Como você lida com problemas financeiros? Veja a nossa análise

por Mariana Congo | 27/11/2019

como lidar com problemas financeiros?
curso de investimento

Problemas financeiros podem acontecer com qualquer pessoa. De fato, quando falamos de finanças pessoais, também falamos de imprevistos e de como lidar com eles.

Já sabemos que a reserva de emergência é a principal saída para evitar que gastemos um dinheiro em alguma ocasião circunstancial, isto é, que não estava planejada.

Mas é possível encarar os problemas financeiros de forma mais positiva? Hoje vou analisar a reserva de emergência e como você pode se preparar para esses gastos de forma mais saudável!

Problemas financeiros: por que não sabemos lidar com eles?

Segundo a psicologia, o sentimento de negação é um mecanismo de defesa inconsciente, que nos impede de lidar com problemas, sentimentos e pensamentos que normalmente temos.

Levando isso para o mundo das finanças, essa negação está ligada a você não querer tomar conhecimento de como está sua vida financeira. Isto é, não acompanhar seus gastos e não ter noção do que está acontecendo com o seu próprio dinheiro.

Você conhece alguém que prefere deixar a vida financeira no piloto automático? Eu já fiz várias palestras sobre finanças pessoais e, sempre que dou esse exemplo, alguém que se identifica com essa realidade.

A verdade é: ninguém quer pensar em imprevistos!

As pessoas não querem pensar no que pode acontecer com elas. É a mesma lógica dos seguros – de saúde, viagens ou carros: muitas pessoas evitam contratá-los, apenas por não aceitarem que imprevistos acontecem.

Nas finanças é a mesma lógica: muitas pessoas não montam uma reserva de emergência simplesmente para não lidar com essas emergências que, de fato, podem ocorrer.

Só que os imprevistos, na verdade, são previstos! Pensando nisso, é melhor que você esteja preparado(a) para lidar com eles. E é pra isso que serve a reserva de emergência. Vamos falar um pouco mais sobre ela:

Reserva de emergência: o que é?

De maneira geral, a reserva de emergência representa uma quantia de dinheiro destinada a imprevistos ou oportunidades.

Esse dinheiro tem de estar sempre à mão, em investimentos de liquidez diária, uma vez que você pode precisar dele a qualquer momento, com o propósito de lidar com gastos que não estavam previstos.

Todas as pessoas precisam ter essa reserva. Seja uma pessoa com um perfil de investidor mais conservador, seja mais arrojado, ou até quem nunca fez nenhum investimento, será pela reserva que deverá começar a investir.

Como calcular uma reserva de emergência?

Calcular uma reserva de emergência é um exercício muito pessoal. É preciso avaliar sua vida como um todo: você sustenta mais alguém além de você? Seu emprego é estável? Você tem um empreedimento? Tudo precisa ser levado em consideração!

Autores e especialistas em finanças têm opiniões diferentes, mas de maneira geral, você pode considerar montar uma reserva que represente entre 3 e 12 meses dos seus gastos mensais.

Essa reserva estará lá para te amparar caso qualquer coisa imprevista aconteça com você. De fato, pode ser uma coisa ruim, mas também pode ser algo positivo, uma oportunidade!

Seria, então, uma reserva de conforto?

Invertendo esse sentimento de negação em relação ao seu dinheiro, é possível começar a enxergar essas situações de maneira mais positiva.

Isso significa que, se você pensar na reserva de emergência como uma oportunidade, você estará dando uma chance de ficar bem mesmo quando um problema financeiro assolar a sua vida.

Olhando sob uma ótica positiva, é ter uma reserva para lidar com um problema da melhor maneira possível, não te dando ainda mais dor de cabeça para lidar com ele.

Dito isso, podemos dar uma nova abordagem para a reserva de emergência: reserva de conforto!

Isso porque a reserva te dá um conforto para lidar com qualquer imprevisto que aconteça, além de te dar oportunidade de comprar alguma coisa que você queira.

E aí, o que você achou dessa forma positiva de encarar seus problemas financeiros? Agora que você vai encarar melhor o planejamento do seu dinheiro, baixe a nossa planilha de gastos e se organize o quanto antes!

Como você lida com problemas financeiros? Veja a nossa análise
5 (100%) 3 vote[s]
curso de investimento