Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Você sabe quais são as 7 mulheres mais ricas do mundo?

Com patrimônios que valem bilhões, cada vez mais mulheres estão se destacando no mundo dos negócios. Você sabia que as fortunas das mulheres mais ricas do mundo são maiores do que o PIB de alguns países?

Conhecidas por suas habilidades de liderança, gerenciamento e ativismo, algumas bilionárias se tornaram exemplos para profissionais de diversos ramos.

Inclusive, boa parte dessas mulheres utiliza os altos rendimentos para investir em projetos de caridade. Veja a seguir quais são as mulheres mais ricas do mundo e conheça suas trajetórias profissionais!

1. Françoise Bettencourt Meyers

A francesa Françoise Bettencourt Meyers é neta de Eugène Schueller que, em 1909, fundou a L’Oréal, empresa especializada em produtos de beleza e cosméticos.

Atualmente, em seu portfólio de negócios a L’Oréal conta com marcas como Maybelline, NYX e Urban Decay.

Marcas de luxo como Lancôme, Yves Saint Laurent e Giorgio Armani também são alguns dos nomes de peso.

De 2019 para cá, no entanto, os negócios passaram por dificuldades. A L’Oréal perdeu cerca de 400 milhões de dólares em valor de ações, deixando a fortuna de Françoise avaliada em 48,9 bilhões.

Agora, aos 66 anos, ela caiu para o posto de segunda mulher mais rica do mundo. A fortuna de Meyers foi herdada da mãe, que faleceu aos 94 anos em 2017.

Anteriormente, houve até uma polêmica envolvendo um processo judicial, porém, as duas conseguiram se acertar.

2. Mackenzie Scott

Mackenzie Scott é a ex-mulher de Jeff Bezos, empresário fundador da Amazon, uma das empresas mais lucrativas da atualidade.

Após se separar de Bezos, Mackenzie recebeu cerca de 4% em ações da companhia, o equivalente a 36 bilhões de dólares.

Assim, tornou-se, imediatamente, a 4ª mulher mais rica do mundo. Mackenzie já usou seu dinheiro para doar 1,7 bilhão de dólares a projetos de caridade e fundos filantrópicos.

3. Alice Walton

A primeira bilionária da lista de mulheres mais ricas do mundo é Alice Walton. Sua fortuna está avaliada em cerca de 54,4 bilhões de dólares, de acordo com a Forbes.

Recentemente, Walton viu sua conta bancária aumentar 23% após uma alta nas ações do negócio que herdou da família — a rede de supermercados Walmart.

Aos 70 anos, a filha de Sam Walton, fundador do Walmart, não quer ter envolvimento com o dia a dia da companhia.

Ela dedica seus esforços pessoais a programas de caridade com foco em educação, muitos deles criados por uma fundação familiar do pai.

4. Julia Flesher Koch

Aos 57 anos e com uma fortuna avaliada em 38,2 bilhões de dólares, Julia Flesher Koch também é novata na lista de mulheres mais ricas do mundo.

Ela ocupa o posto de 3º lugar. Medalha de bronze, mas não por uma causa agradável: seu marido David Koch, um dos responsáveis pela Koch Industries, faleceu em 2019.

David deixou grande parte de sua fortuna à esposa e filhos. Atualmente, Julia é detentora de 42% das ações do conglomerado especializado em produtos químicos.

A Koch Industries surgiu como uma indústria petrolífera, porém, a visão dos responsáveis fez com que se tornasse um dos maiores conglomerados norte-americanos.

Hoje, a empresa trabalha com fertilizantes, fibras, gás, papel, petróleo, energia, entre outros. É também uma das maiores empresas de capital fechado dos Estados Unidos.

5. Jacqueline Mars

Jacqueline Mars foi eleita em 2019 pela revista Forbes como a 33ª pessoa mais rica do mundo.

Ela é proprietária da Mars, produtora de doces fundada em 1911 pelo seu avô Frank C. Mars. Atualmente, sua fortuna acumulada está em torno dos 27 bilhões de dólares.

Jacqueline integrou o conselho de diretores da Mars — que produz chocolates como Twix, Snickers e M&Ms — até 2016.

Desde então, o líder do conselho administrativo é o filho de Jacqueline, Stephen Badger.

Atualmente, a empresa é uma das maiores companhias de capital fechado dos Estados Unidos, empregando mais de 70 mil colaboradores.

Aos 81 anos, Jacqueline mantém uma fazenda que cria cavalos para competição olímpica, no Estado da Virgínia (EUA).

6. Laurene Powell Jobs

Laurene Powell Jobs é uma das mulheres mais ricas do mundo e utiliza a sua fortuna para ajudar estudantes com poucos recursos.

Ela é diretora da Emerson College, uma instituição especializada em empreendedorismo e causas sociais.

Laurene é mais conhecida por ser viúva de Steve Jobs e ter herdado a participação do marido na Apple e no grupo Disney.

Sua fortuna é estimada em 28 bilhões de dólares, mas ela afirmou ao New York Times que não tem interesse em construir um império.

Segundo a empresária, ela tem planos de doar todo o seu dinheiro, já que não pretende passar sua herança adiante.

7. Abigail Johnson

Abigail Johnson tem um patrimônio estimado em 15,6 bilhões de dólares, segundo o ranking da revista Forbes.

Ela é CEO da Fidelity desde 2014, quando assumiu o lugar do pai, Edward Ned Johnson III. Essa é uma gigante na área de gestão de fundos e foi criada pelo avô de Abigail em 1940.

A companhia presta serviços de gestão, investimentos, corretagem, liquidação de valores mobiliários e outros.

Além disso, Abigail gerencia a empresa responsável pelas atividades internacionais do grupo, intitulada Fidelity International (FIL).

Johnson é uma das mulheres mais ricas do mundo e a primeira a integrar o Financial Services Forum.

Ela também faz parte do conselho de administração da Associação dos Mercados Financeiros e do Mercado de Valores.

O patrimônio dessas mulheres foi conquistado, principalmente, pela realização de bons investimentos. Elas servem como fonte de inspiração para qualquer pessoa que busca independência financeira e rendimentos mais vantajosos.

Para construir um patrimônio de acordo com os seus objetivos, é necessário planejamento e organização. Logo, ter uma carteira de investimentos diversificada pode ser o primeiro passo para alcançar o sucesso financeiro.

Mesclar renda fixa com renda variável é uma estratégia eficaz a quem pretende construir um patrimônio em longo prazo. E agora que você já conhece as mulheres mais ricas do mundo e suas trajetórias profissionais, aprenda mais sobre juros compostos. Entender como funciona o cálculo será de grande valia ao verificar os rendimentos de vários tipos de aplicações!

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor