Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Metas para 2020: o que fazer para mudar de vida no ano que vem

Com o fim do ano se aproximando, muitas pessoas já começaram a pensar nas metas para 2020. Mudar de emprego, perder peso, cuidar melhor das finanças pessoais… são várias as demandas.

Mas é comum que esses compromissos fiquem pelo caminho ao longo do ano. Se você tinha metas para 2019, sabe do que eu estou falando.

Mas calma, você não está só! A partir de agora, vamos falar sobre três maneiras objetivas de alcançar o que você deseja no ano que vem.

Dessa forma, você poderá começar o seu ano de 2020 com o pé direito.

Aliás, falando nisso, a Magnetis convida você para um evento online e gratuito que vai te ajudar a colocar em prática as metas para 2020. Clique aqui para ver mais detalhes e fazer a sua inscrição!

O que é mais importante considerar nas suas metas para 2020?

Na hora de planejar os seus objetivos para o ano seguinte, as pessoas costumam colocar para fora todas as suas insatisfações.

Para cada uma delas, elas determinam uma meta genérica: fazer mais isso ou menos aquilo. Mas sabia que o problema está justamente aí?

Vamos pensar um pouco: o que acontece quando você coloca um monte de prioridades na sua lista? São basicamente duas possibilidades:

  1. São tantas coisas que precisam ser feitas que você acaba ficando na inércia, pois é muito difícil colocar todas as mudanças em prática;
  2. Você tenta fazer tudo ao mesmo, mas acaba se enrolando e perdendo o foco dos seus objetivos.

Os dois cenários são bastante ruins, pois eles causam frustração, sofrimento e aquela sensação de incompetência.

Você provavelmente já passou por isso em algum momento, mas não precisa continuar nesse círculo vicioso.

O segredo para não falhar nesse ponto começa já na forma como você determina os seus objetivos. Vamos lá.

3 passos para alcançar suas metas para 2020

1 – Estabeleça uma fila de prioridades

É isso mesmo. Para ter sucesso, você precisa escolher quais demandas vai atacar primeiro.

Você pode estar em uma situação de tamanha angústia que não sabe por onde começar. Mas faça um esforço: o que te causa mais incômodo hoje e o que pode esperar mais um pouco?

Não é preciso ter essas respostas antes do réveillon, desde que você se comprometa a trabalhar nelas assim que as coisas estiverem mais claras.

Para isso, vale tudo: anotar no papel, montar uma planilha e até buscar ajuda profissional para definir o que é importante resolver primeiro.

O ideal é que você tenha no máximo três metas principais para atacar em 2020. Isso te ajuda a evitar a dispersão.

Veja mais: Planilha de controle de gastos – baixe grátis a sua aqui!

2 – Determine qual estratégia você vai usar para chegar ao seu alvo

Aqui está outro erro bastante comum: não pensar em como vamos chegar onde desejamos.

É fácil para alguém dizer que quer alcançar o seu primeiro milhão. Porém, quantas pessoas sabem com clareza como chegar lá?

Essa é a diferença entre quem atinge seus objetivos e quem fica pelo meio do caminho. Por isso, mais uma reflexão é necessária: o que você precisa fazer para endereçar as suas prioridades?

E, de novo, está tudo bem se você não souber por onde começar. Isso significa apenas que o seu primeiro passo será estudar o que precisa ser feito.

Mas cuidado para não se perder no meio de tanta informação que está disponível hoje. Existem várias maneiras de alcançar uma meta e cabe a você determinar o que faz mais sentido para a sua vida.

Assim, é muito importante saber a fundo sobre os assuntos que dizem respeito à meta que você quer alcançar.

Mas também é interessante considerar ajuda especializada para esclarecer qual deve ser o seu caminho.

3 – Acompanhe o seu progresso

Essa é a parte mais difícil. Muita gente simplesmente desiste na hora de colocar os planos em prática porque não acompanha a evolução das suas metas.

Para evitar o problema, determine uma forma simples de monitorar os seus objetivos. Estabeleça uma rotina diária para fazer isso.

Ao criar esse sistema, quebre a sua meta em pequenas etapas. Assim, você facilita tanto o acompanhamento quanto a realização dela.

É por isso que é muito importante reduzir o número de prioridades na sua lista: com menos coisas para se preocupar, você consegue manter o seu foco com mais facilidade.

Dica bônus: como evitar a procrastinação?

A procrastinação é a grande inimiga dos seus objetivos. E uma das principais formas de deixar ela te atrapalhar é acreditar que você precisa ter todas as ferramentas antes de começar a fazer alguma coisa.

Um exemplo simples: imagine que você queira começar a praticar exercícios para ter uma vida mais saudável.

Então, logo no primeiro dia, você abre o seu guarda-roupa e percebe que não tem um par de tênis adequado. O que você faz?

A maioria das pessoas espera ter todos os recursos antes de começar a perseguir um objetivo. Mas a verdade é que isso atrapalha em vez de ajudar.

É claro, ninguém precisa se machucar para começar a praticar atividade física. Mas todos nós precisamos de muita energia e força de vontade para começar a fazer algo completamente novo.

Por isso, se você não tem tudo o que precisa para começar a fazer algo, experimente começar assim mesmo.

Pensar que precisamos disso ou daquilo antes só nos faz perder tempo. Além do mais, à medida em que você for se acostumando com a sua nova rotina, vai entender melhor do que você realmente precisa para seguir em frente.

E quanto ao seu futuro financeiro? Como você está cuidando dele?

Muitas pessoas simplesmente esquecem de cuidar de suas finanças pessoais por falta de tempo ou conhecimento sobre as alternativas disponíveis.

Mas sabia que você pode contar com a ajuda da tecnologia para resolver esse problema?

A Magnetis, por exemplo, é uma gestora digital de investimentos que ajuda as pessoas a cuidarem de seu patrimônio.

Por meio de uma plataforma online, encontramos as melhores aplicações financeiras para os seus objetivos e ajudamos você a não perder o foco.

Quer experimentar? Faça uma simulação gratuita e veja como ficaria a sua carteira de investimentos conosco!

Agora que você sabe como alcançar suas metas para 2020, está na hora de agir! Se você quiser ajuda com os seus investimentos, assine a nossa newsletter! Toda semana, você recebe direto no seu e-mail as principais orientações para fazer os melhores investimentos!

Malena Oliveira

Especialista em Finanças Pessoais e membro do Grupo Consultivo de Educação Financeira da Anbima.

leia mais desse autor