Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

O que são investimentos high grade?

A escolha de um investimento demanda a análise de vários fatores. Por exemplo, existe quem prefira a alta rentabilidade, mesmo diante de maiores riscos. Por outro lado, há pessoas que não abrem mão da segurança na hora de investir. Nesse sentido, vale entender o que são investimentos high grade.

Afinal, esse termo se relaciona aos riscos que um investimento oferece — tanto na renda fixa quanto na renda variável. Logo, aprender o seu significado pode ajudá-lo a montar sua carteira com as alternativas mais adequadas ao seu perfil e objetivos.

Neste artigo, você verá o que são investimentos high grade no mercado financeiro e quais as suas principais características.

Boa leitura!

Contents

O que é high grade?

Traduzida, a expressão high grade significa “nota alta”. No mercado, esse termo é aplicado às alternativas de investimento conhecidas pelo seu alto grau de confiabilidade. Isso se aplica a títulos de renda fixa, fundos de investimento, ações, entre outras oportunidades.

Para entender melhor esse conceito, é preciso ter em mente que não há investimento livre de risco. Desse modo, a partir do momento em que o seu dinheiro é investido, existe a possibilidade de você não recebê-lo de volta. Esse é o chamado risco de crédito, que pode ser maior ou menor dependendo da alternativa.

Por exemplo, imagine que você tenha investido em debêntures de uma empresa. Porém, antes do vencimento dos títulos, ela entra em recuperação judicial ou falência. Nessa hipótese, serão grandes as chances de você ter dificuldades em receber a quantia investida.

Foi o que aconteceu com as debêntures da companhia Rodovias do Tietê (RDVT11). Nesse caso, mais de 18 mil pessoas tiveram seu patrimônio comprometido pelo calote da companhia, quando ela entrou em recuperação judicial em 2019.

Assim, é comum que haja dúvidas entre investidores sobre como saber se o investimento é arriscado ou não. Para responder a essas questões, é possível contar com o suporte das empresas que classificam os riscos dos investimentos em notas que variam de AAA e D. Essas companhias recebem o nome de agências de rating.

As maiores notas (AAA, AA+, AA ou AA-) são dadas aos investimentos com alto nível de confiabilidade (high grade) e baixo risco de crédito. Em contrapartida, os investimentos com baixo nível de confiança recebem notas baixas e representam um risco de crédito maior.

No entanto, tenha em mente que não são apenas os investimentos que podem ser classificados dessa maneira, já que as agências de rating também classificam empresas, fundos e até países.

Quais as características de investimentos high grade?

Agora que você já sabe o que significa high grade, vale a pena descobrir quais são as principais características dos investimentos que integram essa classificação.

Confira!

Menor volatilidade

A volatilidade está entre os fatores que mais contribuem para o risco de um investimento. Ela diz respeito à frequência e à intensidade com que os preços oscilam. Dessa maneira, quanto maior for a volatilidade de um produto ou ativo, mais imprevisível ele se torna, aumentando o seu risco.

Logo, são classificados como high grade os investimentos que possuem menor volatilidade, no curto e no longo prazo. Portanto, eles costumam apresentar uma previsibilidade maior e, consequentemente, tendem a ser mais seguros.

Boa rentabilidade histórica

Outro fator que contribui para que um investimento seja considerado como high grade é o seu histórico de rentabilidade. Ainda que os ganhos passados não garantam lucros futuros, a existência de uma boa rentabilidade histórica contribui para o aumento na sua confiança.

Por exemplo, no mercado existem empresas com um amplo histórico de pagamento de dividendos e outras com distribuições pontuais. Ao escolher entre elas, é possível concluir que as companhias que pagam esse provento com mais frequência têm mais chances de continuar distribuindo — ainda que não haja nenhuma garantia disso.

Estabilidade financeira

Para que uma companhia, fundo, país e seus títulos sejam classificados como high grade, eles precisam ter uma saúde financeira estável. Isso significa que o seu endividamento deve estar sob controle, possibilitando o crescimento do negócio, portfólio ou economia de modo sustentável.

Ou seja, eles devem manter uma sustentabilidade financeira sem a necessidade de aumentar o seu endividamento. Nesse caso, as chances de inadimplência dos investimentos tendem a ser menores.

Quais as diferenças entre um investimento high yield e high grade?

Além de identificar as características exigidas para uma classificação de risco do tipo high grade, vale diferenciar esse conceito de outro encontrado no mercado: o high yield.

Os investimentos high yield se opõem àqueles que são classificados como high grade. Isto é, eles são investimentos que possuem um alto risco de inadimplência, forçando que o seu emissor ofereça uma rentabilidade mais elevada para serem atrativos.

Dessa forma, os investimentos high yield costumam ter maior volatilidade, podem não apresentar um bom histórico de rentabilidade e tendem a ser de emissores endividados. Embora eles representem um grande risco, a alta rentabilidade oferecida pode equilibrar a relação risco e retorno.

Geralmente, quem tem um perfil arrojado pode preferir a escolha por investimentos high yield. Já os investidores com perfil conservador costumam escolher alternativas classificadas como high grade. Por fim, pessoas com perfil moderado podem equilibrar ambos na carteira.

Vale a pena ter investimentos high grade na carteira?

Ao chegar nesse ponto, você pode ter dúvidas se é oportuno ter investimentos high grade na carteira. Contudo, a resposta para esse questionamento é individual e cabe a você decidir o que faz sentido para sua estratégia.

Nesse sentido, tê-los em carteira pode ser interessante para um investidor que deseja aumentar o nível de segurança do seu portfólio. Contudo, para uma pessoa que já possua uma carteira segura, pode ser mais interessante a busca por investimento high yield para rentabilizar o portfólio, por exemplo.

No entanto, em qualquer situação, a escolha do investimento deverá considerar o seu perfil de investidor, suas estratégias e objetivos financeiros. Então é relevante avaliar o seu nível de abertura de riscos, traçar metas e procurar as alternativas mais apropriadas para atingi-las. E, se precisar de ajuda, você pode contar com a gestão digital da Magnetis.

Como você viu, os investimentos high grade são aqueles que apresentam um maior nível de segurança e, consequentemente, oferecem menor rentabilidade. Com esse conhecimento, você pode analisar as opções disponíveis no mercado e verificar se elas fazem sentido para seu portfólio.

Quer continuar aprendendo sobre o mercado financeiro e suas oportunidades? Assine a nossa newsletter abaixo!

Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor