4 dicas para organizar sua vida financeira e começar bem 2018

por Débora Duarte

Ano novo, vida nova, metas novas, objetivos novos, tudo novo! É sempre assim, não é mesmo? Em janeiro, sempre vem aquele sentimento de página em branco para você começar um novo capítulo da sua história. Na vida financeira, não é diferente.

Seu 2017 tendo sido bom ou ruim, passou. Agora, é hora de focar no que vem pela frente e em como ter o melhor desempenho no ano que está chegando.

Tem gente que acredita em signos, astrologia, superstição… Nós acreditamos em estratégia e planejamento. Resumo: a sua vida financeira será aquilo que você desejar que ela seja, basta se dedicar para fazer acontecer.

Aposto que você não quer começar o ano com o pé esquerdo! Por isso, eu e o Bernardo Pascowitch, CEO e fundador do Yubb, separamos algumas dicas super simples que vão fazer você ter uma vida financeira mais tranquila em 2018. Pronto para começar?

1. Analise o que passou

O começo de um novo ano é o momento de olhar para trás e ver o que funcionou e o que não foi tão bem assim. Na vida financeira, essa é uma prática muito importante.

Pegue as suas anotações financeiras (seja caderninho, planilha, app...) e dê uma boa analisada. Para onde foi o seu dinheiro? Qual mês teve a melhor performance? Quais foram os seus rendimentos? Olhe para 2017 e veja o que pode ser repetido e o que deve ser evitado em 2018.

Por exemplo: você percebeu que em 2017 gastou muito dinheiro com aplicativos de transporte. Em 2018, pode tentar evitar o táxi ou carros particulares e usar mais o transporte público ou a bicicleta. Assim, essa pode ser uma estratégia para economizar no novo ano.

Outro caso: você percebeu que, em determinado mês, sua renda foi maior. Por que isso aconteceu? Algum investimento rendeu mais? Você fez algum trabalho extra? Repita em 2018!

Vale dizer que isso só é possível se a sua vida financeira estiver organizada! Se você é daqueles que não colocam nada na ponta do lápis e, quando veem, o dinheiro acabou, a dica para você é outra. O primeiro passo é organizar os seus gastos para ter mais controle (anotar tudo mesmo!) e conseguir fazer essa análise em 2018.

2. Faça um planejamento

Sabe as metas que você escreveu para 2018? Inclua seus objetivos financeiros e se planeje para alcançá-los. “Até parece que é fácil assim!”, você pode pensar. Realmente, difícil é concretizar. Mas a maioria das coisas na vida exige tempo e dedicação.

Um jeito de começar 2018 com o pé direito é fazer o seu planejamento mês a mês. Quanto você quer poupar por mês? Quais realizações pretende alcançar? Quais gastos vão ser cortados e quais vão ser adicionados? Planejamento é tudo!

Sabe aquela viagem tão esperada que você quer fazer no fim do ano e que não conseguiu fazer em 2017? Faça as contas e veja quanto você precisa guardar por mês para fazer acontecer.

Outro exemplo: você teve um 2017 super complicado e em 2018 só deseja sair das dívidas. Isso também é um objetivo! Planeje, veja quais gastos podem ser cortados, analise qual é a sua prioridade e concretize. Ninguém consegue ter uma vida financeira tranquila com dívidas, certo?

E, é claro, não dá para desistir no caminho. No início do ano, o fôlego é grande e a vontade de fazer tudo dar certo é enorme. Não deixe o tempo te desanimar! Tenha paciência e siga planejando que será muito mais fácil.

4 dicas para organizar sua vida financeira e começar bem 2018

3. Economize onde puder

Saber economizar é um das virtudes mais importantes no mundo financeiro. Por mais que você esteja em uma boa situação, economia nunca é demais.

Ao invés de sair comprando no primeiro supermercado que entra, o que acha de pesquisar os preços? A diferença pode ser muito grande. Troque um dia de almoço fora por levar comida de casa, deixe de pegar táxi para ir de ônibus, pense bem antes de comprar aquela roupa no shopping… São muitos os gastos que podem ser evitados.

Em dezembro, normalmente nós gastamos mais do que o normal por causa das festas de fim de ano. Em janeiro, procure economizar onde puder para começar o ano respirando mais tranquilamente.

Se você começar aos poucos, vai ver o dinheiro sobrando e isso vai ser uma motivação para continuar economizando mês a mês. Pode parecer difícil, mas com um pouco de dedicação você verá sua vida financeira ficar mais tranquila, e isso é muito prazeroso!

O que acha de juntar a dica 2 com a dica 3? Estabeleça uma meta: “Em 2018, vou economizar 10% do meu salário todos os meses para conseguir pagar o intercâmbio dos meus filhos em 2019”, “Em 2018, vou economizar R$ 200 por mês para não me endividar como aconteceu no ano passado”... São diversos exemplos.

Dessa forma, será muito mais fácil começar o ano com o pé direito. E o mais importante: seguir assim durante todos os meses do ano.

4. Procure bons investimentos

Agora, chegou a parte de que nós mais gostamos: ganhar dinheiro! Você já pensou em ver o seu dinheiro rendendo sem ter muito trabalho? É isso que acontece quando você investe!

Sabe o que você economizou? Nada de deixar parado na conta ou na poupança! Uma maneira incrível de começar o ano (e fazer com que o resto dele seja melhor ainda) é aplicar o seu dinheiro em investimentos apropriados para o seu momento financeiro e para o seu perfil. Assim, é muito mais fácil atingir os seus objetivos.

Se você nunca investiu, 2018 é o ano para começar. Siga as dicas de que falamos acima e comece a procurar os melhores investimentos para o seu perfil. Depois de concretizar a sua primeira aplicação, vai ver o dinheiro rendendo e pode ter certeza de que nunca mais vai parar de investir.

Se você já é investidor, procure novos aplicações. Lembre da dica número 1 e analise onde você investiu no passado, o que deu certo, o que deu errado e escolha novas opções.

Para começar o ano com tudo, a melhor dica é: aprender. Pesquise sobre o assunto, leia blogs, assista a vídeos, converse com amigos e busque novos investimentos para fazer o seu patrimônio aumentar cada vez mais.

No Yubb, é muito fácil fazer essa busca: basta digitar quanto você quer investir (R$) e por quanto tempo (meses). Nosso sistema mostrará as melhores opções do mercado. Para investir pela Magnetis, é só clicar na aba “robôs de investimento” =)

Ansioso para economizar mais e investir melhor em 2018? Com paciência e dedicação, o ano tem tudo para ser incrível para a sua vida financeira. Comente aqui embaixo quais são os seus planos para esse ano e um feliz ano novo com muitos investimentos =)

Débora Duarte, do Yubb

Débora Duarte é produtora de conteúdo do buscador de investimentos Yubb. É formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

4 dicas para organizar sua vida financeira e começar bem 2018
Avaliar o post