Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

O que não fazer com 5 milhões de reais? Descubra!

Dispor de quantias financeiras elevadas, como 5 milhões de reais, traz diversas oportunidades para o seu futuro. Ao mesmo tempo, pode gerar inúmeras dúvidas em relação aos investimentos.

Para não correr o risco de desperdiçar as possibilidades que surgem com essa quantia de dinheiro, é indispensável compreender como lidar com seus recursos. Além disso, é fundamental saber o que não fazer.

Ficou curioso para descobrir o que não fazer com 5 milhões de reais? Continue a leitura!

Tenho dinheiro em mãos. Como tomar as melhores decisões? 

Considerando que você tenha um dinheiro disponível, investir é a melhor escolha que você pode fazer. Afinal, essa é uma forma de fazer o seu dinheiro render, o que ajuda a potencializar a capacidade do seu patrimônio.

Porém, é comum ter dúvidas sobre o que fazer, principalmente diante de tantas alternativas de investimento que existem no mercado. Nesse sentido, costuma ser interessante investir todo o dinheiro de uma vez, como você verá posteriormente.

Mas, isso não significa que você deve investir apenas em um tipo de investimento.

Também é necessário ponderar as suas características como investidor e as oportunidades do mercado. Por isso, desenvolver seu conhecimento sobre o tema pode te ajudar a alocar seus recursos de forma mais estratégica.

O que não fazer com 5 milhões de reais? 

Para tomar boas decisões no mercado financeiro, não basta saber o que fazer. Também é preciso considerar quais atitudes devem ser evitadas para aproveitar melhor os seus recursos e o potencial de retorno oferecido por cada investimento.

Por isso, se você tiver R$ 5 milhões disponíveis, é essencial compreender os comportamentos a evitar na hora de lidar com essa quantia. Na sequência, você descobrirá quais são eles.

Confira:

Não use seu dinheiro apenas com bens

A primeira atitude a evitar parece óbvia, mas exige atenção e envolve não utilizar todo o dinheiro somente na compra de bens. Afinal, essa é uma quantia significativa e que pode fazer a diferença para o alcance dos seus objetivos financeiros.

Então, em vez de comprar um imóvel ou outros bens, o ideal é investir a maior parte do montante. Se possível, considere destinar todo o capital para realizar investimentos e ter a chance de multiplicar o patrimônio ao longo do tempo. 

Não aplique na poupança

Outro erro que deve ser evitado é escolher a caderneta de poupança como destino desse valor. Apesar de essa alternativa de renda fixa ser a aplicação mais famosa do Brasil, ela não é a melhor escolha.

O principal motivo é o baixo retorno que a caderneta oferece — que perde para a inflação. Por isso, o ideal é buscar outras possibilidades para alocar os seus recursos. 

Na renda fixa, existem investimentos tão seguros quanto a poupança e oferecem ganhos maiores. Logo, o ideal é não optar pela decisão mais fácil de deixar seus recursos  na poupança .

Não invista sem conhecer seu perfil e objetivos

Apesar de ser importante investir os 5 milhões de reais, essa decisão deve ser tomada de maneira personalizada. Por isso, você não deve investir o dinheiro sem saber quais são seus objetivos financeiros ou qual é seu perfil de investidor.

O perfil se divide entre conservador, moderado e arrojado e indica sua tolerância ao risco. Ao conhecê-lo, você consegue investir de maneira alinhada à sua capacidade de tolerar perdas e oscilações no mercado financeiro. 

Além disso, identificar seus objetivos é essencial para alocar os recursos segundo o prazo desejado. Esse é um dos aspectos mais importantes, porque não adianta investir em uma opção que renda muito, se você não puder resgatar quando precisar alcançar seu objetivo. Ao investir com a liquidez adequada, você pode manter o dinheiro investido pelo tempo necessário para concretizar seus planos.

Não invista aos poucos

Quando as pessoas têm uma quantia disponível para investimentos, é comum que elas decidam realizar aportes menores. Porém, o melhor a fazer é investir tudo de uma vez — especialmente um valor mais elevado.

Ao adotar essa estratégia, você maximiza o efeito dos juros compostos. Com isso, seu patrimônio pode crescer exponencialmente.

Ademais, essa é uma forma de diminuir os custos operacionais com os investimentos. Em vez de realizar alocações fracionadas, você faz o investimento de uma só vez. Posteriormente, você pode manter aportes regulares extras, conforme a disponibilidade de recursos. 

Não invista em apenas uma alternativa

O fato de ser recomendado investir todo o dinheiro de uma vez não significa que o ideal é direcioná-lo para somente uma opção de investimento. Em vez disso, é essencial compreender a importância da diversificação.

Ao escolher investimentos descorrelacionados ou com correlação negativa e adotar a estratégia de asset allocation, você terá um portfólio que apresenta comportamentos e riscos diferentes diante de um mesmo cenário. Assim, é possível aumentar a segurança e até o potencial de ganhos com seu patrimônio.

Não foque apenas no curto prazo

Da mesma forma que não é recomendado investir em somente uma alternativa, não é indicado alocar todo o seu dinheiro visando o curto prazo. Ao fazer isso, você pode ampliar a exposição à volatilidade ou diminuir o potencial de ganhos.

Por outro lado, investir pensando a longo prazo permite aproveitar o potencial de acúmulo no seu patrimônio — graças à ação dos juros compostos, no caso da renda variável. 

Essa também é uma forma de diluir parte dos riscos e de garantir mais diversificação para o portfólio. Com uma visão de longo prazo, você poderá construir um futuro mais tranquilo.

Como investir 5 milhões de reais no mercado financeiro?

Agora que você sabe o que não fazer ao investir 5 milhões de reais, é preciso aprender quais são as boas práticas para dar um destino adequado a esse capital. Como você viu, conhecer seu perfil e seus objetivos financeiros, diversificar a carteira e ter uma estratégia robusta são pontos essenciais.

Ainda, é possível — e vantajoso — contar com ajuda profissional. Ao escolher o time da Magnetis, você terá acesso a uma gestão digital de carteira personalizada. Assim, você terá acesso a um portfólio de investimentos adequado.

Neste artigo, você descobriu o que não fazer se tiver R$5 milhões. Ao seguir essas orientações, você fica mais próximo da realização de seus novos objetivos e planos.

Precisa de ajuda para saber onde alocar seus recursos? Conheça o Magnetis Infinity e descubra como investir com o poder da tradição e tecnologia em suas mãos.

Andressa Siqueira, CFP®
Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor