X
Magnetis Week

a black friday da

Magnetis Logo
Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Previdência para funcionários: quais as vantagens para PMEs?

A competição para atração e retenção de talentos e é um dos maiores desafios das pequenas e médias empresas. Por isso, essas companhias têm buscado se destacar como podem nos processos seletivos, especialmente em relação ao clima organizacional e na remuneração e benefícios.

E neste contexto, a previdência para funcionários tem ganhado espaço e se tornado um dos melhores incentivos que as PMEs podem oferecer aos colaboradores.

Neste artigo, você vai conferir as principais vantagens em inserir a previdência para funcionários na sua estratégia de benefícios.

Continue a leitura!

Como funciona a previdência privada para empresas?

Os planos de previdência privada empresarial funcionam de forma semelhante aos destinados a pessoas físicas. A diferença é que neste formato, a empresa age como uma mediadora entre a instituição financeira e seus colaboradores e pode negociar taxas e benefícios adicionais.

Além disso, na previdência empresarial, a empresa pode optar por completar ou não as contribuições feitas pelos seus colaboradores – o chamado matching. Essa é uma forma de aumentar a adesão dos profissionais e tornar o incentivo ainda mais atraente.

Há também a possibilidade da organização criar regras que determinam em quais situações os colaboradores podem fazer a retirada do dinheiro que foi complementado pela empresa. O vesting é bastante personalizado e a estratégia para a sua criação vai de acordo com os objetivos da empresa.

Banner da Planilha de Simulação de Previdência B2B

Quais são as vantagens de investir na previdência para funcionários?

As vantagens de se investir em previdência para os colaboradores são muitas – especialmente para as PMEs. Confira alguns deles:

1. Destaque em processos seletivos

O plano de previdência para funcionários é um investimento que muitas empresas já fazem e sabem que é importante. Dados da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida demonstram que 26% dos planos de previdência privada do Brasil em 2019 foram oferecidos por empresas.

Inclusive, as organizações fazem questão de apresentar esse diferencial aos candidatos, antes mesmo de eles serem contratados para uma vaga. A técnica é uma estratégia para chamar a atenção dos melhores profissionais durante processos seletivos, já que a preocupação com a aposentadoria tem crescido bastante.

2. Oferta de benefícios além do salário

O salário mensal é um dos itens mais avaliados por um profissional na hora de escolher o local ideal para trabalhar. Porém, como mostram inúmeras pesquisas, os benefícios além do salário são cada vez mais valiosos para os colaboradores.

Isso porque a oferta de benefícios extra mostra que a empresa valoriza seu time. E pode ser estimulante trabalhar em um lugar que procura contribuir não só com a sua vida profissional, mas também com o seu bem-estar geral.

Em muitos casos, esses incentivos extras e a preocupação com o bem-estar podem ser ainda mais relevantes do que o próprio salário.

3. Atração de melhores talentos

Bons profissionais sabem o quanto valem. E isso significa que a empresa que deseja contratá-los também precisa saber valorizá-los. Oferecer benefícios extras já não é tanto um diferencial, uma vez que a maioria das empresas faz o mesmo. O destaque reside em qual benefício será oferecido aos colaboradores.

Ao implantar planos de previdência privada para colaboradores, as PMEs disponibilizam um dos benefícios mais desejados pelos profissionais. Isso impacta diretamente a atração dos melhores talentos para a organização.

4. Retenção de colaboradores

A retenção de colaboradores é fundamental para diminuir com o turnover da empresa, ou seja, com a rotatividade de profissionais. 

Não é interessante para nenhuma companhia manter uma rotatividade alta já que isso implica custos que vão desde a realização de processos seletivos constantes até o pagamento das obrigações fiscais para quem vai sair da empresa.

E há muitas razões que podem causar a alta rotatividade em uma empresa. Entre as principais estão má remuneração e falta de benefícios trabalhistas. Por isso, oferecer benefícios diferenciados, como a previdência privada, é uma excelente maneira de se destacar em relação aos concorrentes e manter os colaboradores satisfeitos por mais tempo.

Além disso, estratégias como o vesting podem auxiliar ainda mais em reter colaboradores. Afinal, elas oferecem benefícios extras para aqueles que ficam por mais tempo dentro da companhia.

5. Aumento da produtividade

Os planos de previdência oferecidos pelas empresas costumam ser vantajosos para a própria organização. A lógica é simples: colaboradores satisfeitos produzem mais e melhor.

Assim, a previdência privada para colaboradores também é um dos melhores investimentos que PMEs podem fazer para benefício próprio. Com menos preocupações com a aposentadoria e com questões financeiras, o trabalhador tem mais tempo para se concentrar em suas atividades.

6. Melhoria do clima organizacional

As vantagens de adotar uma previdência para funcionários vão além da atração e retenção de talentos. A área de Recursos Humanos, por exemplo, ganha com a criação de uma política de aposentadoria, que contribui com a renovação natural das equipes.

Em geral, a melhoria no clima organizacional pode ser sentida por todos, tornando o ambiente de trabalho ainda mais agradável e produtivo.

7. Incentivos fiscais

Para as empresas que trabalham no regime de tributação do Lucro Real, o investimento na previdência privada para funcionários pode ser ainda mais interessante. É possível converter as contribuições em redução de encargos na folha de pagamento, por exemplo.

Essa forma diferenciada de tratamento fiscal determina os investimentos na previdência como uma espécie de despesa operacional. Isso ajuda a reduzir a base do cálculo do Imposto de Renda final. Inclusive, a redução pode chegar até 20% do IR para a empresa, o que é bem atrativo.

8. Aumento da qualidade financeira da equipe

Desde a Reforma da Previdência muitos profissionais têm procurado alternativas para garantir rendas futuras — especialmente os mais jovens. De acordo com as novas regras, muitos trabalhadores podem levar mais tempo para se aposentar do que o imaginado.

Como resultado, a previdência privada ganha mais destaque como benefício.

Ela aumenta a segurança da equipe, além de melhorar a qualidade de suas finanças pessoais. Aplicar em previdência privada gerar uma alternativa viável ao INSS e serve como complemento na carteira de investimentos.

9. Flexibilidade

Existem duas formas de oferecer planos de previdência privada para colaboradores. Uma é por meio de entidades fechadas (fundos de pensão e cooperativas) e a outra por meio de planos abertos (instituições financeiras). Cada corporação tem a flexibilidade de escolher o que melhor se encaixa com no seu orçamento e com o perfil de seus profissionais.

Investir num plano de previdência acaba sendo o pontapé inicial para que os profissionais adquiram maior estabilidade financeira. E agora que você sabe como esse benefício funciona, conheça também os programas de bem-estar financeiro!

Julia Ayres

Julia é jornalista por formação, mas apaixonada por marketing digital, performance e educação financeira. Atualmente, lidera as estratégias de marketing para a área de empresas da Magnetis

leia mais desse autor