Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Qual é a influência do seu perfil de risco nos investimentos? Entenda!

Se você investe e gosta de estudar sobre o assunto, já deve ter ouvido falar bastante em perfil de investimentos. De fato, esse é um dos temas mais importantes desse universo, pois influencia a forma com que você aplica o seu dinheiro.

Entender essa relação é um dos primeiros passos para tomar decisões inteligentes e conquistar seus objetivos financeiros.

Para esclarecer o quanto seu perfil de investidor afeta suas escolhas e seus resultados, continue acompanhando este artigo!

O que é perfil de investimentos?

O perfil de investimentos pode ser conceituado como um conjunto de características do investidor que ajudam a determinar quais tipos de investimento e estratégia são mais adequados.

Estamos falando da união de diversas variáveis, como os objetivos do investidor, o horizonte de  investimento, a disposição e a capacidade de correr riscos. Lembrando que a capacidade de correr risco, se refere a condição financeira da pessoa suportar uma determinada perda de recursos, por conta de uma oscilação de mercado, sem que isso afete seu planejamento. Já a disposição, tem relação com fatores psicológicos, ou seja, o quanto o investidor fica confortável em arriscar seus recursos.Nem sempre a disposição e a capacidade financeira estão alinhadas, nesse caso o que terá um peso maior para definir a tolerância a risco será a capacidade. 

Quais são os tipos de perfil de investimentos?

Conforme as características de cada pessoa, o mercado adotou um padrão de classificação que conta com três perfis de investimentos: conservador, moderado e arrojado.

Na Magnetis, entendemos que podem existir variações dentro de cada um desses perfis e contamos com carteiras 5 carteiras de risco diferentes.

Entenda, a seguir, um pouco mais sobre cada um desses perfis!

Conservador

O perfil conservador é marcado pela aversão ao risco, por isso, há uma preferência por investimentos mais seguros, com nenhum ou o mínimo de risco possível. Quem está nesse grupo busca ter ganhos reais com segurança, mesmo que precise abrir mão de uma rentabilidade maior.

Moderado

O perfil moderado é aquele que trabalha com um risco médio. As pessoas desse grupo assumem um pouco mais de risco para conquistar rentabilidades maiores, mas ainda se preocupam com segurança. Em função disso, investem em ativos de renda fixa e renda variável. 

Arrojado

O perfil arrojado é composto por pessoas que correm mais riscos em busca de maior rentabilidade e entendem que para ter a possibilidade de maiores ganhos, também precisam aceitar eventuais maiores perdas. Por isso, têm uma parcela maior de renda variável no portfólio.

Embora os perfis mais rentáveis a longo prazo estejam associados a portfólios com mais investimentos em renda variável, é importante lembrar que seja qual for o perfil de investimentos, a diversificação em classes de ativos e em posição geográficas é de extrema importância para um portfólio bem construído e por isso um perfil de investidor não deve ser associado à apenas uma classe ou ativo. 

Qual é a importância do perfil de investimento?

Conhecendo os perfis apresentados, fica fácil visualizar como eles são determinantes para o sucesso de suas estratégias. Isso acontece porque essa classificação é de suma importância para realizar qualquer planejamento.

Assim,  é possível identificar os principais pontos de atenção de cada caso, traçar  o planejamento e escolher a carteira de investimento ideal evitando que se corra mais riscos do que o necessário.

Definir seu perfil é o primeiro passo para realizar qualquer tipo de investimento. Essa é uma exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para o mercado. Segundo as regras da entidade, todas as instituições financeiras devem selecionar  investimentos adequados ao perfil de cada cliente.

Como o perfil de investimentos influencia na alocação dos seus investimentos na Magnetis?

Em primeiro lugar, a alocação deve ser fruto do alinhamento perfeito entre o perfil, as necessidades e os objetivos de vida de quem investe.

Sendo assim, essa classificação interfere diretamente na definição dos ativos que farão parte da sua carteira de investimentos.

Como funciona o processo aqui na Magnetis? Na prática, depois que descobrimos o seu perfil, montamos um planejamento totalmente personalizado. Tudo é considerado, inclusive o patrimônio disponível, a forma como ele foi construído, as expectativas em relação ao futuro, e os objetivos de vida.

A ideia é que você tenha acesso a uma carteira diversificada e adequada ao seu perfil. Nossos especialistas estão atentos a isso e trabalham para que seus rendimentos sejam positivos, sem desrespeitar as limitações existentes.

Como descobrir o seu perfil de investimentos?

Depois de tudo o que falamos, se você ainda não sabe qual o seu perfil de risco, você deve ter curiosidade para descobrir o seu perfil de investimentos, certo? 

Importante alertar que é bem difícil para quem não é especialista ou trabalha na área descobrir sozinho de forma assertiva. Isso acontece porque você pode cair em armadilhas, como “se eu quero um retorno maior, então, preciso mais arrojado”.

Mas não se preocupe, porque, em geral, o processo é rápido. Você deverá responder a um questionário com perguntas que ajudam a entender melhor as características mencionadas acima, como seus objetivos e horizonte, como seria o seu comportamento em determinadas situações, e então definir em qual dos perfis você se enquadra. 

É possível fazer testes na internet com essa finalidade, mas vale o alerta de que eles são mais básicos e podem não ser tão precisos. A outra maneira de descobrir é mais assertiva, basta abrir sua conta na Magnetis. Aqui, aplicamos o questionário e, depois que o cliente responde, marcamos uma conversa para lapidar ainda mais as respostas e garantir que esse perfil esteja 100% alinhado com a carteira de investimentos recomendada.

Como investir melhor?

Investir melhor e alcançar bons resultados é o que todos desejam. Isso vale para quem ainda está começando e para aqueles que já investem, mas têm dúvidas sobre as estratégias adotadas.

Para verificar se os tipos de investimentos da sua carteira estão alinhados ao seu perfil, é fundamental ter uma visão macro da situação. Para aqueles que já têm investimentos, fazemos uma Análise Global de Portfólio (AGP), e assim conseguimos entender se o portfólio está construído da melhor forma possível e se há oportunidades de melhorias. Na prática, conversamos com o cliente, olhamos a sua carteira, fazemos uma análise e apresentamos uma recomendação para ampliar seus resultados. Esse é mais um benefício de quem tem uma conta conosco, um atendimento consultivo e personalizado.

Como vimos, conhecer o seu perfil de investimentos é essencial para a elaboração de uma estratégia coerente e personalizada. As pessoas não são iguais, logo, a forma de investir também não deve ser. Com a Magnetis, você conta com a união de especialistas em investimentos e tecnologia para alcançar os melhores resultados para seus investimentos. Comece hoje mesmo a construir seu caminho em busca de seus objetivos.

Ian Moro, CEA
Ian Moro, CEA

É engenheiro e Especialista em Investimentos na Magnetis.

leia mais desse autor