X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você sabe o que é o 401k? Conheça esse benefício tão comum nas empresas americanas

Desde sua criação em 1978, o 401k tornou-se um dos mais populares planos de previdência dos Estados Unidos. Muitas pessoas dependem do dinheiro que investiram nesse plano para aproveitar os anos de aposentadoria. Porém, você sabe o que é o 401k e como ele funciona? 

O 401k é um fundo que permite ao colaborador mover parte de seu salário para um investimento de longo prazo. Esse plano apresenta vários benefícios, como incentivos fiscais, limites altos de contribuição em valores e idade, flexibilidade, entre outros.

Neste artigo, você saberá como o 401k funciona, os principais benefícios, as diferenças da previdência privada brasileira e quais empresas oferecem esse plano no Brasil. Confira a seguir!

O que é o plano de aposentadoria 401k?

O plano 401k foi criado pelo congresso norte-americano em 1978 com o objetivo de incentivar as pessoas a economizar dinheiro para a aposentadoria. Nessa época, a Lei de Reforma Tributária foi aprovada e autorizou a criação de um plano previdenciário com menos impostos para colaboradores de empresas privadas.

O plano foi chamado de 401k em virtude do número de seção (401) e parágrafo (k) no Código de Receita Interna (Internal Revenue Code). 

Quem é beneficiário do plano 401k pode retirar o valor total sempre que quiser. Porém, se o colaborador usar o dinheiro antes dos 59 anos de idade, terá que pagar uma multa de 10% à Receita Federal. Entretanto, se a pessoa tiver uma exceção qualificada (qualifying exception), não precisará pagar multa. Essa exceção geralmente é concedida para quem precisa pagar despesas médicas não reembolsáveis, por exemplo. 

No plano 401k, a pessoa pode controlar como o dinheiro é investido. A maioria dos planos oferece uma dispersão de fundos mútuos compostos por ações, títulos e investimentos no mercado monetário. Negociar papéis na bolsa de Nova York, por exemplo, é uma alternativa válida e até recomendada. 

Como funciona o 401k?

O 401k é um plano de aposentadoria que permite que um colaborador utilize parte de seu salário para investimentos de longo prazo. Esse plano é chamado de qualificado porque é elegível para benefícios fiscais especiais sob as diretrizes do Departamento de Defesa Federal norte-americano (IRS). 

Os planos qualificados apresentam duas versões: contribuição definida ou benefício definido. O 401k é um plano de contribuição definida, ou seja, o saldo disponível é determinado pelas contribuições feitas ao plano e pelo desempenho dos investimentos.

A empresa contratante pode cobrir uma parte dessa contribuição, mas isso não é obrigatório. Os ganhos do plano tradicional 401k não são tributados até que o colaborador retire todo o dinheiro, geralmente após a aposentadoria. 

É possível depositar até 15% do salário na conta mensalmente, mas essa quantia pode ser limitada pela empresa. O IRS também estipula um limite para esses fundos — não é possível ultrapassar a quantia de 18.500 dólares por ano. 

Em resumo, o 401k consiste em aplicar o dinheiro que deveria ser retido na fonte para pagar o Imposto de Renda. Assim, em vez de pagar imposto, o valor é redirecionado para um investimento de longo prazo, que não sofre nenhuma taxa até sua retirada.

Quais são os benefícios do 401k?

O plano 401k oferece diversos benefícios para empresas e colaboradores. Veja a seguir quais são as principais vantagens para cada uma das partes envolvidas.

Benefícios do plano 401k para empresas

  • Créditos tributários e outros incentivos para iniciar um plano podem diminuir custos;
  • um bom plano de previdência pode atrair e motivar colaboradores;
  • os ativos do plano são isentos de tributos;
  • estão disponíveis várias opções de planos flexíveis;
  • as contribuições da empresa são deduzidas dos impostos.

Benefícios do plano 401k para colaboradores

  • Mais segurança financeira na aposentadoria;
  • é fácil fazer contribuições por meio de deduções na folha de pagamento;
  • as contribuições dos colaboradores podem reduzir o lucro tributável atual;
  • contribuições e ganhos de investimento não são tributados até serem distribuídos;
  • receber juros compostos ao longo do tempo permite que pequenas contribuições regulares aumentem a soma que será retirada na aposentadoria;
  • ativos de aposentadoria podem ser transferidos de uma empresa para outra.

Quão comum é o 401k nas empresas americanas?

Os benefícios corporativos têm ganhado muita atenção nos últimos anos para os trabalhadores americanos. Tanto é que um levantamento da Glassdoor mostrou que 57% dos profissionais americanos vêem como um fator decisivo o pacote de benefícios de uma empresa ao considerar um processo seletivo. E entre os benefícios corporativos mais desejados pelos americanos estão os planos de previdência, ou 401k.

Dados de uma pesquisa da Society of Human Resource Management (SHRM) mostram que 71% dos profissionais americanos valorizam empresas que possuem esse tipo de incentivo. Ele fica atrás apenas de planos de saúde (95%). Mas está muito a frente de auxílio educação (17%), benefícios de bem-estar (11%) e flexibilidade de horários (29%).

Por isso, cerca de 65% das empresas privadas americanas oferecem um plano de 401k para seus colaboradores – sejam eles com ou sem contribuições adicionais.

Banner da Planilha de Simulação de Previdência B2B

Qual é a diferença entre o 401k e a previdência privada brasileira?

Existem algumas diferenças entre as regras da previdência privada brasileira e as do plano 401k. Na previdência privada brasileira, é possível retirar o dinheiro a qualquer momento. Quanto mais tempo o dinheiro estiver no fundo, maior será o retorno de investimento. Porém, se o resgate for realizado muito cedo, as alíquotas de impostos serão maiores. 

No 401k, se a pessoa retirar o dinheiro antes dos 59 anos, terá que pagar não somente os impostos, mas também uma multa de 10%. Ademais, no 401k a cobrança de impostos é progressiva, e os modelos de contribuição são similares aos do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) brasileiro. 

Geralmente, o rendimento da previdência privada no Brasil segue o valor do CDI. Já nos Estados Unidos, como o fundo é supervisionado pela empresa contratante, é comum contratar gestores para administrar o 401k. Eles enviam atualizações por e-mail sobre o plano, apresentam a rentabilidade e ajudam nas solicitações dos colaboradores. 

Quais empresas oferecem o 401k a seus colaboradores?

Algumas empresas multinacionais oferecem o 401k como benefício para colaboradores brasileiros. Veja quais companhias são adeptas do plano de previdência privada norte-americano:

  • Google;
  • Coca-Cola Company;
  • Adobe;
  • Bayer;
  • Netflix;
  • Microsoft.

Agora você já sabe como funciona o plano 401k, conhece os benefícios e as regras do fundo previdenciário americano. Então que tal conhecer mais sobre Wall Street? Saiba qual é a história dessa famosa rua e veja por que ela se tornou tão popular em todo o mundo!

Julia Ayres

Julia é jornalista por formação, mas apaixonada por marketing digital, performance e educação financeira. Atualmente, lidera as estratégias de marketing para a área de empresas da Magnetis

leia mais desse autor