Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Opções binárias: o que são e como funcionam

Já ouviu falar em opções binárias? Esse é um tipo de investimento mais sofisticado entre as aplicações de renda variável. Neste post, vamos explicar o que são essas opções, se é seguro investir nelas e quais alternativas existem no Brasil.

Mas antes, aqui vai um breve exemplo para iniciarmos a discussão. Você se lembra daqueles programas de auditório em que o participante tinha que acertar uma pergunta para ganhar o prêmio? Caso a resposta estivesse errada, ele saía do programa sem nada no bolso.

As opções binárias são uma maneira similar de atuar no mercado financeiro. Naturalmente, é algo muito mais complexo do que participar de um programa de TV, mas elas funcionam de forma parecida com esses jogos.

O investimento promete um ganho de dinheiro rápido e substancial. No entanto, esse mecanismo levanta dúvidas e polêmicas. Continue lendo para entender melhor!

O que são opções binárias?

Opções binárias também são conhecidas como opções digitais ou opções de retorno fixo. Por meio delas, é possível investir projetando a queda ou o aumento do preço de um ativo em um curto espaço de tempo.

Dessa forma, podemos dizer que, ao investir em uma opção binária, você está avaliando a tendência de determinado ativo. E ela pode ser de alta ou de queda. Isso significa que não é necessário acertar qual será o valor exato do ativo, mas sim a trajetória do preço.

É interessante entender que esse movimento de valorização ou desvalorização pode acontecer em intervalos de tempo muito curtos, até de minutos.

Confira alguns dos ativos que têm seu preço usado como referência:

  • ações de grandes empresas;
  • índices de ações — como Dow Jones e S&P 500;
  • moedas — como dólar e euro;
  • commodities — como petróleo e ouro.

Os contratos são feitos sempre agrupando os ativos em pares. É por isso que essas opções recebem o nome de binárias. Só há dois resultados possíveis: o certo e o errado.

O retorno sobre o investimento funciona como o exemplo do programa de TV: é sempre um pagamento fixo ou nada.

Enquanto estiver operando com opções binárias, você não terá o ativo em si, e poderá apenas registrar o seu palpite sobre uma tendência. Esse quadro não dá direito a receber dividendos, por exemplo, nem ressarcimento em caso de prejuízo.

É importante não confundir esse tipo de investimento com as opções tradicionais, bastante comuns no mercado de derivativos.

Nas opções tradicionais, o objeto da negociação é o direito de compra e venda de um ativo ou mercadoria por certo preço no futuro. No entanto, as opções binárias não dão essa possibilidade.

Como as opções binárias funcionam?

As opções binárias funcionam sempre acompanhando o preço de determinado investimento em certo período de tempo. A partir disso, há duas possibilidades:

  • se você acredita que o preço do ativo vai subir, a opção a ser feita é chamada de call;
  • se você acredita que o preço do ativo vai cair, a opção a ser feita recebe o nome de put.

Se você acertar o comportamento do preço, recebe um valor fixo que fica entre 70% e 90% da quantia investida. Se errar, você perde a quantia investida. Como se diz no jargão do mercado financeiro, as opções viram pó.

Para simplificar, veja um exemplo: em 30 minutos, as ações da empresa X vão subir ou cair? Você avalia a situação e investe 100 dólares em uma opção binária que promete 90% de retorno.

Se, ao final do período, sua previsão mostrar-se correta, você embolsará mais 90 dólares, ficando com 190 dólares. Porém, caso sua projeção esteja errada, todo o dinheiro será perdido.

Quais são os principais formatos de opções binárias?

Existem seis formatos principais quando falamos de opções binárias. A seguir, entenda o conceito de cada um deles.

Tudo ou nada

O tudo ou nada é o formato mais simples e conhecido. Nele, você poderá apostar na valorização ou na desvalorização de um ativo. Não importa o valor final, mas sim se ele sofreu valorização ou desvalorização e se esse movimento está de acordo com a sua escolha.

Ativos ou nada

Neste caso, o pagamento não será determinado pela tendência, como acontece no tipo anterior. Aqui, o pagamento é determinado pelo preço do ativo.

One touch

No one touch, a opção é finalizada no momento em que o ativo chega a determinado valor. É necessário levar em consideração o período da operação e o valor estimado.

No touch

O no touch é o contrário do one touch. Ou seja, o preço não poderá chegar ao valor limite durante determinado espaço de tempo.

60 seconds

O 60 seconds consiste em uma operação rápida que não considera tendências. Nela, o interessado pode fazer uma transação em poucos segundos. É um tipo bem específico de opção binária, sendo geralmente muito usado por quem tem mais experiência no mercado de investimentos.

Range

Por fim, no tipo range, são estipulados limites mínimos e máximos para o valor dos ativos. Na prática, o ativo deve se manter dentro desses limites durante determinado período.

É seguro investir em opções binárias?

Como você já deve ter reparado, as opções binárias são investimentos de alto risco, pois não prometem nenhum tipo de proteção para quem investe. O que as torna tão atrativas para algumas pessoas é a facilidade em operar. Afinal, basta especular sobre tendências de queda ou aumento nos preços.

Mas há outros aspectos que chamam a atenção em um primeiro momento. Eles incluem retornos fixos e a promessa de acumular uma boa quantia de dinheiro em pouco tempo. Também são apontados como atrativos a possibilidade de negociar com ativos diversos e o baixo investimento exigido para começar.

Contudo, nem tudo é tão simples quanto parece. Apenas o fato de existirem somente duas possibilidades de resultados já deveria ser um alerta sobre os riscos de colocar dinheiro em opções binárias. Afinal, você pode obter um rendimento enorme ou ficar sem nada.

Antes de compor uma carteira de investimentos, você deve levar em consideração o seu perfil, os objetivos e a relevância da diversificação. O mercado oferece inúmeras opções de ativos que podem ser adaptados a diferentes estratégias e perfis. Inclusive, é possível combinar investimentos de baixo risco com outros de maior risco.

Qualquer aplicação deve levar em consideração as particularidades da pessoa que investe e das tendências do mercado.

Opções binárias no Brasil: são legalizadas?

O mercado de opções binárias não é regulamentado no Brasil. Isso significa que para operar nele é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores no exterior.

Isso significa ter que lidar com leis e procedimentos totalmente diferentes dos praticados em nosso país. Também há regras diferentes para impostos e para o saque do dinheiro.

Se algo der algo errado, vai ser difícil encontrar alguém a quem pedir ajuda, diferente do que acontece com investimentos regulamentados. No Brasil, eles contam com o respaldo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que normatiza e fiscaliza a negociação de ativos financeiros no país.

Como operar com opções binárias?

Muitas pessoas que pesquisam e buscam informações sobre o mercado financeiro têm dúvidas a respeito das operações com opções binárias. Afinal, como operar no Brasil com esse tipo de aplicação?

Basicamente, existem três formas principais de atuar com esses ativos. Veja como funciona cada uma delas.

Manual

É o método de operação mais usado no mercado. Nesse tipo de operação, tudo é feito manualmente. Assim, a pessoa faz o controle das aplicações e escolhe suas opções binárias.

Sinais

Neste caso, o ato de investir é semiautomático. Isso significa que um computador, outras pessoas que também investem e corretoras de valores fazem a análise do mercado. Eles vão indicar as melhores escolhas a serem feitas na modalidade.

Muito embora esses terceiros sugiram o que deve ser feito, o responsável por fazer a opção binária é você. É por isso que a modalidade é chamada de semiautomática.

Robots

Neste caso, todo o processo é automático. Isso significa que sistemas específicos escolhem a opção binária mais atrativa e fazem o investimento por você.

Independente do tipo de operação, é preciso ter em mente que qualquer escolha deve partir de um planejamento financeiro eficiente. Com um bom controle das finanças, você corre menos riscos de sofrer perdas financeiras que impactem de forma significativa o seu orçamento.

Quais são as melhores dicas para investir com opções binárias?

Como você viu até aqui, escolher opções binárias demanda muita atenção e cuidado. É por isso que quem está pensando em aplicar nesse tipo de investimento deve ficar atento ao mercado e às dicas de especialistas.

Selecionamos alguns pontos importantes, que devem ser consideradas antes de operar com opções binárias, principalmente se você está começando nesse mercado. Confira!

Riscos e volatilidade

Antes de escolher qualquer ativo, você deve conhecer os riscos envolvidos. No caso das opções binárias, isso envolve a volatilidade do mercado. Ou seja, tudo muda muito rápido e você pode perder os valores aplicados.

Informação e conhecimento

Esta dica também vale para qualquer ativo. Antes de aplicar o seu dinheiro em um tipo de investimento, é preciso buscar informações. O conhecimento vai ajudar você a entender em que está aplicando e quais são os riscos e os benefícios associados às suas escolhas.

Perfil de investimento

Antes de compor uma carteira, é imprescindível conhecer o seu perfil de investidor e entender como ele funciona. Isso vai ajudar você a avaliar com mais clareza se as opções binárias são uma boa escolha de acordo com o seu perfil.

Diversifique

Mesmo que queira investir em opções binárias, sempre considere a diversificação. Variando suas escolhas e combinando vários investimentos, você aumenta as chances de melhorar os resultados da sua estratégia.

Disciplina e organização

Começar a investir em opções binárias requer disciplina e organização. Além de estudar o mercado, você deve ter um controle muito eficaz das suas finanças pessoais.

Conta no exterior

Quem quer investir em opções binárias deve estar ciente de que será necessário abrir uma conta em uma corretora localizada fora do país.

Isso demanda conhecimento e certa experiência no mercado. Além disso, a modalidade não oferece nenhum respaldo da Comissão de Valores Mobiliários, o que significa um risco extra.

Veja que as opções binárias não são uma alternativa ruim. Pelo contrário, elas podem oferecer ótimas oportunidades. Entretanto, é importante ter certo grau de conhecimento sobre o mercado, sempre combinando com outras aplicações que minimizem os riscos.

Caso tenha receio de aplicar nesse tipo de aplicação, ainda há a possibilidade de escolher outros produtos, igualmente vantajosos e que trazem maior segurança. Nesse sentido, uma consultoria de investimentos pode ser uma grande aliada na composição da sua carteira.

Vale a pena investir em opções binárias?

As operações com opções binárias se dão em ambientes virtuais e não há uma instituição que organize e fiscalize esse ambiente. Além disso, não há um responsável pelo papel de central de custódia e registro de títulos. Essa função é desempenhada no país pela B3, a bolsa de valores.

Por fim, ao abrir uma conta em uma corretora estrangeira, a reputação dela pode ser difícil de verificar. Isso significa que você colocará seus dados, tanto pessoais quanto financeiros, em risco. Eles podem ser vazados e envolvidos em operações ilícitas ou golpes financeiros e fraudes.

Todos esses fatores devem ser levados em consideração, não só com relação às opções binárias, mas com qualquer outro ativo financeiro.

Como você pôde ver ao longo deste artigo, as opções binárias funcionam de maneira relativamente simples e prometem alta rentabilidade em um período curto. Por outro lado, esses ganhos podem não acontecer. E o pior, existe o perigo real de sair do negócio sem nenhum centavo do dinheiro investido.

A falta de regulamentação e segurança também joga contra essa modalidade de aplicação financeira. Nada impede que você se aventure, mas essa é uma atitude que deve ser pensada cuidadosamente. Pesquisando, é possível encontrar no mercado alternativas que combinam risco adequado e boa rentabilidade para os seus objetivos.

Neste contexto, uma consultoria de investimentos pode ajudar você a fazer escolhas conectadas com o seu perfil. Ela vai recomendar os investimentos de forma personalizada, pensando na sua realidade. Além de simplificar as escolhas e minimizar o risco, isso contribui para alcançar os resultados pretendidos.

Agora que você entende melhor o que são opções binárias, que tal conhecer outros tipos de investimento? Baixe grátis o nosso Guia Completo sobre os Tipos de Investimento e tire suas dúvidas!

Malena Oliveira

Especialista em Finanças Pessoais e membro do Grupo Consultivo de Educação Financeira da Anbima.

leia mais desse autor