Entenda o que é mindset e veja como reprogramar-se para investir sem medo

por Malena Oliveira

Mindset é uma palavra bastante utilizada hoje em dia, principalmente nos contextos que envolvem desenvolvimento pessoal. Embora muita gente desconheça o significado de tal termo, como ele está ligado à mente humana, faz parte da vida de qualquer pessoa.

Você sabia que boa parte do sucesso ou do fracasso de uma pessoa está relacionada com seu mindset? Assim, quando alguém age sempre do mesmo jeito, mas não sabe os motivos de tal comportamento, é provável que esteja sob a influência de algum estímulo mental.

Quer saber mais sobre como mudar o seu mindset, de modo a obter sucesso nos seus investimentos? Fique conosco para aprender sobre esse conceito e conhecer formas de transformar o seu jeito de pensar e agir. Boa leitura!

O que é mindset?

Ao pé da letra, o termo em inglês “mindset” pode ser entendido como “configuração da mente”. Ainda assim, para facilitar a compreensão, você pode associar essa palavra às expressões “modelo mental”, “leitura de mundo”, “visão de mundo”, “filosofia de vida”, entre outras.

Você já deve ter reparado que, hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é comum que os equipamentos eletrônicos tenham diferentes tipos de configurações. Alguns exemplos são o modo avião dos smartphones, o modo economia de energia dos notebooks e assim por diante.

Por incrível que pareça, o ser humano também tem alguns “modos de pensar e de agir”. Mesmo que não percebam conscientemente, as pessoas nutrem crenças e valores que condicionam seus comportamentos às vezes por toda a vida.

Nesse sentido, tanto conquistas quanto derrotas podem estar ligadas à configuração da mente da pessoa. Em geral, o mindset é construído ao longo da vida de cada um por meio dos ensinamentos dos pais e dos familiares, das influências religiosas, dos aprendizados na escola e na faculdade, das experiências no mercado de trabalho, dos relacionamentos afetivos e amorosos.

Todas essas situações fazem com que o ser humano adquira um conjunto de saberes que passa a nortear a vida dele em sociedade. É importante salientar que nem sempre a pessoa tem um único mindset para todas as áreas da vida. Em alguns casos, ela pode ter um traço de personalidade aventureiro, enquanto, em outros, uma postura mais conservadora.

Seja qual for o mindset em questão, vale ressaltar que é possível alterá-lo. E aqui está a verdade mais poderosa sobre esse assunto: ninguém está destinado ao fracasso, ainda que não tenha tido a formação ou os recursos adequados.

Como você poderá perceber, é possível, sim, abandonar velhos hábitos e construir novos padrões de comportamento. Continue a nos acompanhar e saiba como!

Como reprogramar seu mindset para investir sem medo?

Muita gente sente que patina há muito tempo nas finanças, mas não entende as razões pelas quais isso ocorre. Em diversos casos, seja na hora de poupar, seja no momento de investir, os fracassos estão ligados aos chamados “viéses cognitivos”, que podem funcionar como maneiras distorcidas de enxergar a realidade.

Assim, a pessoa passa a agir de um modo que não a conduz ao sucesso por estar baseada em informações ou valores errados.  Confira, a seguir, algumas dicas de como reprogramar o seu mindset e investir sem medo!

Liberte-se das crenças limitantes

Muitas pessoas deixam de enriquecer devido a crenças limitantes, como “todo rico é desonesto”, “rico não vai para o céu”, “para ganhar bastante dinheiro, é preciso roubar” etc. Saiba que pensamentos desse tipo agem como sabotadores da acumulação de patrimônio.

Afinal, quando sente que está próximo de obter retorno financeiro, o indivíduo simplesmente “dá uma ré” na vida, para não se enquadrar naquilo que ele considera errado.

E como evitar isso? Faça uma releitura das suas principais crenças relacionadas a dinheiro. Saiba que muitos investidores obtêm lucros de forma honesta, ou seja, primeiro, eles poupam e, depois, realizam aplicações financeiras.

Além disso, procure ter pensamentos de abundância, e não de escassez. Por exemplo, em vez de dizer que não pode alcançar uma meta, como uma viagem de férias para o exterior, questione-se sobre o que você pode fazer para cumprir tal propósito.

Desenvolva-se de forma contínua

Imagine um recipiente cheio de bolinhas de borracha, as quais representam os seus conhecimentos, ideias, valores etc. Como tirá-las desse pote, se não há mais espaço lá? Uma maneira é buscar formação contínua, por exemplo, por meio de livros, cursos, palestras, entre outras possibilidades.

Nesse caso, é como se os novos saberes sobre educação financeira fossem outras bolinhas, que seriam colocadas sob pressão no recipiente. Com isso, as crenças antigas seriam obrigadas a sair do “pote da sua mente”.

Sob outra perspectiva, todo esse novo aprendizado serve para você criar um novo repertório de ideias, o qual contribui para a reprogramação do seu mindset.

Tenha bons exemplos para seguir

Uma maneira relativamente rápida de mudar a configuração da sua mente é seguir os exemplos de pessoas que são referência na área em que você almeja se desenvolver. Logo, se você quer aprender a investir melhor, é interessante conhecer as biografias e os métodos de grandes investidores.

Em alguns casos, é possível, ainda, utilizar a Programação Neurolinguística (PNL) para “modelar” (espelhar ou ter como modelo) as características que você admira nos nomes bem-sucedidos da área em questão.

Aprenda a respeito do poder da visualização prévia

Uma das formas de reprogramar o seu mindset para investimentos de um jeito mais rápido é visualizar aquilo que você tem como objetivo financeiro. Por exemplo, há pessoas que imaginam como seria ter a casa dos sonhos, fazer a viagem tão aguardada, possuir o carro desejado há anos etc.

Também existe quem imprima imagens que remetem a esses propósitos e as coloque onde mora, de modo a lembrar constantemente dessas metas. Com isso, o cérebro da pessoa mantém esses pensamentos vivos na mente, o que torna a concretização desses anseios mais provável.

Exercite a disciplina para criar hábitos condizentes com os seus objetivos

Por vezes, você terá que se esforçar bastante para mudar certos comportamentos, principalmente quando eles já fazem parte da sua personalidade há anos. Assim, é importante desenvolver a disciplina para criar hábitos que estejam em sintonia com os seus propósitos financeiros.

Por exemplo, se você quer ser um investidor de sucesso, é necessário que aprenda sobre aplicações, realize determinados tipos de operações, em resumo, “respire” o ambiente ligado ao mercado financeiro. Com isso, você passa a ser harmônico com aquilo que você quer ser.

Afinal, da mesma forma que não pode existir um jogador de futebol profissional que nunca pisou num gramado, também não pode haver um investidor de sucesso que não entende do mercado financeiro. Quer se aprofundar mais sobre como reprogramar o seu mindset? Então, aprenda também a mudar um hábito de forma prática!

Luciano

Malena Oliveira é jornalista especializada em Finanças Pessoais e redatora na Magnetis.

Entenda o que é mindset e veja como reprogramar-se para investir sem medo
5 (100%) 11 votes