Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

O que é Payroll e sua influência na economia?

O mercado financeiro é composto por uma série de indicadores. Eles servem para analisar dados e acompanhar o desempenho dos investimentos e da própria economia. Aqui no Brasil, temos o PIB, o Ibovespa, a Taxa Selic entre outros. Quando olhamos para a economia mundial, um dos principais índices é o Payroll. 

Sabemos que a economia é globalizada, dessa forma qualquer impacto local, gera influência outros países. No entanto, quando analisamos a partir dos Estados Unidos, essa influência é ainda mais marcante. 

Por isso, entender como analisar o Payroll é essencial para investidores. Afinal, boa parte do que acontece nos Estados Unidos afeta seus investimentos e a rotina econômica de todo o Brasil.  

Continue nesse artigo e entenda todos os detalhes do Payroll, assim como sua importância para os investimentos. 

análise de investimentos

O que é Payroll?

O Payroll, que também é chamado de Nonfarm Payroll nos Estados Unidos, é um relatório que apresenta dados sobre a atividade empregatícia nos EUA. Ele contém informações sobre a folha de pagamentos, desemprego, faixas salariais e toda força de trabalho das pessoas que exercem atividades profissionais no país. 

Vale destacar que esse relatório não inclui atividades agrícolas, profissionais de organizações sem fins lucrativos, autônomos e ainda militares e trabalhadores de agências e empresas governamentais.

Quando o Payroll é divulgado?

O Payroll é um indicador mensal. Dessa forma, geralmente, ele é divulgado na primeira sexta-feira do mês. Entretanto, há situações, sobretudo por conta de feriados e eventos extraordinários, em que é lançado apenas na segunda sexta-feira do mês. 

A agência governamental Bureau of Labor Statistics (BLS) é a responsável por lançar esse relatório mensalmente. Geralmente, a agência solta o relatório às 8h30, horário de Washington, ou seja, às 10h30 no horário de Brasília. 

Como funciona o Payroll?

O Payroll é um relatório que mostra a evolução de uma série de índices relacionados ao trabalho de quem mora nos Estados Unidos. Assim, as principais informações apresentadas são:

  • número de novos postos de trabalho criados no último mês;
  • setores econômicos que mais criaram novos postos de trabalho; 
  • classe social mais afetada pelos novos postos de trabalho e de pessoas afetadas pelo desemprego;  
  • faixa etária dos pessoas empregadas e desempregadas; 
  • região do país em que mais se gera empregos e região que mais sofre com o desemprego; 
  • taxa de desemprego;
  • média salarial dos profissionais, de acordo com a hora trabalhada; 
  • quantidade de horas trabalhadas por semana;
  • índice da balança comercial.

Qual a importância do Payroll para a economia?

Os números divulgados mensalmente no Payroll são fundamentais para o cálculo do PIB (Produto Interno Bruto) americano. Além disso, o payroll também serve como um termômetro para a economia americana, indicando movimentos do governo americano sobre taxa de juros e outras iniciativas econômicas. 

Por conta disso, a moeda americana é uma das mais influenciadas pelo resultado do Payroll. Por exemplo, o dólar tende a se valorizar quando o resultado demonstra um aumento médio do salário do trabalhador americano. 

Com base nesse relatório é possível entender como está a situação das empresas norte-americanas. De uma forma geral, um resultado positivo demonstra que as companhias estão crescendo e realizando novas contratações. 

Esse fator é fundamental para que o consumo cresça, afinal, representa mais capital no bolso das pessoas, afetando positivamente a economia local e, consequentemente, mundial, afinal muitas empresas são globais.

Consequências recentes do Payroll

No Payroll divulgado no começo de abril, conseguimos acompanhar os impactos reais da pandemia do coronavírus na economia americana. De acordo com o relatório, os EUA sofreram com a perda de 701 mil postos de trabalho em março de 2020. 

Esse número se aproxima do pior cenário já visto. Em 2008, os impactos da crise econômica mundial geraram perda de mais de 800 mil postos de trabalho. Para completar, a taxa de desemprego em março de 2020 subiu de 3,5% para 4,4%, é a primeira vez que essa taxa sobe desde 2010. 

Outro número que reflete a situação é relacionado com o número de pedidos do auxílio-desemprego. Com toda a situação, os Estados Unidos bateram o recorde, chegando a 6,648 milhões pedidos. 

Qual a importância do Payroll para os investimentos?

Mesmo sendo considerado um dos principais indicadores dos EUA, a principal movimentação que acontece na Bolsa de Valores do Brasil se dá por conta da especulação. 

Logo após a divulgação do Payroll, é comum encontrarmos investidores interessados em aproveitar a grande movimentação da Bolsa para realizarem operações de curto prazo. A especulação costuma ser predominante nesse momento, abrindo oportunidades de trades rápidos. 

Entretanto, a tendência é que, após um certo tempo, o mercado como um todo absorva os números e isso se torne mais um fator de influência nos investimentos. Assim, a dica é acompanhar o relatório e entender os padrões para que seja possível identificar as possibilidades para o futuro. 

Portanto, podemos dizer que o Payroll impacta ações e ativos no curtíssimo prazo, mas que no longo prazo esses impactos são dissolvidos. 

O que fazer em dia de Payroll?

Como falamos, a movimentação do mercado em dia de lançamento do relatório é grande. Investidores iniciantes tendem a agir com ansiedade diante da expectativa e das reações do mercado aos dados informados. 

Nesse momento, é comum encontrarmos pessoas que obtêm ganhos altos com essa especulação, no entanto, também encontramos perdas elevadas. Afinal, é um momento de muita volatilidade. 

Como uma das principais características necessárias para quem investe é o controle emocional, nesse momento ele é ainda mais importante. É preciso ter cautela para evitar uma decisão que pode representar um grande prejuízo. 

Por isso, é recomendado que você invista com o auxílio de uma consultoria de investimentos. Essa ajuda é fundamental para você entender os movimentos do mercado e analisar se um determinado ativo é realmente adequado ao seu perfil e objetivos. Além de tudo, essa consultoria também é importante para você entender os riscos, principalmente, em momentos como o de divulgação de um payroll. 

Quer saber mais sobre outros fatores que, assim como o Payroll, impactam seus investimentos? Faça nosso curso grátis sobre investimentos e veja agora mesmo com o que você deve acompanhar. 

Mariana Congo

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

leia mais desse autor