Por que investir com a Magnetis é seguro

por Luciano Tavares

Quem não quer segurança na vida? 


Estamos o tempo todo em busca de situações seguras, desde morar em um bairro com segurança, passando por construir um relacionamento seguro, até garantir que o dinheiro esteja investido da maneira mais segura possível, evitando qualquer problema no futuro. 


Mas, afinal, o que significa segurança quando falamos de investimentos?


Será que segurança é aplicar o dinheiro em um banco, cuja marca está sempre na mídia, aparecendo em programas de televisão ou mesmo patrocinando eventos esportivos de grande visibilidade? Ou você acha que, para estar seguro, basta contar com uma agência bancária elegante e ter à disposição um gerente todo arrumado, de terno e gravata?


Sem dúvida, segurança é muito mais do que isso. O investidor está seguro na hora de fazer suas aplicações quando tem uma orientação financeira isenta e imparcial, quando seus ativos não estão concentrados em uma única instituição e quando existem mecanismos de proteção e supervisão da carteira. Entenda por que é mais seguro investir com apoio de uma consultoria independente.


Como funciona uma consultoria de investimentos?


Para uma instituição poder ser considerada uma consultoria de investimentos no Brasil, ela precisa ser licenciada e passar pelo crivo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), espécie de xerife do mercado de capitais brasileiro. Ou seja, toda consultoria de investimentos recebe fiscalização constante da CVM.


Diferentemente de corretoras ou bancos, que oferecem aplicações financeiras em suas prateleiras, o papel de uma consultoria não é vender produtos de investimento. Da mesma forma, não faz parte do trabalho da consultoria receber comissões por produtos recomendados, muito menos ser intermediário financeiro. Justamente por não vender produtos, a consultoria de investimentos é imparcial e tem interesses alinhados aos dos clientes. Tudo isso contribui para que, por meio de uma consultoria de investimentos, as escolhas sejam feitas de maneira mais transparente e segura.

A Magnetis é uma consultoria licenciada pela CVM.


Para onde vai meu dinheiro?


Por ser uma consultoria de investimentos, a Magnetis não recebe, em nenhum momento, o dinheiro dos clientes. Os recursos investidos seguem um percurso bem simples: as quantias aplicadas são transferidas da conta que o cliente tem em um banco para a sua conta na Easynvest, corretora de valores parceira da Magnetis. Note que é uma transferência para conta da sua própria titularidade, na corretora.

Descubra porque investir com a Magnetis é seguro

De lá, o dinheiro é direcionado para os diferentes produtos financeiros que vão compor a carteira de investimentos de cada investidor. Por exemplo, em caso de aplicação em um fundo de investimento, o dinheiro é enviado para a conta do fundo.


Onde ficam meus ativos?


Todos os ativos financeiros ficam custodiados em nome do cliente, ou seja, o dono da aplicação financeira é o cliente. No caso dos títulos de crédito privado, como CDBsLCIs e LCAs, é importante destacar que essas aplicações financeiras são registradas na Cetip, empresa integradora do mercado financeiro responsável por custodiar, ou seja, guardar, tais ativos. Hoje, mais de 15 mil instituições utilizam os serviços da Cetip, dentre elas, a Easynvest, que é aderente ao chamado selo “Cetip Certifica”. Esse processo garante mais transparência e segurança para o investidor, já que trata-se de uma certificação que comprova o registro na Cetip da aplicação em nome do cliente.


Já os investimentos feitos em ETFs (Exchange Traded Funds), fundos de índice negociados na BM&FBovespa, ficam na Câmara de Ações (antiga CBLC), que liquida operações de renda variável. Além disso, a Câmara ainda atua como depositária central de ações e títulos de dívida corporativa.


No caso de aplicação em fundos de investimento, o cliente recebe cotas que ficam registradas em seu nome perante o distribuidor e o administrador do fundo. As cotas do investidor ficarão sempre segregadas dos ativos dessas instituições e podem ser compradas ou vendidas livremente, conforme as regras de cada fundo.


Como o dinheiro voltará para minha conta?


Quando o investidor quiser resgatar suas aplicações, o dinheiro percorre o caminho inverso. Os ativos serão vendidos e os recursos levantados cairão na conta do investidor na corretora Easynvest. De lá, o dinheiro será transferido diretamente para a sua conta no banco.

Descubra porque investir com a Magnetis é seguro

É importante ressaltar que, assim como na aplicação, ele nunca passará pela Magnetis. Na verdade, a corretora só tem autorização para transferir os recursos para a conta do banco registrada durante a abertura de conta, sempre em nome do titular da conta.


Analisando os piores cenários


Mas então o que aconteceria se a Magnetis fechasse as portas ou fosse vendida?


Absolutamente nada.

Como citamos, seu dinheiro jamais passa por nós. Afinal, a Magnetis é uma consultoria de investimentos que tem a função de orientar o investidor nas aplicações financeiras, não de intermediar as transações ou custodiar os ativos financeiros. Se a Magnetis sumisse do mapa, seus ativos continuariam em seu nome e acessíveis através da sua conta na corretora.


E se a corretora fechar, for vendida ou sofrer intervenção?


Nada ocorre também, afinal os ativos financeiros estão todos custodiados em nome do cliente. A sua conta e suas posições seriam transferidas para outra corretora, onde poderiam ser mantidas ou resgatadas, conforme seu desejo.


No caso específico de uma intervenção, se houver dinheiro parado na conta da corretora, esse montante poderia ser perdido. Para evitar esse risco, a Magnetis monitora sua conta diariamente a fim de que seu dinheiro sempre esteja investido e não parado na conta da corretora. Em algumas situações, pode também ser acionado o Mecanismo de Ressarcimento de Prejuízos (MRP) que existe para indenizar alguns tipos de perdas, em especial as negociações que envolvem a BM&FBovespa.


Mas se meu dinheiro estiver aplicado em títulos e o emissor falir?


Em caso de falência de um emissor de títulos de crédito privado, como CDB, LCI ou LCA, por exemplo, o investidor tem a segurança do Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que cobre aplicações no limite de R$ 250 mil por instituição financeira.


Portanto, na prática, se um emissor não cumprir com suas obrigações, você receberá seu valor de garantia num prazo estimado de 30 a 45 dias. Vale lembrar que a Magnetis já faz os cálculos e as alocações de investimento sempre respeitando o limite do FGC, para assim proteger o investidor também de riscos de falência do emissor. É mais uma comodidade para o cliente que contrata o serviço da Magentis.


Diversificação também é segurança


Se o sistema financeiro oferece mecanismos para proteger o investidor, é possível aumentar ainda mais a segurança através da diversificação. Ao distribuir o dinheiro aplicado entre diferentes ativos financeiros, elimina-se a concentração de risco em um só tipo de investimento.


Além de compor uma cesta com uma série de aplicações financeiras, diversificação também significa manter os recursos investidos em ativos geridos ou emitidos por mais de uma instituição financeira. Isso garante mais segurança e tranquilidade ao investidor para eventuais situações de falência ou qualquer situação que comprometa a rentabilidade dos ativos daquela instituição.


Agora que você sabe de toda a segurança que existe ao investir com o apoio de uma consultoria de investimentos como a Magnetis, aproveite para montar um plano de investimento personalizado para você. Clique aqui para descobrir seu perfil e deixe a Magnetis recomendar os melhores investimentos para você.


Se ainda possui alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário abaixo e entre em contato conosco!

Luciano

Luciano Tavares é fundador e CEO da Magnetis. Administrador de carteiras credenciado pela CVM e planejador financeiro CFP ®, tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro.

Avaliar o post
  • Legal, excelente para quem deseja permanecer leigo, tudo indica que realmente conseguem bons resultados, mas para quem deseja se aprofundar no assunto, como fica?

    • Olá, Lourenço Junior! Obrigado pelo comentário. A Magnetis foi criada para ajudar tanto leigos quanto especialistas a investirem de forma mais simples e inteligente. Hoje, temos clientes com os dois perfis! Nosso serviço ajuda os clientes a economizar tempo e a investir com qualidade, mesmo para quem tem conhecimento avançado.

      Para pessoas que querem se aprofundar no mundo dos investimentos, é possível operar por conta própria em corretoras e estudar para buscar a melhor estratégia possível, o que exige tempo, dedicação e conhecimento. De qualquer maneira, se você tem interesse em se aprofundar, recomendamos a leitura do nosso blog (blog.magnetis.com.br) e desses livros (https://blog.magnetis.com.br/6-livros-para-quem-quer-ficar-rico/). A BM&FBovespa tem alguns cursos (https://educacional.bmfbovespa.com.br/home). Abraço!

  • LUIZ C. KOZLOWSKI

    Como pessoa jurídica, posso ser cliente Magnetis e Easynvest? Luiz C. Kozlowski

    • Oi Luiz, tudo bom?
      Atualmente só atendemos pessoas físicas, até mesmo porque as carteiras são otimizadas para a tributação de PF.
      Abs,
      Luciano

      • LUIZ C. KOZLOWSKI

        Obrigado pela pronta resposta, Luciano. LCK

  • Irany Mariana Santos Miranda

    Posso ser cliente do Magnetis e não ser da Easynvest, mas de outra corretora?

    • Oi, @Irany@iranymarianasantosmiranda:disqus ! Atualmente a Magnetis tem parceria somente com a corretora Easynvest. Então, para ser cliente Magnetis obrigatoriamente vamos abrir para você uma conta na Easynvest. Se você já tem conta em outra corretora, é possível fazer transferência de custódia dos seus investimentos para a Easynvest e aproveitar as vantagens de ser cliente Magnetis. Qualquer dúvida, estamos por aqui! Abraço! 😉

  • Luiz C. Assis Jr.

    Prezado Luciano,

    Bom dia. Não localizei uma explicação detalhada sobre a questão da tributação PF. Poderia indicar o link para acesso à matéria ou então me explicar aqui como funciona? A tributação é retida na fonte de cada investimento ou cabe ao contribuinte efetuar o ajuste/pagamento na declaração anual?

  • Samuel

    Você tem a rentabilidade anual via magnetis desde 2007?

    Obrigado.

  • manuel relvas

    Olá Luciano,boa tarde!Eu queria saber se posso investir online no tesouro direto e em acções brasileiras.Sou português a viver em Portugal.No caso de a legislação brasileira permitir o que tenho que fazer para poder negociar?Agradecia muito a tua ajuda.O meu email –okeyrelva@gmail.com.Obrigado pela atenção dispensada. Manuel Relvas

    • Olá @manuelrelvas:disqus ! A legislação brasileira permite que investimentos estrangeiros invistam no Brasil desde que:
      -Possua residência fixa no Brasil;
      -Seja tributado aqui no Brasil, ou seja, tenha declarado Imposto de Renda no último ano.
      Se este for seu caso, ficaremos felizes em te ajudar! Abraço! 😉

  • Daniel Mattos Monteiro

    Boa noite, recebi uma proposta de credito dessa empresa LAWTON e me cobraram taxa de adesao, o que é suspeito para uma empresa fornecer credito; É possivel a magnetis apresentar lamina de um fundo que pode ser na verdade um golpe nos investidores e clientes ?

    • Olá, Daniel! A nossa ferramenta de Lâmina de Fundos usa como fonte de dados da CVM, a Comissão de Valores Mobiliários. Se você suspeita que há um golpe, sugiro que procure mais informações diretamente na CVM, que é o órgão que fiscaliza o mercado de capitais. Abraço!