Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Objetivos financeiros: entenda o método GBI e como aplicá-lo

Antes de investir, você precisa definir os seus objetivos financeiros, afinal eles são uma das principais motivações para guardar dinheiro. A maioria de nós não possui apenas uma meta e, por isso, é interessante conhecer um método que facilita a definição de estratégias para sua carteira de investimentos

Objetivo financeiro: você sabe o que é?

Grande parte das metas exige organização com as finanças, portanto um objetivo financeiro precisa ser algo factível, ou seja, algo que você consiga alcançar. Para muitos, principalmente ao se aproximarem do fim de suas carreiras, a meta pode ser garantir um legado para os herdeiros ou até mesmo mudar-se para um local mais tranquilo e iniciar um novo projeto pessoal, como um livro.

Há a possibilidade do seu maior objetivo financeiro ser abrir um novo negócio ou viver de renda, aproveitando ao máximo todos os resultados trazidos por seus investimentos.

As suas metas podem ser divididas em curto, médio e longo prazo, mas existem alguns passos úteis que facilitam a busca por qualquer objetivo financeiro que você tenha em mente. 

3 passos para definir seus objetivos financeiros

Se mesmo após descobrir quais são seus maiores sonhos e aspirações você ainda tem dificuldade para definir seus objetivos financeiros, preste atenção nos tópicos abaixo: 

Meta e prazo

Definir objetivos financeiros a partir de algo que você queira muito tem tudo a ver com prazo. Em outras palavras, é importante saber se a sua meta é de curto, médio ou longo prazo para então definir a quantia necessária e em quanto tempo você poderá alcançá-la. 

Analise o cenário atual e realize mudanças necessárias

Quem já tem o costume de guardar dinheiro ou investir efetivamente já possui algumas importantes ferramentas em mãos, como a organização financeira. Analisar a situação atual, tanto o cenário econômico quanto as suas finanças, te ajuda a perceber quais mudanças são necessárias em seus hábitos ou estratégias para alcançar seus objetivos.

Tenha uma estratégia de investimento

Se dinheiro não é um problema para você, o maior desafio provavelmente será definir a melhor estratégia de investimento para atingir suas metas, de acordo com seu perfil. Mais para frente, você irá descobrir que não precisa perder tempo nem se tornar um especialista para encontrá-las. 

O método GBI (Goal Based Investing)

Antes de mais nada, é necessário entender a importância de definir objetivos inteligentes para o sucesso de seus investimentos, com base no método GBI

O que é GBI?

Goal Based Investing (GBI) é uma abordagem que foca em uma estratégia voltada para atingir objetivos específicos. Ou seja, um método de gestão de investimentos baseado em metas

O foco do GBI vai além de simplesmente buscar a maior rentabilidade com a carteira financeira, porque a metodologia defende que a satisfação ao alcançar seus objetivos com suporte dos investimentos é de extrema importância para você aproveitar ainda mais seus resultados

Como ele realmente funciona?

No método GBI, o resultado de um investimento é medido de acordo com o progresso do investidor em direção à conquista de seus objetivos. Portanto, primeiramente será feito um reconhecimento dos objetivos e expectativas do investidor. Assim, fica mais fácil identificar quais ativos financeiros serão usados, em qual nível de liquidez e seus respectivos prazos. 

Essa análise objetiva garante uma carteira diversificada, baseada nas principais características de quem investe. 

Diferenciais do GBI

O GBI é baseado em fatores que vão além da tolerância ao risco de cada investidor. Dessa forma, a rentabilidade torna-se um meio para atingir objetivos e não um fim, devendo ser otimizada para que eles sejam alcançados. Tendo as necessidades do investidor e os prazos para cada meta como base, o GBI garante uma melhor tomada de decisão. 

Como o GBI ajuda em seus objetivos financeiros?

Além de auxiliar o investidor com decisões estratégicas, o GBI possibilita a definição de prioridades ao explorar as possibilidades e comparar diferentes cenários. Dessa forma, a definição de objetivos passa a ser um aspecto fundamental para desenvolver uma carteira de investimentos sólida, sem deixar de lado a diversificação e as altas chances de retorno, voltado para as suas principais metas.

Tenha ajuda da Magnetis

Mais do que simplesmente associar renda fixa com renda variável e esperar que os resultados aconteçam, o GBI promove uma experiência única ao investidor, que estará mais próximo de alcançar seus sonhos de forma consistente. 

Nesse sentido, a Magnetis é a melhor escolha para quem deseja conhecer a metodologia na prática, afinal somos a primeira gestora de investimentos do Brasil a desenvolver carteiras completamente associadas aos princípios do Goal Based Investing (GBI).

Ao deixar seus investimentos conosco, você não precisa se preocupar com mais nada. Nosso trabalho vai direto ao ponto e transforma seus objetivos financeiros em realidade, cabendo a você apenas aproveitar esses resultados.

Carteiras desenvolvidas com uso de algoritmos

A Magnetis constrói uma carteira de investimentos a partir da análise de seu perfil e levando em conta os seus objetivos, não importa quais sejam.

Nossos algoritmos consideram os cálculos necessários para mensurar o quanto deve-se investir e quais os produtos financeiros mais adequados para atingir essa meta, entre mais de 20 mil ativos do mercado. 

Assim, a Magnetis toma as melhores decisões por você e garante mais diversificação do que em qualquer outra corretora ou instituição financeira. Tudo isso com foco na baixa correlação entre ativos para encontrar a estratégia mais eficaz.

As vantagens de investir com a Magnetis 

Investir com a Magnetis permite que você dedique mais tempo para aquilo que realmente importa, com condições exclusivas e repletas de vantagens: 

  • gestão de investimentos livre de qualquer conflito de interesse, 100% focada nos seus objetivos;
  • monitoramento de mais de 20 mil ativos para garantir os melhores produtos para sua carteira, através de mais de 145 mil combinações possíveis;
  • não há limite de objetivos e você pode trocar a prioridade deles quando quiser, com suporte de cálculos devidamente corrigidos pela inflação; 
  • rebalanceamento automático da carteira de investimentos, com taxa de rebate que volta para você;
  • taxa de administração justa e única de 0,6% ao ano.

Baixe o aplicativo da Magnetis e deixe o trabalho de encontrar os melhores investimentos para nosso time de especialistas, prontos para aproximar você dos seus objetivos

Comece agora e descubra que mesmo os investidores experientes podem encontrar maneiras de investir mais e melhor conosco!

Caroline Dubard
Caroline Dubard

formada em marketing e apaixonada por conteúdo. Tem experiência em marketing digital, performance e branding. Atualmente, lidera as estratégias de marketing de conteúdo da Magnetis.

leia mais desse autor