Conheça de uma vez por todas a importância de um patrimônio familiar

por Mariana Congo | 12/11/2018

patrimônio familiar

Ganhar, administrar e investir dinheiro são questões fundamentais para quem tem uma família e pensa no futuro. Construir algo que possa garantir o bem-estar das próximas gerações é uma tarefa que exige tempo e esforços consideráveis. Por isso, quanto mais cedo uma pessoa se preocupa com seu patrimônio familiar, mais chances ela terá de ser bem-sucedida em suas escolhas.

Você sabe como oferecer solidez e segurança financeira a quem você ama? Este post vai mostrar como pensar no seu patrimônio familiar, mostrando a importância da educação financeira e apresentando os investimentos ideais. Confira!

Entenda melhor o que é patrimônio familiar

Se você ganha bem hoje, investe seu dinheiro e tem bons rendimentos, você consegue manter um bom padrão de vida. Mas e no futuro, como você vai se manter e garantir o conforto da sua família? Daí, a necessidade de pensar no patrimônio familiar.

Ter esse objetivo faz com que uma pessoa vá em busca da tranquilidade da família no futuro. Permite buscar alternativas para que seus descendentes tenham mais conforto.

Ter dinheiro é importante, mas ainda que ele seja muito bem gerido, pode acabar. É preciso pensar em como fazer o que você poupou trabalhar para você e para as próximas gerações, seja por meio da aquisição de bens ou do investimento em aplicações que permitam viver de investimentos.

Vamos pensar em um exemplo: imagine uma situação de crise econômica quando seus filhos chegarem à vida adulta. Se você se planejou para deixar imóveis para eles, por exemplo, eles não terão de se preocupar com aluguel. Se o patrimônio estiver em aplicações financeiras, eles também poderão usar os recursos para atravessar esse período.

Esse patrimônio também será importante para o seu próprio futuro. Tudo são flores enquanto você está no mercado de trabalho, com salário garantido, além de todas as oportunidades de crescimento.

Mas e quando você se aposentar? Aquele rendimento mais alto e garantido não estará lá, já que a previdência social não garante os mesmos valores.

É preciso pensar em uma aposentadoria tranquila, na qual você não precise baixar seu padrão de vida. Nesse período, é importante focar no seu bem-estar, principalmente no que diz respeito à saúde. Isso só é possível quando você pensa desde cedo em construir um patrimônio.

Veja quais investimentos garantem a solidez do patrimônio familiar

Durante sua vida, você deve investir para construir um patrimônio familiar. Por mais que você ganhe dinheiro, só seu salário não será suficiente no futuro. Pense sempre em potencializar seus rendimentos, pois esse dinheiro ajudará a obter bens e a ter uma fonte de segurança por um longo tempo.

A seguir, veja os principais investimentos que você pode começar a fazer desde já e se preparar para o seu futuro.

Renda fixa

A renda fixa é uma modalidade de investimentos para quem prefere aplicações com comportamento mais previsível. Títulos como os do Tesouro Direto, CDBs, LCIs e LCAs são os exemplos mais comuns desse tipo de aplicação.

Renda variável

A renda variável é uma modalidade mais arriscada de investimentos, já que o retorno depende da variação dos preços dos ativos negociados.

Entretanto, ela dá oportunidade de ganhos maiores por conta dessas oscilações. Com uma carteira diversificada, é possível equilibrar o sobe e desce da renda variável com outros ativos, que servirão como um “colchão” para o seu portfólio. Dessa forma, será possível ter um retorno maior com mais segurança.

Previdência privada

A previdência privada é uma forma de poupar recursos para o futuro e de não depender da aposentadoria pública.

Nessa modalidade, a pessoa investe por um prazo mais longo, com o objetivo de sacar os recursos somente quando parar de trabalhar.

Há benefícios tributários (Imposto de Renda menor) e relacionados à sucessão patrimonial (facilita o planejamento da herança) que tornam a previdência privada uma ferramenta bastante prática para a construção de patrimônio.

A importância da educação financeira

A educação financeira é imprescindível para que você construa um patrimônio familiar. Adotar bons hábitos hoje garante que o futuro seja tranquilo. Além disso, ao exercer esses princípios, você também dá o exemplo.

Eduque seus familiares para que eles saibam lidar com o dinheiro. Isso garante também que no presente eles sejam mais disciplinados e ajudem você na construção do patrimônio.

No futuro, esse equilíbrio será fundamental para que eles administrem de forma responsável o que você deixou, desfrutando do seu esforço por mais tempo.

Entre essas boas práticas, você pode exercer e ensinar questões como:

  • abandonar gastos supérfluos;

  • evitar dívidas e quitar as que já existem;

  • sempre ter uma reserva de emergência;

  • planejar e administrar seu patrimônio;

  • respeitar o orçamento mensal;

  • cumprir com suas obrigações fiscais e tributárias;

  • investir sempre, preferencialmente com a ajuda de profissionais.

Entenda como construir um patrimônio familiar

Para construir seu patrimônio familiar, é preciso equilibrar sua receita, seus gastos e seus investimentos. A seguir, veja alguns caminhos para chegar aos resultados que você deseja!

Construa uma reserva de emergência

Ter um capital reservado para as despesas imprevistas ajuda resistir aos momentos de dificuldade sem desviar o foco dos seus objetivos de longo prazo.

Poupe uma quantia que cubra os seus gastos caso você eventualmente perca sua fonte de renda principal. Examinar as suas despesas vai ajudar a definir qual é a quantia necessária.

[Vídeo BLK reserva de emergência]

Quite as suas dívidas

Um dos passos mais importantes para a construção do seu patrimônio familiar é equilibrar o seu orçamento. O endividamento em excesso é, portanto, uma ameça para esse objetivo.

Logo, evite fazer dívidas. Caso você tenha o seu orçamento comprometido com pagamentos por longos períodos - como um financiamento, por exemplo -, priorize quitar essas contas.

Antes de fazer novas dívidas, reflita sobre a necessidade de fazer a compra e sobre as formas de pagamento. O ideal é priorizar o pagamento à vista e obter descontos, mas pode haver outras alternativas dependendo da aquisição.

Pense no desenvolvimento dos seus filhos e familiares

Sua família também precisará dar continuidade à vida no futuro e, se você puder ajudar nisso, será ainda melhor. Você também pode pensar em recursos que garantam a tranquilidade da vida de todos.

Negócios, por exemplo, são ativos que podem ser administrados pelos seus filhos. Imóveis também são uma alternativa interessante, já que eles geram rendimento com aluguéis e podem ser vendidos no futuro.

Construir um patrimônio familiar é um objetivo de longo prazo. Por isso, trabalhe duro e recorra a bons investimentos para potencializar seu retorno. Isso garante a tranquilidade das pessoas com as quais você se importa e permite mais conforto para o seu futuro.

Tem dúvidas sobre como aplicar o seu dinheiro? Conheça melhor os principais tipos de investimento e saiba como eles podem ajudar a formar o seu patrimônio familiar!

Mariana Congo, da Magnetis

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

curso de investimento
Avaliar o post
curso de investimento