Quero ficar rico! Mas por quê?

por Mariana Congo | 09/03/2019

quero ficar rico
curso de investimento

O sonho de muitas pessoas é ganhar na loteria: “quero ficar rico” é uma das frases que mais ouvimos por aí. Ainda que as chances de ganhar na loteria dependam de muita sorte, existe uma lição por trás desse desejo comum a várias pessoas. Afinal, por que você quer ficar rico? Você já refletiu sobre as razões pelas quais você quer tanto mudar de vida?

Levando em consideração essas razões, fica mais fácil direcionar esforços no sentido de concretizá-las. Saiba que alcançar seus objetivos financeiros pode ser mais fácil do que você imagina; tudo começa com disciplina, equilíbrio financeiro e força de vontade. Confira nossas recomendações:

Quero ficar rico, mas o que o dinheiro pode fazer por você?

Como diz o ditado popular, “dinheiro não compra felicidade”. Mas, com certeza, tem seus benefícios: um deles é possibilitar que você durma tranquilo, sem ter que se perguntar como irá pagar as contas no fim do mês. Essa é apenas uma das vantagens de contar com muito dinheiro no bolso. Já pensou como seria bom não ter que fazer cortes no orçamento e adequar seu estilo de vida por causa de dinheiro?

Além disso, outra vantagem de contar com mais dinheiro tem a ver com a capacidade de prover condições de vida mais confortáveis a sua família. Por exemplo, seria possível reformar a casa, comprar eletrodomésticos mais modernos e aproveitar alguns serviços muitas vezes considerados supérfluos. Seus filhos teriam condições de estudar em escolas melhores e frequentar cursos complementares, o que garantiria um futuro melhor para eles.

Finalmente, dinheiro também pode proporcionar decisões melhores em seu dia a dia, já que elas não serão estritamente baseadas na possibilidade de ele faltar no futuro. Por exemplo, já que você não possui hoje dinheiro para comprar um carro à vista, acaba financiando o veículo em várias prestações, com juros altos e a possibilidade de pagar muito além do preço original.

De maneira geral, ficar rico também pode significar mais economia para suas finanças pessoais, mais simplicidade no dia a dia e, com toda certeza, muito menos preocupação!

Quais são seus objetivos financeiros?

Definir de forma clara qual é o seu objetivo financeiro irá ajudá-lo a ter um plano de investimento. Muitas pessoas querem acumular riqueza para trocar de carro, adquirir a casa própria, garantir uma aposentadoria tranquila, montar o próprio negócio, viajar o mundo entre outros. E você? O que te motiva a melhorar as condições de suas finanças?

Ter em mente exatamente quais são seus objetivos é o primeiro passo que irá te ajudar a definir um plano de investimento concreto, indicando o caminho que você deverá seguir para atingi-lo.

Por exemplo, caso seu sonho seja a compra de uma casa na praia, é importante ter uma noção do valor que você imagina conseguir adquirir o imóvel e se suas receitas e/ou economias seriam suficientes para mantê-la.

Você entraria em uma enrascada caso o seu fluxo de caixa não fosse o suficiente para manter seus gastos atuais mais as despesas com o outro imóvel. Com essas informações em mãos, você terá noção de quanto de dinheiro precisa e quanto tempo irá levar para realizar este sonho.

Monte um plano financeiro

Montar um planejamento de investimento pode fazer toda a diferença para ajudar você alcançar os seus objetivos, já que ele dá o “caminho” para que você consiga realizar seus sonhos financeiros.

É preciso começar pelo básico, garantindo que você gaste menos do que ganha. Ninguém pode esperar economizar ou enriquecer se não consegue perceber uma dívida crescente em sua conta bancária.

A melhor forma de começar é se atentar para alguns pontos essenciais, como saber exatamente qual é a sua receita líquida total — quanto você ganha livre de impostos —, e todas as despesas, identificando aonde estão seus gastos. Uma dica é separar cada gasto mensal:

  • Despesas necessárias e recorrentes: conta de energia, água, aluguel e condomínio, alimentos, telefone/celular, entre outros;
  • Gastos com supérfluos: restaurantes, presentes, compras, etc.

Isto irá ajudar a se organizar e enxergar onde está gastando o seu dinheiro. Caso seja necessário fazer algum ajuste no orçamento, por onde começar: evite fazer novas dívidas (sempre que possível, pague à vista).

Essas medidas te ajudam a se manter realista, bem como aumentam as chances de você alcançar seus objetivos financeiros, porque será possível quantificar o quão distante ou próximo você está de atingir as metas estabelecidas.

O segredo é investir!

Outro ponto fundamental é investir. É recomendável a diversificação de aplicações, com o objetivo de diminuir o seu riscos e maximizar a rentabilidade. Contudo, não há problema se você acha que não sabe como investir sozinho!

Atualmente, existem profissionais e empresas especializados justamente em planejamento de investimentos, que podem te ajudar nessa tarefa. A Magnetis mesmo disponibiliza uma ferramenta gratuita no site que é fácil e intuitiva e poderá te ajudar a realizar seus objetivos financeiros.

O ideal é entender qual seu perfil de investidor e sempre ter claro à mente quais são seus objetivos de vida. A partir desse ponto, é possível escolher entre as carteiras de investimento da Magnetis para obter retornos consideráveis e, assim, ficar rico rápido — quer dizer, mais rápido do que quando começamos a nossa conversa.

E então, acha que agora é mais fácil ficar rico? Correr atrás de seus objetivos financeiros não é tão fácil quanto parece, mas é bastante possível. Basta ter organização, consciência de suas finanças pessoais, equilíbrio e disciplina!

4 livros para ficar rico

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil, mas aprender um pouco mais sobre o assunto pode te ajudar muito nessa missão. Se seu objetivo realmente é ficar rico, temos algumas indicações de livros que podem te ajudar

1 – Os segredos da mente milionária (T. Harv Eker)

quero fica rico - livro segredos da mente milionária

Eker, autor canadense, conta em sua obra como superou adversidade e dificuldades pessoais para alcançar esse objetivo. Neste material ele apresenta 17 principios básicos que vão te guiar nessa jornada da acumulação de riqueza.

2 – Pai rico, pai pobre (Robert Kiyosaki e Sharon Lechter)

quero ficar rico - livro pai rico pai pobre

Possivelmete um dos livros mais conhecidos sobre acumulação de patrimônio já publicados. Sua primeira edição foi lançada em 1997 e desde então a famosa história de Kiyosaki já ajudou milhares de pessoas pelo mundo. Sem dúvida alguma, esse livro pode ser o ponto de partida!

3 – Quem pensa enriquece (Napoleon Hill)

quero ficar rico - livro quem pensa enriquece

Após uma longa pesquisa de 20 anos, Napoleon Hill conseguiu compilar na prática as histórias de sucesso das 500 pessoas mais ricas do mundo. Neste livro você lerá sobre as 15 características comuns entre essas pessoas.

4 – 12 meses para enriquecer – O plano da virada (Marcos Silvestre)

quero ficar rico - livro 12 meses para enriquecer

Marcos Silvestre desenvolveu esta obra com o foco em transformação de hábitos que vão te auxiliar no processo de enriquecimento e acumulação de patrimônio.

Ainda tem dúvidas ou sugestões sobre esse tema? Deixe aqui seu comentário! E, para alcançar com mais facilidade seus sonhos, conta com a Magnetis!

Conteúdo publicado originalmente me 03/2018, atualizado em 03/2019

Mariana Congo é Gerente de Comunicação da Magnetis e jornalista especializada em finanças pessoais.

* Texto originalmente escrito em Maio de 2015 e atualizado em Março de 2018.

Quero ficar rico! Mas por quê?
4 (80%) 1 vote[s]
curso de investimento