O que fazer antes dos 30 anos? Confira 7 dicas

por Mariana Congo | 17/12/2018

o que fazer antes dos 30 anos

Saber, com certa antecedência, o que fazer antes dos 30 anos pode ser uma forma de você aproveitar mais a vida pessoal e evitar arrependimentos futuros.

Muitas vezes, os indivíduos só “descobrem” que deveriam ter cumprido determinada lista de itens na fase de juventude quando já estão com 35 ou 40 anos. Nessa época, é comum eles já estarem casados, com filhos e, possivelmente, sem tempo suficiente para colocar em prática vontades ou desejos.

Se você ainda não rompeu a barreira dos 30, saiba que existe uma série de atividades que você pode fazer para viver ao máximo do seu potencial. Topa o desafio? Confira, 7 dicas sobre o que fazer antes dos 30 anos!

1. Aprender um novo idioma

Falar outra língua hoje em dia não só é um diferencial no mercado de trabalho, como também uma chave para abrir portas no exterior. Ao dominar um segundo idioma, a pessoa pode viajar para outros países e ter uma experiência muito mais bacana do que se participasse apenas de um roteiro turístico com guia.

Afinal, a possibilidade de falar a língua dos nativos do lugar permite que o viajante conheça melhor as pessoas e até faça amizades, sem contar que é possível negociar de igual para igual com vendedores.

Como aprender um novo idioma não é algo tão rápido assim, quanto antes você iniciar os estudos de outra língua, antes você se tornará fluente e, assim, poderá usufruir dos benefícios desse diferencial.

2. Passar mais tempo com seus pais e avós

Em geral, na fase de adolescência, o jovem quer se ver livre dos pais e avós, justamente para demonstrar independência. Com o tempo, ao se tornar “dono do próprio nariz”, ele percebe que a vida não é tão fácil assim, já que precisa assumir as próprias responsabilidades, como ter um lugar para morar, manter o carro, ter dinheiro para sair com a namorada etc.

Então, não raramente, o indivíduo busca trabalhar cada vez mais para aumentar a renda e alcançar o padrão de vida que tanto almeja. Porém, nesse meio tempo, ele acaba deixando de lado o convívio com os pais e avós. No futuro, quando eles estiverem idosos ou falecidos, pode bater uma ponta de arrependimento.

Por isso, por mais que você queira crescer na vida, reserve um tempo para momentos de lazer e conversa com pais e avós. Por vezes, num bate-papo descontraído num domingo à tarde, você pode aprender algumas lições que não têm preço.

3. Desenvolver um novo hobby

Tocar violão, andar de kart, fazer móveis para casa, aprender jardinagem, cavalgar, mergulhar e saber jogar determinado jogo são exemplos de hobbies que uma pessoa pode praticar antes de fazer 30 anos.

Ter um tipo de atividade assim não só serve para relaxar a mente nos momentos de folga, como também para fazer novos amigos e até ganhar alguma renda extra. Como, no futuro, é provável que você tenha menos tempo livre para se dedicar ao desenvolvimento de um novo hobby, não deixe para trás a oportunidade que tem agora de aprender algo novo para a sua vida.

4. Criar hábitos de alimentação saudável

Na lista sobre o que fazer antes dos 30 anos, não pode faltar o item criar hábitos de alimentação saudável. Talvez você já saiba que a saúde de uma pessoa depende, em grande medida, do que ela come diariamente.

Então, quanto antes você começar a se alimentar de modo saudável, menores são as chances de desenvolver certos tipos de doença, como obesidade, pressão arterial, diabetes etc.

Ao cuidar melhor do que ingere todos os dias, você vai perceber o quanto essa prática vai trazer benefícios para a sua vida, como maior disposição para o trabalho, pele mais cuidada, mais qualidade de vida, etc.

5. Aprender sobre educação financeira e começar a investir

Educação financeira é algo que se aprende para a vida, logo, tal item não pode faltar na lista sobre o que fazer antes dos 30 anos. Afinal, se você aprender a lidar cedo com o dinheiro, mais tempo você terá para usufruir dele e conquistar os sonhos que tanto deseja sem se atolar em dívidas.

Se você não tiver recebido muitos conhecimentos de educação financeira quando mais jovem, saiba que ainda há tempo para investir no conhecimento de finanças pessoais. Com isso, você passará a cuidar melhor do seu dinheiro e, assim, haverá uma sobra todo fim de mês para investir no seu futuro.

Lembre-se de que, em aplicações financeiras, o poder dos juros compostos se torna maior à medida que o tempo passa. Se você começa a investir antes do 30, terá um período considerável pela frente para fazer o dinheiro render.

Ainda assim, se o seu objetivo é aplicar na renda variável, como o mercado de ações, a sua idade também favorece essa escolha, já que terá tempo suficiente para recuperar eventuais perdas nesse ambiente de negócios cheio de altos e baixos.

6. Viajar para várias cidades ou países

Conhecer novas cidades e outros países é uma maneira de entrar em contato com culturas diferentes e, assim, aprender um pouco mais sobre convivência. Afinal, cada povo tem algo para ensinar que pode contribuir com a vida das demais pessoas.

Tal atitude pode contribuir mais tarde para que você tenha uma postura mais proativa diante dos desafios do seu trabalho, já que, numa viagem, por vezes é preciso “meter a cara” para resolver certas situações longe dos próprios domínios.

Além disso, o ato de viajar pode trazer mais qualidade de vida, à medida que você aproveita o tempo livre para descansar e fazer o que tem vontade sem se preocupar com os problemas cotidianos.

7. Buscar um propósito de vida

Você já parou para se perguntar acerca do seu propósito? Reflita o que você tem em mente para a sua vida pessoal e para a sua carreira.

Quanto antes você tiver essas ideias claras, maiores são suas chances de concretizar tais objetivos. Ainda assim, não queira carregar o mundo nas costas desde já. Saiba que a maturidade vem com as experiências de vida — ou seja, o tempo.

Agora que você tem conhecimento sobre o que fazer antes dos 30, mãos à obra! Não deixe para amanhã o que pode começar hoje. Por mais que você ainda seja jovem, não se esqueça de que o tempo só caminha numa direção, logo, o enxergue como um dos principais “ativos” que você tem.

Gostou dessas dicas? Que tal receber mais conteúdo para você crescer como investidor? Assine, então, a nossa newsletter e não perca os próximos materiais!

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

O que fazer antes dos 30 anos? Confira 7 dicas
4.9 (98.82%) 17 vote[s]
consultoria de investimento