Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Previdência privada e planejamento sucessório: como preparar o futuro

Pensar na previdência privada para garantir o futuro da sua família é uma excelente maneira de encurtar um processo moroso e caro, que pode trazer muita dor de cabeça.

No momento da sua partida, é provável que a sua família passe por um momento de instabilidade emocional. Pensando no futuro desde já, você pode assegurar que eles tenham a tranquilidade e o suporte necessários para uma vida confortável desse momento em diante.

Neste artigo, vamos mostrar como a previdência é uma ótima ferramenta para o planejamento sucessório, com trâmites mais fáceis e uma maior rentabilidade.

Como a herança é programada

A maneira mais comum de fazer a distribuição dos bens é por meio de um testamento, no qual o proprietário registra, em cartório, como deseja que seu patrimônio seja dividido.

Mesmo com essa documentação, é possível que surjam problemas, como no caso de uma revisão solicitada por familiares que não concordam com a partilha.

Ainda que haja o testamento e os herdeiros estejam de comum acordo, é preciso fazer o inventário após o falecimento do dono dos ativos. Nesse processo, todos os bens e dívidas são averiguados, para fazer um levantamento completo do patrimônio. A partir disso, a distribuição do capital é feita e formalizada.

Todo esse trâmite pode levar de 3 meses a 3 anos – desde o momento em que o inventário é aberto até o seu encerramento. Esse período varia de acordo com a solicitação, que pode ser feita por escritura pública ou por ação judicial.

O prazo para que o inventário seja aberto é de até 60 dias após o falecimento do proprietário. Há alguns casos em que a família acaba extrapolando esse período, principalmente por questões emocionais. Quando isso acontece, há a incidência de multas, que devem ser pagas pelos familiares envolvidos.

Previdência privada para o planejamento sucessório

Embora você saiba da importância de pensar e documentar a sua herança a tempo, deve ter percebido que esse é um processo que pode ser demorado, com a chance de gerar desentendimentos entre os familiares e, no pior cenário, até deixar um dos seus entes queridos sem recursos, enquanto a questão se desenrola.

Uma ótima saída para evitar esses problemas é preparar a sua sucessão desde já, com a ajuda da previdência privada.

Ao investir nessa modalidade, você tem vantagens, como a flexibilidade de aportes e o rendimento do capital – que pode gerar uma renda mensal temporária ou a longo prazo. Nas duas opções, o benefício é automaticamente transferido aos herdeiros após o falecimento do titular.

Se você já tem um plano de previdência e encontrou outro mais interessante, é possível fazer a portabilidade sem a cobrança de impostos e sem precisar resgatar o valor, o que não prejudica os rendimentos do seu ativo.

O uso da previdência como instrumento de planejamento sucessório também permite uma boa redução de custos. 

Ao aderir a essa modalidade de investimento, a sua família não precisará arcar com custos de inventário (que variam de um estado para outro), honorários do advogado, escritura, entre outros.

Além disso, a família fica isenta do Imposto de Transmissão de Causa Mortis e Doação (ITCD ou ITCMD).

Existem muitas vantagens, mas a principal delas é a praticidade. Com a previdência, os beneficiários são definidos no momento em que o titular fecha o contrato, assim como a cota a que cada um tem direito. Com o falecimento do proprietário, a transferência é feita automaticamente.

O planejamento sucessório que faz uso da previdência privada como ferramenta preserva a distribuição da parte legítima da herança – destinada aos ascendentes e descendentes do titular –, como é determinado por lei.

Dessa maneira, você já prepara a sua aposentadoria e, de quebra, consegue organizar a divisão do patrimônio com tranquilidade e segurança.

Como a Magnetis pode ajudar

Na Previdência Magnetis, você tem acesso às melhores opções de investimentos, com uma rentabilidade superior à dos planos de previdência oferecidos pelos grandes bancos – que mal conseguem superar o CDI com consistência.

Em parceria com a maior seguradora independente do mercado, a Icatu, e munida de uma estratégia irreplicável de gestão de ativos, a Magnetis garante a você segurança, rentabilidade e sofisticação.

Além disso, a Previdência Magnetis não cobra taxa de carregamento e mantém uma taxa de administração justa, aumentando assim a sua margem de rentabilidade líquida e a possibilidade de crescimento do seu patrimônio.

Com tecnologia de ponta, é possível acompanhar os rendimentos direto do seu smartphone, além da praticidade na hora de declarar esses valores no Imposto de Renda.
Agora que você já sabe como aproveitar a previdência privada para o planejamento sucessório,venha conhecer a Magnetis e saiba como podemos garantir tranquilidade e conforto para a sua família em um momento tão difícil.

Andressa Siqueira, CEA
Andressa Siqueira, CEA

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019, possui certificação CEA pela ANBIMA e trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor