X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Oferta e demanda: entenda como funciona essa lei da economia

Oferta e demanda são dois conceitos simples, mas de fundamental importância para os empreendedores. Eles influenciam na produção e na precificação de produtos. De modo geral, podemos afirmar que oferta e demanda têm uma relação inversamente proporcional — ou seja, se uma aumenta, a outra diminui.

A economia, tal como as teorias científicas, também tem suas leis. O mercado está sujeito a elas, então o bom administrador deve conhecer os diferentes conceitos e entender como eles influenciam o rumo dos negócios. Ignorá-los significa correr riscos desnecessários, inclusive os perigos de perder competitividade e sucumbir diante das mudanças econômicas.

Quer saber mais sobre oferta e demanda? Continue a leitura deste post e fique por dentro do assunto!

O que são oferta e demanda?

A oferta e a demanda controlam o mercado. São as duas forças mais importantes da economia e o alvo principal dos estudos da microeconomia. É uma lei considerada fundamental para que o mercado funcione de forma sustentável.

Oferta

É alei do suprimento. Ela diz que, se as outras coisas permanecerem iguais quando o preço de um produto aumenta, a tendência é que o total desse produto no mercado aumente. O contrário também é verdadeiro.

Demanda

Afirma que, se todas as outras variáveis permanecerem iguais conforme o preço de um produto aumenta, a demanda por esse bem tende a diminuir. O contrário também é válido.

Quanto mais oferta de uma mercadoria existe, menor é o valor dela. Quando a demanda é maior que a oferta, os preços da mercadoria tendem a aumentar. Em função disso, certos produtos são muito caros.

O ouro, por exemplo, é um metal raro, e isso faz com que seu valor de mercado seja muito alto. Essa é uma realidade tão consolidada que o ouro é um ativo valioso no mercado financeiro.

Quando surgiram esses conceitos?

Um grande economista da Idade Moderna foi Adam Smith. Além de ser considerado o teórico mais importante do liberalismo econômico, é o pai da Economia Moderna. Também é um dos nomes principais que contribuíram para estabelecer os estudos econômicos como uma ciência respeitada.

Adam Smith também criou alguns conceitos. Dois deles são muito comuns em sites, jornais, revistas e mídias diversas. A lei da oferta e da demanda foi criada no ano de 1776, no livro clássico “A Riqueza das Nações”. Para esse economista, havia uma mão invisível que pesava sobre o mercado, determinando seus rumos. Ele explicou:

  • sempre que a oferta de um bem no mercado supera sua demanda (procura), o valor do produto cai;
  • sempre que a demanda de um bem no mercado ultrapassa sua oferta, o valor do produto sobe.

Isso explica certos casos que vemos na nossa rotina. Um exemplo atual é o aumento da demanda por álcool em gel, resultante da pandemia de coronavírus. Com muitas pessoas procurando o produto, o preço dispara.

reserva de emergência

Como funciona a lei da oferta e da demanda?

A oferta geralmente é influenciada pela quantidade de matéria-prima/insumos. Também pode haver interferência pela tecnologia, pelo capital e pelo tempo usados na extração e/ou transformação — que são os fatores de produção.

A demanda recebe impacto direto dos seguintes pontos:

  • poder de aquisição da pessoa que precisa de determinado produto ou serviço;
  • necessidades pessoais e gerais;
  • tendências da sociedade;
  • preços das mercadorias.

O preço dos produtos é um fator especial porque o demandante está continuamente analisando se o custo da mercadoria corresponde aos benefícios que ela oferece.

Considere que os consumidores passem a querer um tipo específico de café, que apresente um sabor diferenciado. Nesse caso, a demanda aumenta por esse produto, o que estimula a subida dos preços desse tipo específico de café.

Geralmente, os preços maiores de venda acabam se transformando em um chamariz para empreendedores atenciosos e margens de lucros mais atrativas. Isso faz com que a oferta do grão de café, por exemplo, aumente ao longo de tempo, e os preços do mercado caiam.

No mercado financeiro, a mesma lei também prevalece. Até a bolsa de valores está sujeita às movimentações de oferta e demanda. As ações podem ser vendidas por um preço alto e, no mesmo dia, os valores podem cair.

Isso também está relacionado à oferta e à demanda dos papéis por parte de quem investe. Quando uma empresa está em alta, é natural que as pessoas desejem comprar suas ações. Se a demanda for maior que a oferta de ações, elas certamente terão um preço mais alto. 

como investir na bolsa de valores

O que são curvas de oferta e demanda?

A relação entre oferta e demanda pode ser representada graficamente. Para construir o gráfico, devem ser traçadas duas linhas: uma horizontal (quantidade) e uma vertical (preço).

A oferta é uma curva de inclinação positiva enquanto a demanda é uma curva de inclinação negativa. O ponto de intersecção entre as duas curvas é o ponto de equilíbrio. Nesse caso, a oferta e a demanda ficam equivalentes no mercado.

Qual é a importância do equilíbrio?

Existe um ponto de equilíbrio que é alcançado quando a quantidade que é demandada é igual à quantidade da oferta. Em um mercado ideal, não existem produtos sobrando ou faltando — o que não ocorre na prática.

Esse tipo de situação não se mantém em equilíbrio no longo prazo. Essa é uma consequência natural, visto que as empresas não costumam ter informações tão precisas sobre as condições atuais do mercado.

Além do mais, as preferências dos consumidores mudam com o tempo. No longo prazo, no entanto, esperamos que o mercado possa se adequar como um todo. Durante esse processo, algumas empresas não vão se sustentar e a população vai mudar suas preferências de compra.

O preço de mercado é uma informação valiosa para a alocação de capital por parte dos empresários e dos clientes. Esses valores tendem a informar aos produtores quais são os desejos da população. Também indica qual é a opção de fabricação de determinada mercadoria ou prestação de serviço.

O equilíbrio acontece quando o preço de mercado é o que compele as empresas a ofertarem o suficiente para atender as demandas dos produtos comercializados.

Oferta e demanda são fundamentais para qualquer negócio. Na prática, todos conhecem e vivenciam esses conceitos, mas é importante se informar mais sobre o assunto. Conheça os detalhes e as formas estratégicas de lidar com a oferta e com a demanda, aproveitando as oportunidades. Já que falamos também sobre bolsa de valores, ações e investimentos, vale a pena saber mais sobre o assunto. Descubra alguns filmes sobre o mercado financeiro!

Malena Oliveira

Especialista em Finanças Pessoais e membro do Grupo Consultivo de Educação Financeira da Anbima.

leia mais desse autor