Por que você precisa de palestras financeiras na sua empresa?

por Antonio Sigrist

Falar sobre dinheiro no ambiente de trabalho não é uma tarefa simples. Se seus colaboradores têm problemas financeiros, uma abordagem mais direta é difícil de ser feita, já que gera constrangimentos. Entretanto, tratar o problema de maneira generalizada é uma saída, fazendo isso por meio de uma palestra de educação financeira.

Eventos desse tipo propõem mudanças, estimulando os funcionários a terem melhores hábitos econômicos, para assim terem tranquilidade no dia a dia, especialmente no trabalho. Este post vai falar um pouco mais sobre esse assunto, mostrando como a palestra corporativa para falar de dinheiro pode trazer resultados. Confira!

Como funcionam as palestras e o que elas abordam?

A palestra de educação financeira é uma proposta interessante para falar de dinheiro de maneira ampla no ambiente de trabalho. No cenário de gestão de RH internacional, essa tem sido uma ferramenta cada vez mais utilizada, principalmente por conta de sua discrição. Tratar de um assunto como esse de forma particular não seria uma boa ideia, pois isso pressionaria e causaria constrangimento ao colaborador.

As palestras abordam, de forma prática e transparente, como é importante ter hábitos financeiros saudáveis. Para isso, o departamento de RH entra em contato com uma empresa especializada, que leva essa proposta de forma eficiente aos funcionários, por meio das palestras.

Esse é um recurso utilizado principalmente quando se observa um quadro de estresse financeiro no ambiente de trabalho. A má gestão do dinheiro, práticas ruins e a falta de equilíbrio expõem os colaboradores a momentos de turbulência.

Quando esse quadro se configura, é possível identificá-lo por meio de situações e comportamentos como:

  • Frequentes atrasos;
  • Faltas para resolver problemas particulares;
  • Baixa produtividade;
  • Dispersão;
  • Problemas de relacionamento com companheiros de trabalho;
  • Insegurança sobre sua posição no emprego;
  • Pedidos de crédito consignado;
  • Pedidos de adiantamento;
  • Pedidos de aumento salarial.


O que a palestra corporativa aborda

A palestra de educação financeira é bastante didática ao apontar o que causa os problemas com dinheiro. Os colaboradores se identificam, uma vez que passam a saber quais são esses hábitos e entendem que eles são recorrentes em muitas famílias. Isso torna a ferramenta precisa e com bom poder de compreensão.

As palestras também abordam o que o desequilíbrio financeiro traz como consequência, especialmente no ambiente de trabalho. Os colaboradores vão se ver nos exemplos de situações de má gestão financeira, o que despertará a atenção necessária para que absorvam o conteúdo daquele evento.

Nas palestras, é possível identificar se há pessoas com esses problemas, fazendo um levantamento inicial, como parte de um plano de ajuda maior. Com esse apoio, a empresa oferece recursos para que seus colaboradores entendam a origem do problema, trabalhando para equalizar suas respectivas situações financeiras.

Qual é a importância para os colaboradores?

O colaborador nem sempre tem a consciência do tamanho do problema em que está envolvido, o que justamente as palestras financeiras ajudam a entender. Elas citam o que é o estresse financeiro e como ele atinge o cotidiano do trabalhador, mostrando de forma clara o quanto ele pode ser prejudicial.

Para os colaboradores, pode ser o alerta de que eles precisavam para ter uma percepção mais clara da dimensão do problema. Quando um funcionário está em uma situação dessas, ele estará sempre sob o risco de queda de produtividade, mudando suas práticas e, literalmente, tornando-se um problema para a empresa em longo prazo.

A palestra de educação financeira situa os colaboradores acerca do risco da gestão financeira ruim, principalmente no que diz respeito às consequências.

Gradativamente, um colaborador endividado e preocupado deixa de ser eficiente no trabalho. Em um determinado ponto, será insustentável para a empresa manter alguém que gera despesas, mas que não entrega mais resultados, já que tem problemas demais para simplesmente lidar com suas demandas.

Como as empresas se beneficiam?

As empresas precisam lidar com o estresse financeiro o tempo todo, algo que gera problemas de todos os tipos. Colaboradores ansiosos, com a cabeça cheia de preocupações e nervosos são um problema iminente e podem parar de render a qualquer momento.

Outra questão importante é a rotatividade. Muitos acabam pedindo aumento salarial por não terem a consciência de que os problemas financeiros são frutos de uma má gestão. Uma vez que as empresas não entram em acordo sobre isso, há a chance de que esse funcionário peça demissão, sob a justificativa de procurar uma oportunidade melhor em outro lugar.

A palestra corporativa para falar de finanças exige investimento por parte da empresa, porém, traz retornos valiosos, seja financeiramente em longo prazo, seja no que diz respeito à gestão estratégica. Se essa companhia consegue reter seus colaboradores e ainda tê-los motivados e focados, os objetivos da empresa serão atingidos.

Custos justificados

Manter uma equipe de profissionais tem um custo que precisa ser justificado. Se uma empresa tem uma série de colaboradores com problemas de estresse financeiro, ela está pagando para que eles trabalhem abaixo da produtividade média esperada.

Ao colocar a questão nesse ponto, fica mais fácil entender que o investimento necessário para ter uma palestra e outros serviços de educação é muito vantajoso. Basta colocar a questão na balança, comparando os valores investidos com os benefícios obtidos.

Quem faz essas palestras financeiras?

As palestras financeiras são feitas por companhias especializadas em gestão de investimentos, com amplo conhecimento em práticas comuns para lidar com dinheiro. Esses serviços são oferecidos às empresas como parte de um pacote de soluções com foco nos colaboradores, evitando que eles tenham problemas como o estresse financeiro.

A Magnetis é uma das referências nesse serviço para empresas. Ela oferece um diagnóstico total, dentro de um amplo plano de conscientização e de estímulo da gestão financeira, sendo a palestra parte de um programa completo.

O estresse financeiro causado por hábitos econômicos ruins é um problema que afeta muitos profissionais, certamente sendo uma questão presente em sua empresa. As palestras de educação financeira podem ser a solução ideal para mostrar aos funcionários como esses problemas são prejudiciais.

Você pode ajudar o seu departamento de RH a contornar esse problema! O Magnetis para Empresas é o programa ideal para solucionar essa questão, educando seus colaboradores e mostrando que eles podem viver com mais equilíbrio. Entre em contato para saber mais!

Antonio Sigrist é Gerente de Produtos na Magnetis.

Por que você precisa de palestras financeiras na sua empresa?
5 (100%) 1 vote