O que é PNL e como ela pode ajudar você a lidar melhor com seu dinheiro?

por Malena Oliveira | 23/04/2019

O que é PNL e como ela pode ajudar você a lidar melhor com seu dinheiro?

Sabia que muitas pessoas não estão conseguindo juntar dinheiro para conseguir alcançar o sucesso financeiro? Como resultado, sentimentos de preocupação acabam ocupando bastante espaço na vida. 

É esse o seu caso? Se você chegou à conclusão de que precisa organizar melhor as suas finanças para poupar para o futuro, saiba que a Programação Neurolinguística, também conhecida como PNL, pode te ajudar bastante.

A PNL é uma forma de aperfeiçoar a si mesmo, de modo a alcançar aquilo que se deseja, inclusive quando o assunto é dinheiro. Continue a leitura para entender mais a fundo o que ela tem a ver com as suas finanças pessoais!

O que é PNL?

Por volta da década de 1970, o linguista John Grinder e o psicólogo Richard Bandler desenvolveram a metodologia conhecida como Programação Neurolinguística (PNL), a fim de propor métodos para a criação de comportamentos.

Essa mudança é possível a partir da alteração das crenças que as pessoas adquirem desde a infância. Muitas dessas crenças são limitadoras e impedem que esforços resultem em sucesso. A PNL oferece maneiras de mudar esses padrões de pensamento, a fim de transformar comportamentos, sempre de maneira positiva.

Essa metodologia permite alcançarmos nossas metas, à medida que eliminamos de nossa mente os conjuntos de pensamentos que boicotam nossos projetos. Ela pode ser comparada a uma reprogramação, já que se trata justamente de reprogramar a mente para pensar de forma positiva.

Quais são alguns mitos e verdades associados à PNL?

Muito se fala a respeito da PNL. Então, tire agora suas dúvidas sobre o que é mito e o que é verdade a respeito dessa prática:

Hipnose e PNL são a mesma coisa

Isso é um mito. É comum que profissionais da PNL pratiquem a hipnose. Entretanto, a PNL não requer que a pessoa seja hipnotizada. Ou seja, todo o processo de reprogramação é feito sem que o interessado precise estar em transe.

As técnicas de PNL são únicas para cada indivíduo

É verdade. Pode haver variações na execução das técnicas, dependendo de quem está praticando. Afinal, cada pessoa é única. Cada um tem seu próprio conjunto de experiências, suas próprias necessidades e seus ideais.

A PNL está fundamentada na linguagem

Sim, é verdade. É claro que, quando se fala em linguagem, isso vai além da comunicação verbal. Inclui também os pensamentos, nossas atitudes e até nossa expressão corporal. É possível nos comunicarmos com o nosso inconsciente por meio de todos esses métodos.

Só terapeutas podem aplicar a PNL

Essa afirmação é um mito. É verdade que, até algum tempo atrás, só terapeutas podiam aplicar a PNL. Porém, hoje em dia profissionais de Coaching também utilizam essas técnicas, a fim de dar orientação pessoal e profissional e ajudam pessoas a alcançarem ótimos resultados.

Como a PNL pode influenciar a sua vida financeira?

À medida que amadurecemos, acabamos criando crenças limitadoras que impedem a conquista de metas financeiras e, consequentemente, o bom uso do dinheiro. É por isso que muitas pessoas, embora tenham um bom salário, simplesmente não conseguem se planejar pensando no futuro.

Alguns dizem a si mesmos que juntar dinheiro é difícil e que simplesmente não conseguirão fazer isso. Dessa forma, acabam gastando mal os seus recursos, sem destinar certa quantidade para a realização de projetos futuros.

Assim, a PNL pode ser muito útil para que você elimine da mente quaisquer crenças que podem te prejudicar financeiramente.

Quais técnicas de PNL podem ajudar a lidar melhor com o dinheiro?

Agora que você já teve uma visão geral da PNL, talvez esteja com a curiosidade de conhecer algumas técnicas que ajudem a lidar melhor com o dinheiro. 

Técnica da mudança comportamental

Na PNL, o posicionamento e a movimentação dos olhos, aliados à imaginação de cenas específicas, são capazes de reprogramar o padrão de pensamentos, desde que os exercícios sejam repetidos diariamente. 

Olhar para baixo permite ter maior consciência das sensações e emoções, ao ponto que olhar para cima facilita a visualização de determinada cena ou imagem.

Direcione seus olhos para baixo e à esquerda e pense um pouco sobre quais são seus objetivos. Será que você deseja ter segurança financeira? Ou sua maior preocupação é ter dinheiro o suficiente para pagar algum objetivo específico?

Então, olhe para cima, à direita, e crie uma imagem de você mesmo alcançando esse objetivo. Talvez possa tentar se lembrar de outra ocasião em que teve um sucesso similar ou até mesmo imaginar alguém que já tenha alcançado uma meta parecida.

Ainda mantendo os olhos direcionados para cima, mova-os para a esquerda e para direita, ao mesmo tempo em que se imagina cumprindo uma etapa do projeto. Entre na imagem, dirija seus olhos para baixo e preste atenção ao seu sentimento. Repita esse exercício todos os dias.

Técnica da visualização criativa

Providencie um painel onde você possa afixar papéis e desenhar. Pode ser algo bem simples, desde que seja colocado onde possa ser facilmente visualizado todos os dias. Desenhe um círculo e corte-o em quatro partes.

Agora vem a parte interessante. Encontre imagens relacionadas com o seu objetivo e cole-as em cada um dos quadrantes. Junto de cada recorte, escreva detalhadamente aquilo que você quer alcançar. Porém, o segredo desse exercício está na visualização regular do painel.

Não permita que a correria da rotina impeça você de prestar atenção nesse quadro diariamente. Quando passar por ele, tire alguns segundos para se concentrar nas imagens e nas descrições. Repetindo essa técnica por vários dias, sua mente será gradualmente reprogramada, abandonando as crenças limitadoras.

Neste artigo você teve a oportunidade de conhecer a PNL e entender como ela pode ser de ajuda em lidar com o dinheiro. Se algumas crenças limitadoras estão arraigadas em sua mente, é muito bom saber que é possível eliminá-las com a ajuda de diversas técnicas. O importante é usar bem o dinheiro e garantir segurança para você e sua família.

Já que estamos falando sobre reprogramar a mente, que tal se informar um pouco mais sobre isso? Então, leia o artigo “Entenda o que é mindset e veja como reprogramar-se para investir sem medo”.

Luciano

Malena Oliveira é jornalista especializada em Finanças Pessoais e redatora na Magnetis.

Avaliar o post