Invista agora
a evolução na edução financeira, conheça a Magnetis.

Você pode investir de um jeito melhor, e nós podemos provar.

Baixe o app!

Como proteger seu patrimônio de possíveis crises econômicas?

As crises são um fator cíclico dentro da economia e da política do mundo.

Elas têm o potencial de acabar suas finanças. Principalmente se não houver investimentos concretos, com rentabilidade sólida e diversificação nos ativos.

No entanto, tudo depende da organização prévia aos momentos de crise, de forma a não haver grandes prejuízos.

Para tal, é necessário entender a importância de proteger seu patrimônio e saber como planejar uma boa carteira de investimentos. Isso pode ajudar você a passar por momentos de crise sem ter sua vida financeira afetada. E nem correr riscos que possam prejudicar suas finanças.

É possível continuar investindo sem grandes perdas no patrimônio e com segurança, mesmo em cenários de crise. Esta publicação aborda os principais pontos para você levar em consideração na hora de tomar decisões certas! E tua ajuda a manter seu patrimônio e sua liberdade financeira seguros. Aproveite!

Por que proteger seu patrimônio do risco de crises?

Seu patrimônio reflete não só o montante de recursos acumulados, mas também todo seu esforço e comprometimento até aqui.

Prezar pela segurança desse capital é pensar nos seus planos a longo prazo, na qualidade de vida da sua família e na sua saúde financeira. 

Portanto, por mais que crises tragam riscos, é preciso ter total esclarecimento sobre perigos, iniciando medidas que protejam seu patrimônio ao mínimo sinal de uma eventual crise.

O que acontece em cenário de incerteza e inflação alta?

Em cenários de muita incerteza e de inflação em alta, o preço de consumo de produtos e serviços aumentam. Isso acaba aumentando seus gastos e diminuindo desempenho de ativos financeiros, devido à volatilidade e à especulação do mercado.

A partir desse cenário, já vemos um quadro de gastos maior do que a média do orçamento, o que exige bastante atenção. Para manter a situação sob controle, é necessário tomar medidas de planejamento que permitam enfrentar a crise sem sacrificar seu padrão de vida ou gerar perdas de grande magnitude.

Depositar a importância necessária no controle e avaliação das finanças será essencial, pois esse planejamento define se uma crise será apenas um momento de inconstância para o mercado ou um aval para perdas memoráveis ao seu patrimônio.

Como garantir a proteção do patrimônio?

Para garantir a segurança de seu patrimônio e manter sua saúde financeira, é preciso investir em algumas medidas.

Uma boa avaliação de suas finanças é um ótimo primeiro passo para se organizar frente a iminência de uma crise. Assim, você poderá definir toda sua gestão de patrimônio e adaptar o que for preciso para mitigar riscos.

Em resumo: inicie um planejamento completo e comprometa-se com ele. Ao fazer isto, a chegada de uma crise não vai impactar suas realizações a longo prazo.

Observe índices de mercado

As instabilidades sociais, políticas e da economia ditam o ritmo e a confiança do mercado financeiro. Estar atento aos índices do mercado pode trazer uma visão generosa das expectativas de investidores, ajudando você a tomar decisões mais assertivas para com seus investimentos.

O índice VIX e o risco-país são excelentes alternativas de indicadores para mensurar os riscos e possibilidades da instauração de uma crise. A partir desses dados, é possível realizar a manutenção de sua carteira e finanças em geral como preparação para as crises.

Preze por uma reserva de emergência sólida

Separar parte de suas finanças para situações emergenciais deve ser prioridade em um planejamento eficiente.

Esse dinheiro reservado pode cobrir despesas inesperadas. Pode te ajudar a manter o padrão de vida, sem consumir seu patrimônio e sem passar por estresse financeiro.

Monte uma reserva de emergência e preze por sua qualidade e durabilidade para quando a crise chegar.

Reforce seu controle financeiro

Em momentos de crise, é ainda mais importante manter um rígido controle financeiro de acordo com suas possibilidades econômicas.

Para momentos de incerteza, o ideal é manter um planejamento de gastos, evitando a criação de dívidas! E, claro, sem deixar de lado uma boa gestão de risco.

Planeje a longo prazo: evite saques de investimentos!

Se o seu planejamento está adequado, as oscilações de curto prazo do mercado não vão afetar a construção patrimonial a longo prazo.

Manter uma carteira de investimentos é uma maneira assertiva de resistir às crises sem abrir mão da proteção do seu patrimônio. Assim é possível extrair o máximo de seus investimentos.

É preciso paciência, disciplina e resiliência, mas as medidas podem gerar bons resultados se aplicadas de forma coerente.

Mantenha uma carteira diversificada

A diversificação possibilita maximizar os retornos, enquanto diminui os riscos dos investimentos que compõem sua carteira. A dinâmica da diversificação é saudável para a construção de patrimônio porque permite alcançar resultados mais consistentes em longo prazo. Isso acontece porque quando alguns ativos estiverem caindo, outros estarão subindo. Este é justamente o comportamento esperado de um portfólio com boa diversificação.

Para realmente usufruir da diversificação, é importante montar uma carteira composta por ativos de renda fixa, renda variável, ações, debêntures e até mesmo criptoativos.

A Magnetis tem 5 níveis de composição para diversificação das carteiras de nossos clientes. Essa variedade fornece uma maior segurança e rentabilidade, rendendo acima de importantes indicadores, como Ibovespa.

Conte com a Magnetis para proteger seu patrimônio!

As carteiras Magnetis sempre se mostraram resilientes. Em 2020 – em plena crise humanitária, sanitária e econômica causada pelo coronavírus –, o Ibovespa (mais importante indicador das ações negociadas na B3) caiu em mais de 33%, enquanto as carteiras Magnetis mantiveram uma queda de apenas -6%.

Isso demonstra como carteiras diversificadas e com planejamento a longo prazo mantêm boa rentabilidade e segurança. Mesmo em tempos de crise: elas tornam-se uma ótima opção para proteger seu patrimônio.

Vivemos tempos de alta inflação e incertezas políticas e econômicas. Neste momento, é importante tomar decisões que vão manter seu patrimônio seguro e seu padrão de vida confortável, independente da crise que venha a se instalar.

Para isso, conte com Magnetis e construa sua carteira de investimentos resistente a crises e rentável – como deve ser.

Nossos especialistas estão atentos ao mercado para refletir essa expertise em seus investimentos! Se você está pronto para investir com facilidade baixe o app Magnetis!

Andressa Siqueira, CFP®
Andressa Siqueira, CFP®

Formada em Economia pela PUC-SP, é analista de conteúdo, especialista em investimentos na Magnetis desde 2019. Possui as certificações CEA pela ANBIMA e de planejadora financeira CFP®, trabalha no mercado financeiro há mais de 8 anos.

leia mais desse autor