X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Melhores investimentos 2020: tudo o que você precisa saber para fazer sua escolha!

Investir seu dinheiro está entre as suas metas para 2020? Prepare-se! A partir de agora, você vai conhecer diversos tipos de investimentos para tirar esse plano do papel. Está na hora do guia Melhores Investimentos 2020!

Neste momento complicado de incertezas, muitas pessoas pesquisam qual é o melhor investimento. Mas a verdade é que ele sempre está ao alcance: não é preciso esperar o próximo ano para começar a investir.

Neste post, você vai entender quais são os investimentos ideais para os mais diversos tipos de perfis e objetivos financeiros. Com certeza, um deles vai atender às suas necessidades.

Aproveite a leitura e, se tiver alguma dúvida, fique à vontade para deixá-la nos comentários! 

Como começar a investir em 2020?

Muitas pessoas entendem a importância de organizar o orçamento para equilibrar suas receitas e despesas. Também está claro que guardar algum dinheiro para o futuro é importante.

No entanto, muitos se esquecem de que também é preciso investir bem esse dinheiro. Afinal, o rendimento da poupança está cada vez menor nos últimos tempos.

Inclusive, muitas pessoas ainda têm receio de tirar seu dinheiro de lá e fazer operações mais arriscadas. Mas a questão é que existem alternativas igualmente seguras e que rendem mais que a poupança.

Neste ano, com a queda dos juros e as incertezas provocadas pelo cenário da crise do coronavírus, aumentaram as desvantagens de aplicar na poupança.

Na prática, se você esquece suas economias na caderneta, está deixando dinheiro na mesa.

Então, se você quer começar a investir em 2020, precisa acompanhar o cenário político e econômico do Brasil para tomar a melhor decisão.

Como o cenário brasileiro influencia os investimentos?

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus criou um cenário de incerteza mundial, e no Brasil não foi diferente. A perspectiva desde março é de desaceleração da economia, aumento da inflação e queda dos juros.

O cenário econômico brasileiro se tornou um desafio para o mercado financeiro. A crise sanitária causada pela Covid-19 será mais prolongada do que o esperado e, como resultado, a recuperação não será tão simples. Mas isso não significa que você deve abrir mão dos seus investimentos ou da sua lucratividade.

Desde a crise de 2008, governos e bancos centrais do mundo todo começaram a tomar decisões mais ágeis e buscar medidas para minimizar impactos econômicos. Assim, mesmo que o momento atual exija atenção redobrada, é possível escolher os melhores investimentos para não passar nenhum sufoco.

O crescimento da economia brasileira dependerá da curva de achatamento das contaminações. As propostas da reforma tributária serão decisivas, bem como a aprovação de medidas provisórias para auxiliar as empresas e os cidadãos.

Visto que problemas políticos refletem no mercado econômico, é importante ficar por dentro das principais mudanças propostas pelo Executivo. Assim, você garante que seu dinheiro não será aplicado em investimentos pouco vantajosos.

Porém, todo momento de crise pode gerar oportunidades. Investir em ouro, por exemplo, pode ser uma solução para diversificar sua carteira sem grandes prejuízos. Afinal, como o metal é visto como uma reserva de valor, ele ajuda a compensar o risco de outras aplicações em períodos de alta volatilidade.

Além do ouro, há outros investimentos que podem ser levados em consideração diante do cenário brasileiro. A seguir, veja como escolher o melhor investimento e garantir sua lucratividade.

Como escolher o melhor investimento?

Decidir qual é o melhor investimento envolve duas questões muito particulares:

  • seu perfil, ou como você lida com os riscos das aplicações;
  • seus objetivos financeiros.

A sua experiência com investimentos também conta, pois não faz sentido sair da poupança para investir direto em ações ou outros ativos mais arriscados. O ideal é começar aos poucos, entendendo primeiro como cada aplicação funciona.Depois de se familiarizar, você pode aumentar seus aportes e até testar outros investimentos.

Mas não se preocupe! Você não precisa ser especialista para investir bem, nem precisa de tanto dinheiro para dar os primeiros passos.

Uma consultoria de investimentos, por exemplo, pode ser a solução para resolver essa questão. E o melhor: você nem precisaria ficar se preocupando em monitorar o sobe e desce do mercado.

Agora chegou o momento de mostrar quais são os melhores investimentos para 2020!

Melhores investimentos 2020: qual é a aplicação ideal?

Cada pessoa tem uma capacidade diferente para lidar com os riscos dos investimentos. Além disso, cada objetivo influencia a escolha das aplicações financeiras ideais.

Pensando nisso, reunimos aqui uma lista dos melhores investimentos para 2020, considerando diferentes perfis e prazos para a realização de objetivos.

Investimentos para perfil conservador

Esses tipos de investimento são mais indicados para quem quer ter previsibilidade nos rendimentos.

Também são boas alternativas para quem quer ter seu dinheiro sempre à mão ou deseja realizar um objetivo em um prazo mais curto. Fazer uma viagem ou comprar um imóvel, por exemplo.

Melhores Investimentos 2020: perfil conservador
Curto prazo (cerca de 1 ano): Tesouro Selic, CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa.
Prazo médio e longo (acima de 2 anos): CDB, LCI, LCA, fundo de investimento, previdência privada.

Melhores Investimentos 2020: perfil conservador

  • Curto prazo (cerca de 1 ano): Tesouro Selic, CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa.
  • Prazos médio e longo (acima de 2 anos): CDB, LCI, LCA, fundo de investimento, previdência privada.

Investimentos para perfil moderado

Essas aplicações são mais adequadas para quem quer incrementar seus rendimentos e testar novas modalidades de investimento.

Também são boas alternativas para quem pode deixar o dinheiro rendendo por mais tempo. Ou para quem tem um objetivo de médio prazo — entre três e cinco anos.

Melhores Investimentos 2020: perfil moderado
Curto prazo: CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa, fundo multimercado, fundo de ações, ETFs, fundo imobiliário.
Prazo médio e longo: CDB (indexado IPCA), LCI, LCA, investimentos no exterior, carteira diversificada, previdência privada.

Investimentos para perfil arrojado

Essas são alternativas para quem quer ter uma rentabilidade maior e aceita correr mais riscos.

Também são investimentos indicados para quem tem objetivos com prazo mais longo: acima de cinco anos.

Melhores Investimentos 2020: perfil arrojado
Curto prazo: CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa, fundo multimercado, ações, ETFs, fundos imobiliários.
Prazo médio e longo: CDB (indexado IPCA), LCI, LCA, debêntures, investimentos no exterior, carteira diversificada, previdência privada.

Melhores Investimentos 2020: perfil arrojado

  • Curto prazo: CDB de liquidez diária, fundo de renda fixa, fundo multimercado, ações, ETF, fundo imobiliário.
  • Prazos médio e longo: CDB (indexado pelo IPCA), LCI, LCA, debêntures, investimentos no exterior, carteira diversificada, previdência privada.

Como você viu, algumas aplicações se repetem, principalmente as de renda fixa: CDB, LCI e LCA.

Isso porque elas representam um colchão que protege contra o sobe e desce do mercado. Tornam a sua carteira de investimentos mais resistente, ainda que você tenha perfil arrojado.

Outro detalhe importante: procure investir por meio de um banco médio ou uma corretora. Nos grandes bancos, essas aplicações geralmente são mais caras e oferecem um retorno menor.

Investimentos de curto prazo: por que valem a pena e quais são os melhores?

Os investimentos de curto prazo valem a pena principalmente pela alta liquidez. Em pouco tempo é possível obter bons lucros, mesmo em períodos de crise econômica. 

Investimentos de curto prazo são ágeis e simples. O resgate geralmente acontece com rapidez, sendo uma alternativa interessante para quem tem algum objetivo específico, como uma viagem, por exemplo.

Ativos de curto prazo são fundamentais para diversificar a carteira, tanto para pessoas mais experientes como para iniciantes. A seguir, veja quais são os melhores investimentos de curto prazo para 2020.

Aplicações de renda fixa

Liquidez, segurança e custos baixos de operação são características essenciais dos investimentos de renda fixa.

Para garantir um bom retorno, porém, as aplicações de curto prazo devem ser pós-fixadas, isto é, apresentar retorno atrelado ao CDI. Dessa forma, você garante mais estabilidade e corre menos riscos nas suas aplicações.

Em 2020, os melhores investimentos de curto prazo de renda fixa são:

É necessário, porém, ter cautela com aplicações de renda fixa em 2020. Como o Brasil passa por um período de incertezas e desaceleração da economia, os títulos atrelados à taxa Selic perderam um pouco da sua atratividade.

Algumas rentabilidades foram comprometidas, mas, em geral, investimentos de renda fixa conseguem oferecer aplicações para diferentes tipos de perfil. O importante, no momento, é tomar cuidado e ter discernimento para saber quanto risco você pretende correr.

Contudo, se você deseja potencializar seus resultados, os investimentos de curto prazo mais vantajosos são os ativos negociados na bolsa de valores.

Bolsa de valores

Os melhores investimentos para 2020 são negociados na bolsa de valores. Em momentos de crise, existem oportunidades na bolsa que nem sempre estão disponíveis em períodos mais estáveis.

As incertezas causadas pela crise sanitária levaram muitas pessoas a se desfazerem de suas ações. Com a queda dos preços, é possível encontrar papéis com valores baixos, tornando o momento propício para aplicar no ativo.

Porém, o mais indicado é montar a carteira de ações devagar, focando empresas estáveis. Procure aquelas com resultados promissores, geração de caixa forte, alavancagem baixa e bom histórico no mercado. Mesmo que o resultado não seja tão rápido, você garante rendimentos bem melhores que os da poupança, por exemplo.

O ideal é ter paciência e acompanhar as variações diárias. É interessante também optar pela diversificação dos ativos negociados na bolsa para potencializar os rendimentos e obter mais proteção.

Em resumo, os investimentos de curto prazo na bolsa de valores mais indicados em 2020 são:

  • ações de grandes bancos;
  • ações de empresas que negociam commodities;
  • ações de empresas de energia;
  • ações de organizações siderúrgicas;
  • ações de empresas varejistas.

Lembrando que as operações de swing trade são interessantes para o curto prazo. Elas são usadas principalmente por quem quer investir nas tendências e lucrar com ações, futuros e opções.

Fundos imobiliários (FIIs)

Com a taxa Selic em baixa, a relevância dos fundos imobiliários aumentou bastante. Na maioria das vezes, esses fundos são compostos por ativos reais, com ótimos pagadores de dividendos. Isso garante uma lucratividade derivada de rendimentos de aluguel, sem a necessidade de se comprar imóveis.

Os fundos imobiliários mais rentáveis neste ano são:

  • CSHG Logística;
  • XP Logística;
  • Bresco Logística FII;
  • BTG Fundo de Fundos;
  • Kinea Renda imobiliária FII;
  • XP Malls FII Imobiliário.

Eles são indicados como os melhores investimentos para 2020 porque têm garantia real e isenção no Imposto de Renda. Sem contar que, com menos de R$ 100, é possível adquirir cotas de um fundo imobiliário.

Para começar a investir em FIIs, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora que ofereça acesso a essa modalidade de investimento.

Depois, você emite uma ordem de compra e indica o código do fundo em que deseja investir. Em seguida, indique quantas cotas quer adquirir e insira o valor que pretende pagar em cada uma. Tudo bem simples!

Planilha de controle de gastos: qual é o primeiro passo para começar a investir?

Não adianta falar de investimentos se você não mantiver um bom controle financeiro pessoal. Se você mantém apenas um controle mental do quanto ganha e do quanto gasta, cuidado! A ciência já provou que as pessoas costumam falhar nesses momentos.

Por isso, use alguma ferramenta para manter esse registro. Pode ser um aplicativo, uma planilha ou os bons e velhos lápis e papel. O importante é você saber exatamente para onde está indo o seu dinheiro.

E para ajudar nessa tarefa, criamos aqui na Magnetis uma planilha de controle de gastos. Ela ajuda a monitorar as despesas do dia a dia, mostrando se você está no caminho para atingir seus objetivos.

Quais são os primeiros passos para investir em 2020?

Agora que você conhece os melhores investimentos para cada perfil em 2020, está na hora de pensar em termos práticos. Para isso, leve em conta os seguintes pontos.

De quanto dinheiro você precisa para alcançar seu objetivo?

Um bom planejamento financeiro é o segredo das pessoas bem-sucedidas. Por isso, capriche no seu!

É importante ser realista na hora de fazer esses planos. Se você quer comprar um imóvel, por exemplo, pense nos detalhes específicos da sua aquisição:

  • Qual é a localização do imóvel?
  • Qual é o tamanho?
  • Qual estrutura ele oferece?
  • Quais são as comodidades e a infraestrutura do local?
  • Em quanto tempo você quer comprar esse imóvel?

Ninguém conhece seus objetivos financeiros melhor do que você. Esses pontos dão uma boa noção de quanto dinheiro é necessário para comprar o que se deseja.

Por isso, trace uma meta e estipule os valores na planilha de gastos. Assim você consegue alcançar seu objetivo de maneira bem mais rápida!

desafio 52 semanas

Quanto você precisa poupar por mês para alcançar essa quantia?

Investimento é algo que se constrói aos poucos. E quanto antes começar, melhor! Por isso, assim que você souber qual é o preço do seu objetivo, reflita sobre o que é preciso fazer para juntar a quantia.

Será necessário cortar gastos? Encontrar outra fonte de renda? Buscar investimentos mais adequados? Estude qual é a solução mais viável e mantenha o foco. Só assim você vai conseguir chegar onde deseja.

Quais investimentos são os mais adequados para o seu objetivo?

Lembra que falamos sobre o prazo do objetivo? Pois é, aqui ele será muito importante para definir qual aplicação financeira é a mais adequada.

Voltando ao exemplo do imóvel, vamos pensar no seguinte: se você deseja comprá-lo já no ano que vem, não faz sentido investir em ações, por exemplo. Será preciso ter rendimentos mais previsíveis.

Imagine chegar ao momento da compra do seu imóvel sem ter a menor ideia de quanto dinheiro estará disponível para resgate. Por outro lado, se você programar a compra para daqui a cinco anos, por exemplo, já poderá adotar uma estratégia um pouco mais arrojada.

Acontece que, ainda que a bolsa tenha dias ruins no futuro, seu dinheiro já terá rendido de maneira significativa. Desde, é claro, que você adote uma estratégia de diversificação adequada.

Sabemos que dar o primeiro passo não é fácil, por isso estamos aqui para ajudar! E não importa em qual fase do caminho você esteja, saiba que sempre pode contar com a ajuda de especialistas para prosseguir.

Agora que você conhece os melhores investimentos para 2020, que tal entender como um serviço especializado pode ajudar você a conquistar seus objetivos? Baixe grátis o nosso Guia Completo sobre Consultoria de Investimentos e saiba mais!

Mariana Congo

Mari Congo tem paixão por explicar coisas difíceis de forma fácil. É jornalista, educadora financeira, especialista em finanças pessoais e investimentos e gerente de comunicação na Magnetis.

leia mais desse autor