado, ou seja, que gera bons resultados para o país, eles são isentos do Imposto de Renda.

Sendo assim, você receberá o valor líquido dos seus rendimentos, que ainda contam com a garantia do Fundo Garantidor de Crédito, para casos em que o banco ou a financeira venham a ter problemas graves com a administração.

4. Fundos DI

Os fundos DI são um tipo de fundo de investimento. Além de prever a sua remuneração, normalmente sua liquidez é diária, ou seja, você poderá fazer resgates a qualquer momento.

Por não envolver grandes riscos, pode ser uma opção para a carteira de investimentos de perfis conservadores e moderados. Contudo é preciso dar atenção ao Imposto de Renda.

De qualquer forma, é importante levar em conta que a alíquota do IR diminui conforme o tempo de aplicação aumenta.

5. ETF de renda fixa

O ETF de renda fixa ainda é uma novidade no mercado. Trata-se de fundo negociado diretamente na bolsa de valores.

Esse tipo de investimento têm uma alíquota de 15% de Imposto de Renda, independente do prazo da aplicação. A tributação acontece na fonte, ou seja, é feita automaticamente no momento do saque.

Atualmente, existem duas opções de ETF de renda fixa no mercado:

  • IMAB11 – ETF estrutura pelo Itaú e patrocinado pelo Tesouro Nacional. A carteira é composta por títulos públicos atrelados à inflação. A taxa de administração é de 0,25% ao ano;
  • FIXA11 – ETF da gestora coreana Mirae Asset. Replica a curva de juros de três anos, um indicador que ajuda a prever o comportamento da Selic. A taxa de adminsitração é de 0,30% ao ano.

6. Debêntures

Para os moderados que não têm medo de arriscar um pouco e também para os agressivos que desejam compor uma carteira de investimentos, as debêntures podem ser uma boa opção de investimento de renda fixa.

Essa aplicação funciona, basicamente, como uma compra de dívidas de empresas privadas, que devolvem o seu dinheiro acrescido de juros.

O risco é justamente o da organização não cumprir com o pagamento da sua aplicação, sendo que isso pode acontecer por diferentes motivos, inclusive falência.

Dessa forma, é preciso escolher muito bem a empresa em que você pretende aplicar.

Além disso, para não ter descontos de Imposto de Renda, nem mesmo de IOF, o indicado é buscar por organizações que atuam na infraestrutura do país, uma vez que elas podem emitir as debêntures incentivadas.

Como escolher o melhor investimento de renda fixa para você?

Para encontrar o melhor investimento de renda fixa, é preciso ter conhecimento da situação econômica do momento, já que esse é um aspecto que influencia diretamente na rentabilidade e nos resultados.

Além disso, sempre tenha os seus objetivos em mente para conseguir encontrar aplicações que atendam às suas necessidades e condições financeiras.

Agora que você já pode decidir qual o melhor investimento em renda fixa para você, pode querer conhecer outras alternativas. Baixe o nosso Guia Completo sobre os Tipos de Investimentos e tire suas dúvidas antes de começar a investir!

Qual o melhor investimento em renda fixa? Veja 6 boas opções
5 (100%) 2 vote[s]
tipos de investimento