Você sabe o que é uma consultoria de investimentos automatizados? Descubra aqui!

por Vinicius Maeda

Se você tem pesquisado sobre onde investir seu dinheiro, já deve ter ouvido falar da consultoria de investimentos automatizados. Se ainda não, saiba que essa é uma alternativa para quem busca comodidade e segurança em suas aplicações financeiras. Mas, afinal, do que se trata esse tipo de serviço?

Um serviço de investimento automatizado - também conhecido como automated investment service ou robô advisor - é um tipo de plataforma online que utiliza tecnologia para facilitar de ponta a ponta o processo de fazer uma aplicação financeira. Esse tipo de serviço envolve desde a elaboração da estratégia ao monitoramento e rebalanceamento dos investimentos.

Os principais benefícios de investir com a ajuda de uma consultoria de investimentos automatizados são:

  • imparcialidade nas recomendações: a remuneração de uma consultoria de investimentos é um percentual do patrimônio aplicado, e não uma comissão sobre os produtos financeiros vendidos. Logo, isso evita o clássico caso do gerente que empurra uma aplicação financeira em alguém apenas para bater uma meta - o chamado conflito de interesses;
  • custo mais baixo: esse tipo de consultoria geralmente presta serviços online, o que diminui custos com pessoal e, consequentemente, as taxas para seus clientes.

Vamos conhecer agora mais detalhes sobre como funcionam esses serviços e quais são as principais consultorias de investimentos automatizados do mercado.

Como funciona uma consultoria de investimentos automatizados?

Em linhas gerais, a equipe gestora das aplicações programa o algoritmo da ferramenta de automação segundo determinada metodologia de diversificação de de investimentos.

Então, em acordo com o perfil do investidor (que é uma combinação entre seus objetivos, tolerância a riscos, montante disponível, expectativa de retorno e outras variáveis), são feitas sugestões de alocação desses ativos.

Em geral, o modelo matemático utilizado pelos robôs de investimento na elaboração da carteira se apoia nos conceitos da Teoria Moderna do Portfólio — ou teoria Markowitz, em homenagem a seu idealizador, Harry Max Markowitz, cujo estudo lhe rendeu o Prêmio Nobel de Economia em 1990.

Uma vez que a sugestão automática é validada pelo usuário, as ordens de investimento já ficam preparadas para os próximos passos: abrir uma conta e começar a investir.

Quais as vantagens de uma consultoria desse tipo?

Na prática, as consultorias de investimento automatizado fazem o trabalho que comumente é feito pelos gerentes de banco e demais consultores de investimento.

Sendo assim, quem não confia totalmente na gestão desses profissionais ou simplesmente não está disposto a participar de reuniões periódicas para decidir cada ação financeira tem a chance de recorrer a consultorias desse tipo e ficar tranquilo, sobretudo, se as expectativas de retorno forem em longo prazo.

Confira outras vantagens das consultorias de investimento automatizado.

Baixo custo de investimento

Principalmente porque não demanda a interação direta de agentes financeiros, como falamos acima, a opção automatizada de aplicações acaba sendo mais econômica para o investidor. Mesmo que seja 1% de economia, por exemplo, em longo prazo, isso representará uma diferença expressiva sobre a performance de qualquer investimento.

Segurança da diversificação bem-feita

Antes dos robôs, realizar uma boa diversificação não era tarefa simples.

A diversificação da carteira protege o investidor contra perdas ao longo do tempo, na medida em que visa equacionar desvalorizações de alguns ativos por meio da valorização de outros.

Quanto maior for o capital investido, maior deve ser a diversificação aplicada sobre ele. Afinal, por que não distribuir todos os ovos em várias cestas diferentes?

Economia de tempo do investidor

Blindado por alta tecnologia e ágil suporte digital, nenhuma pessoa precisa mais passar horas absorvendo informações e estudando cenários para decidir a melhor maneira de investir seu capital. As consultorias de investimento automatizado resolvem rapidamente essa dor que sempre foi comum entre os investidores de modo geral.

Rebalanceamento automático

Se o desempenho da carteira ao longo do tempo se distanciar dos resultados planejados, o robô-investidor é capaz de identificar esse evento e realizar um rebalanceamento de ativos, a fim de melhorar os ganhos futuros pela correção de distorções na alocação anterior.

Como o monitoramento da carteira é frequente, mesmo que não ocorra esse distanciamento entre resultados, a cada um ou dois semestres é comum haver rebalanceamento automático, trazendo, como sempre, total tranquilidade para o investidor.

Sem conflito de interesses

O conflito de interesses ocorre quando a decisão de alocação das classes de ativos propicia mais vantagens ao agente financeiro do que ao investidor, dono do capital.

Apesar de o modelo automatizado das consultorias também ter humanos por trás de todos os procedimentos de investimento, ele é elaborado para priorizar o comissionamento do investidor, e não das instituições.

Blindado quanto a erros de intuição

Aplicadores com pouca experiência, além de conflito de interesses, podem também se deparar com decisões embasadas, sobretudo, na intuição do gestor do capital, o que aumenta os riscos das transações e torna o investimento mais vulnerável a oscilações negativas do mercado.

Já quem opta pela consultoria automatizada conta com o apoio de modelos matemáticos inteligentes que maximizam as chances de a escolha do portfólio de ativos ser bem-sucedida.

Renovação automática de títulos

São geradas todas as operações necessárias para renovação das aplicações na data de vencimento dos títulos de renda fixa. Assim, é calculado automaticamente o volume de investimento para cada título, de modo que não seja ultrapassado o limite de garantia do FGC.

Portanto, agora que você aprendeu um pouco mais sobre consultoria de investimento automatizado, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre os robôs advisors? Vamos lá!

O que são os robôs advisors?

Assim como nas partidas de xadrez contra o computador — em que a máquina processa milhares de jogadas por segundo e decide, quase sempre, melhor que os humanos —, os robôs advisors elaboram rapidamente potentes estratégias de investimento e monitoram de perto o desempenho de cada centavo aplicado.

O sucesso desses robôs tem sido tão grande mundo afora, que se estima que, até 2020, haverá movimentação de mais de 2 trilhões de dólares em investimentos automatizados.

A fim de surfar nessa próspera onda tecnológica, grandes empresas financeiras passaram a prestar serviços de consultoria automatizada, e outras surgiram dedicadas exclusivamente ao novo conceito de aplicações online.

Betterment

Mundialmente reconhecida como a pioneira em consultoria de investimentos automatizados, a Betterment foi criada por dois sócios do mercado financeiro, em 2010, e desde então está sediada em Nova York, com a missão de maximizar os resultados de seus clientes.

A Betterment, diferentemente da maioria das empresas do ramo, não exige quantia mínima para começar a investir, de modo que o investimento inicial é livre. Além disso, ela oferece consultoria financeira online em diversas áreas, como seguros e aposentadoria.

Wealthfront

Fundada em 2011 e principal concorrente da Betterment, a startup do Vale do Silício Wealthfront nasceu com a proposta de trazer rentabilidade e comodidade para investidores.

Depois de ser a primeira empresa desse segmento a acumular 1 bilhão de dólares em ativos de clientes sob sua gestão (anos atrás), a empresa norte-americana gere atualmente mais de 11 bilhões de dólares, e assim tem cumprido sua ideia original de democratizar o acesso às oportunidades mais sofisticadas e bem elaboradas de investimentos — que, até então, eram relegadas a especialistas do mercado.

Wealth Simple

Já a canadense Wealth Simple, que foi fundada em 2014 e fica em Toronto, veio com a proposta de aproximar os millennials (a geração da internet, composta por nascidos após o ano 2000) do mundo dos investimentos.

A ideia da empresa é que seus clientes possam manter seu capital aplicado e rendendo no piloto automático, sob a supervisão de especialistas amparados pelo que se tem de mais moderno em tecnologia.

Atualmente, a Wealth Simple tem cerca de 100 mil clientes e mais de 2,5 bilhões de dólares em investimentos.

Outras plataformas de investimento online de renome poderiam ser citadas aqui (como SigFig, MarketRiders, Nutmeg, FutureAdvisor etc.), mas, a título de exemplo, destacaremos apenas essas três já citadas.

Magnetis

A Magnetis é a maior empresa da América Latina no segmento de robô advisor. Somos uma gestora de recursos licenciada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e oferecemos um serviço focado em montar carteiras sofisticadas e acessíveis: hoje, é possível investir conosco a partir de R$ 1 mil.

Todo o processo de recomendação de investimentos é feito online. Basta fazer uma simulação em nosso site ou aplicativo, indicando seus objetivos e falando um pouco sobre o seu perfil. A partir daí, você vai receber o plano de investimentos mais adequado para o que você deseja.

Como esses robôs funcionam?

O funcionamento dos robôs advisors consiste em três pilares básicos:

  • coleta de informações: a empresa colhe informações-chave do investidor — por exemplo, momento e objetivo financeiros;
  • sugestão de portfólio: com base nas informações levantadas na etapa anterior, uma estratégia é elaborada e submetida à avaliação do usuário;
  • formalização do investimento: quando a pessoa está satisfeita com seu plano, pode começar a investir imediatamente em seus objetivos.

Agora que você entende melhor o que é uma consultoria de investimentos automatizados e como o robô advisor pode ajudar em seus investimentos, que tal entender mais sobre a importância da diversificação para as suas aplicações financeiras? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo. Se tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar a sua experiência, deixe aqui o seu comentário!

Vinicius Maeda

Vinicius Maeda é Diretor de Relações com Investidores da Magnetis.

(Post originalmente publicado em abril de 2016)

Você sabe o que é uma consultoria de investimentos automatizados? Descubra aqui!
4.5 (90.59%) 17 votes