Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Como motivar colaboradores além do reconhecimento financeiro?

Você oferece um salário melhor do que o dos concorrentes, mas não entende por que sua equipe continua acomodada ou por quê sua empresa tem um turnover alto? Então está na hora de saber como motivar os colaboradores além do reconhecimento financeiro!

Pesquisadores já apontam, há muito tempo, que pessoas têm diversas necessidades. A Pirâmide das Necessidades do psicólogo americano Abraham Maslow, por exemplo, analisa que manter trabalhadores satisfeitos passa por cinco desejos. São eles: bem-estar físico e mental, segurança emocional e financeira, relacionamentos, reconhecimento e participação em resultados.

E se você for reparar bem, o dinheiro nem está no topo desta pirâmide! Reconhecimento, promoções e senso de pertencimento têm posições muito mais significativas, por exemplo. Inclusive, segundo levantamento da Harvard Business Review com 400 mil trabalhadores nos EUA, esses caminhos podem dobrar a disposição do colaborador em produzir resultados para a empresa. 

Ficou curioso? Então veja, neste post, dicas de como motivar os colaboradores além do reconhecimento financeiro!

Ofereça um plano de carreira

Montar um plano de carreira para os colaboradores consiste em definir as aspirações de longo prazo de cada um na companhia e metas para atingi-las. Depois, a empresa deve monitorar o avanço de cada profissional, para que seja devidamente recompensado quando conquistar esses objetivos.

Um plano de carreira consistente aumenta a transparência de processos seletivos. Sabendo do que precisam para ser promovidos, os colaboradores ganham confiança e são incentivados a usar todo o seu potencial. 

Por isso, encoraje o time a participar de processos seletivos internos. Também é essencial esclarecer os critérios e motivos de promoção dos colaboradores, demonstrando como isso é bom para a empresa.

Disponibilize os gestores para mentorias

Um grande suporte para o plano de carreira é o acompanhamento de líderes. Portanto, deixe profissionais experientes à disposição dos colaboradores para que possam dar feedbacks a seus aprendizes ao longo da trajetória.

É importante que esses líderes sejam acessíveis. Dessa forma, os colaboradores contribuem para o crescimento da empresa e se sentem motivados pela chance de participar da tomada de decisões.

Ofereça benefícios diferenciados

Uma das formas mais eficientes de motivar colaboradores além do reconhecimento financeiro é oferecer benefícios que tragam qualidade de vida.

Por exemplo, enquanto a concorrência garante apenas um plano de saúde, por que não incluir também um plano de previdência privada ou um seguro de vida? Esses benefícios certamente vão garantir a tranquilidade e o conforto dos profissionais.

Para incentivá-los a ter disposição diária para enfrentar os desafios que surgem, é possível, ainda, fazer parcerias com academias. Outro caminho é contratar professores para oferecer aulas de yoga na empresa ou sessões de massagem.

Ministrar cursos de finanças pessoaistambém pode ser uma boa maneira de aumentar a produtividade daqueles colaboradores que são mais preocupados com o orçamento.

Aposte em capacitação técnica

Outro complemento importante a um plano de carreira é proporcionar oportunidades de aprimoramento profissional.

É possível oferecer descontos em livros, cursos e até buscar bolsas de estudo junto a instituições de ensino. Está sem orçamento para negociar descontos? Promova, então, workshops internos com profissionais especializados em diferentes áreas de conhecimento.

Oferecer oportunidades de crescimento profissional para todos os colaboradores é um modo de reduzir desigualdades. Dessa forma, é possível criar um sistema de promoção que seja, de fato, justo.

Crie um ambiente descontraído

De nada adianta oferecer ótimos benefícios e um plano de carreira se o ambiente de trabalho não for saudável. Pressão desproporcional e processos burocráticos, que não dão autonomia para o colaborador, são pontos de atenção. Eles costumam causar estresse e desestimular os indivíduos.

Para isso, eventuais conflitos devem ser monitorados e solucionados o quanto antes pelo gestor para que não contagie e desmotive toda a equipe. Atitudes como incentivar conversas pontuais com o time e rodar pesquisas de clima também ajudam a identificar problemas e propor soluções.

Um escritório bem-localizado — com fácil acesso por meios de transporte público —, boa iluminação e ferramentas de trabalho eficientes também ajudam a ampliar a motivação. É possível até oferecer alguns mimos, como itens de café da manhã, espaço para descanso e sala de jogos.

Banner podcast Papo de Firma

Faça projetos especiais

Que tal criar um programa de happy hour mensal com a equipe, como forma de melhorar as relações dentro da companhia? Ou realizar eventos em que todos possam pensar em novas formas de negócio, propondo soluções para processos? Ou, ainda, oferecer aos colaboradores uma troca temporária de área de atuação, para que todos conheçam colegas e setores diferentes?

Projetos especiais pontuais, periódicos ou de curta duração engajam colaboradores e reciclam a rotina da empresa, mantendo a equipe mais ativa e conectada.

Crie um sistema de premiações

Todo colaborador gosta de ser reconhecido pelo que faz. E isso não deve ser exercitado apenas na hora da promoção. No caminho até ela, esse sentimento pode ser gerado por meio de elogios, folgas, política de home office e até prêmios.

Portanto, uma forma eficiente de motivar os colaboradores além do reconhecimento financeiro é a criação de um sistema de medalhas. Para isso, você pode lançar pequenos desafios, como a solução de um problema. Quem propuser a melhor alternativa ganha uma, sendo recompensado com um vale-presente ou uma folga, por exemplo.

Analise cada ação

É importante criar um plano estratégico para oferecer as ações de incentivo mais adequadas e que terão mais impacto na companhia. Uma forma é medir a taxa de retorno (ROI) de cada ação, verificando qual delas custou menos no orçamento da empresa e engajou mais colaboradores.

Identificadas as melhores ações, elas podem entrar em um planejamento periódico e até ser ampliadas. Agora que você sabe como motivar os colaboradores além do reconhecimento financeiro, o que acha de ficar por dentro de outras formas de aprimorar a gestão? Assine a nossa newsletter e receba diversos conteúdos interessantes na sua caixa de entrada!

Julia Ayres

Julia é jornalista por formação, mas apaixonada por marketing digital, performance e educação financeira. Atualmente, lidera as estratégias de marketing para a área de empresas da Magnetis

leia mais desse autor