Quais são os principais tipos de EAP do mercado?

por Rafael Teodoro | 18/10/2018

eap

Os departamentos de RH têm consciência da importância da saúde física, mental e financeira de um colaborador, e por isso apoiam atividades que mantenham o bem-estar. Para estimular bons hábitos, o Employee Assistance Program (EAP) — ou Programa de Assistência ao Empregado — oferece benefícios relacionados a diversos aspectos da vida.

O EAP é uma maneira de a empresa se proteger, evitando que os problemas dos funcionários interfiram em sua produtividade no ambiente de trabalho. Assim, os incentivos são vantajosos para todas as partes envolvidas.

Neste post, você vai entender melhor como funciona o EAP, quais assistências ele abrange e como as empresas têm encarado as mudanças de serviços nesse setor. Confira!

Entenda os pilares fundamentais do EAP e como oferecer apoio

Um funcionário precisa de condições básicas de bem-estar para desempenhar um bom trabalho, o que envolve uma série de fatores. O EAP é feito com base em pilares entendidos como indispensáveis para um trabalhador, ou seja, é o que ele precisa minimamente para ser produtivo.

Se o seu colaborador tem algum problema que está gerando estresse, dificilmente vai chegar a um bom nível de produtividade. Questões de ordem emocional, causadas por algum trauma, geram inseguranças e ansiedades prejudiciais.

Essas e muitas outras questões são comuns a qualquer um, e o EAP busca justamente reduzir a ocorrência de questões que atrapalham o colaborador. Para isso, sua assistência é feita com base em alguns pilares, os quais você entenderá melhor a seguir.

Bem-estar mental

O rendimento de um colaborador com um problema de ordem psicológica tende a ser baixo, já que ele não consegue se concentrar. A saúde mental é um assunto ainda pouco tratado amplamente, porém, é de grande importância, especialmente no ambiente de trabalho.

A origem desses problemas vem de diversas situações: conflitos em casa, traumas, ansiedade, insegurança como profissional, casos de perda de pessoas queridas ou doenças e estresse financeiro. A produtividade é afetada por essas ocorrências, principalmente quando o colaborador não lida com elas de forma adequada.

Como o EAP ajuda

O EAP direciona os funcionários a programas de assistência psicológica, com consultas frequentes e um acompanhamento dedicado. Ter equilíbrio e saber conduzir as questões pessoais: essa é a proposta do apoio do EAP para esse importante pilar.

Saúde física

A saúde física do colaborador também é um pilar que precisa de dedicação e atenção. Se ele não estiver bem, as dores vão incomodar, as doenças vão impedir que ele trabalhe e a empresa será prejudicada. É compreensível que ele não alcance um bom nível de produtividade nessas condições.

Em um exemplo, as dores nas costas são a principal causa de afastamento de trabalhadores no país. Apesar de simples, o problema é recorrente e pode afetar muita gente. Sua empresa reduz facilmente esse problema ao oferecer apoio à saúde física, adotando os programas de benefícios.

O apoio do EAP à saúde física

Para resolver esse problema, as empresas oferecem programas de incentivo às atividades físicas, que ajudam o colaborador a se manter ativo e longe de problemas físicos. Além disso, a assistência médica preventiva e de apoio em casos de doenças também é um benefício regular.

Equilíbrio financeiro

No Brasil, 62% das famílias estão endividadas. Lidar com isso é difícil, gerando uma situação que pode causar apreensão, ansiedade e preocupação em níveis extremos.

É aí que surge o estresse financeiro, reduzindo a produtividade do colaborador e resultando em atrasos, faltas e problemas de relacionamento no trabalho.

É importante pensar no bem-estar de seus colaboradores para que eles produzam o que é esperado e por meio dos programas de educação financeira, é possível oferecer a ajuda de que ele precisa.

O EAP na educação financeira

A empresa contrata um prestador de serviço que oferece orientação e acompanhamento financeiro, ajudando os colaboradores a terem uma relação saudável com suas finanças. Palestras, diagnósticos e dicas gerais fazem parte do plano, reduzindo os problemas em decorrência da má gestão do dinheiro.

Saiba mais sobre a tendência de terceirização dos serviços de EAP

Tradicionalmente, o EAP é um programa interno do RH das empresas, porém, sempre exigiu altos investimentos. A terceirização foi a melhor saída diante dos custos e tempo que o programa demanda, dando origem a uma tendência.

A empresa fecha parcerias com prestadores de serviços que oferecem facilidades aos colaboradores daquela companhia. Assim, eles têm um incentivo a mais para cuidar de sua saúde e de seu bem-estar em todos os aspectos da vida.

Veja quais são as principais empresas do setor de EAP

Algumas empresas têm se tornado referência nesse serviço, sendo os verdadeiros players do mercado. Conhecê-las é fundamental para fechar as melhores parcerias, fortalecendo o programa de EAP da sua empresa e gerando um incentivo interessante para os colaboradores.

Saiba mais sobre as principais empresas do segmento e sobre suas especialidades!

Gympass

O Gympass é uma empresa que oferece uma espécie de passe livre em uma série de academias e programas de atividades físicas espalhados pelo mundo. Ele oferece o serviço de parceria às empresas, que dão descontos aos funcionários como forma de incentivo à manutenção da saúde física e do combate ao sedentarismo.

Optum

O foco da Optum é no apoio psicológico no cotidiano de trabalho. Em suas parcerias com empresas, ela oferece serviços diversos, ajudando os colaboradores a lidar com várias questões do dia a dia, sem que isso afete sua saúde mental.

Apoio Pass

Focado no bem-estar, o Apoio Pass é uma empresa do grupo Sodexo. A proposta é oferecer serviços nos principais os pilares de EAP. Apoio jurídico, orientação financeira e saúde psicológica são alguns dos benefícios.

DSOP

A DSOP foi um dos serviços de educação financeira mais utilizados durante muito tempo, sendo ainda importante atualmente. Entretanto, o mercado tem oferecido outras soluções, com planejamentos mais completos e mais focados em empresas.

Magnetis

O programa para empresas da Magnetis foca na educação financeira dos colaboradores. Isso é feito por meio de uma atuação ampla, com palestras, diagnósticos e acompanhamentos com planejamento. O foco é estimular o equilíbrio financeiro, evitando problemas de produtividade no trabalho.

Uma necessidade real em empresas de todo o mundo, o EAP será uma ferramenta importante também na sua companhia. Ele ajuda a reter bons talentos, otimiza o desenvolvimento da empresa e proporciona um ótimo clima organizacional. Além disso, seus colaboradores vão entregar o melhor com a ajuda dos programas de assistência.

Quer saber mais como funciona o programa para empresas da Magnetis? Entre em contato para falar com um de nossos especialistas!

Antonio Sigrist é Gerente de Produtos na Magnetis

Avaliar o post