RDB da NuConta vale a pena? Tire suas dúvidas aqui!

por Malena Oliveira | 13/06/2019

Nuconta: vale a pena investir no RDB do Nubank?

A NuConta, conta digital do Nubank, trouxe mais uma novidade: a possibilidade de transformar a aplicação em um RDB, um investimento de renda fixa com garantia do FGC. O rendimento dessa aplicação hoje é de 100% do CDI. Ou seja: 6,4% ao ano.

Recebemos muitas dúvidas sobre o assunto e fizemos o teste: será que vale a pena investir no RDB do Nubank?

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter visto a nossa análise sobre as funcionalidades da NuConta (Caso você ainda não tenha lido, vale a pena conferir!).

Veja mais: NuConta vale a pena? Veja uma comparação entre a conta do Nubank e outros investimentos!

Neste post, vamos aprofundar um pouco mais a análise e comparar o RDB da NuConta com outros investimentos de renda fixa.

Você vai entender como configurar sua NuConta para fazer esse investimento e vai conhecer também outras possibilidades para investir bem.

Mas antes de começarmos, vamos recapitular o que é esse novo tipo de investimento que o Nubank está oferecendo.

O que é o RDB do Nubank?

Um RDB é um Recibo de Depósito Bancário. Ele é um dos instrumentos que um banco ou uma financeira podem usar para captar recursos e empregar em suas atividades.

O processo funciona da seguinte maneira: uma instituição oferece um investimento por uma determinada taxa de juros. Depois, ela usa o dinheiro captado para emprestar a quem precisa de crédito.

Assim, quem investe em uma aplicação financeira está, de certa forma, emprestando dinheiro para uma empresa. A taxa de juros paga por esse empréstimo nada mais é do que a rentabilidade do investimento.

No caso do Nubank, a instituição foi autorizada recentemente a emprestar dinheiro para as pessoas.

Então, como conseguir o dinheiro necessário para fazer esses empréstimos? Exatamente: por meio dos RDBs.

Qual é a diferença entre o RDB do Nubank e a NuConta?

A NuConta foi formatada originalmente como uma conta de pagamentos. Já explicamos como funciona esse tipo de conta em outro post aqui no blog.

De forma resumida, o dinheiro da NuConta não podia ser usado pelo Nubank em nenhuma de suas atividades. Em caso de falência ou bloqueio judicial, por exemplo, o dinheiro não ficaria comprometido.

Vale lembrar que, inicialmente, a NuConta oferecia um investimento em títulos públicos que rendia 100% do CDI.

Hoje, no entanto, a NuConta também passou a oferecer um RDB com o mesmo rendimento: 100% do CDI.

A principal diferença é que o dinheiro da NuConta investido em títulos públicos não se mistura com o patrimônio e as atividades do Nubank. Se a instituição quebrar, o dinheiro está seguro.

Por outro lado, o RDB da NuConta oferece garantia do FGC. Assim, caso haja algum problema, o dinheiro será devolvido para o cliente até o limite de R$ 250 mil.

Ambos os tipos de aplicação oferecem liquidez diária. Ou seja, é possível resgatar o dinheiro a qualquer momento.

Vale acrescentar que a NuConta também possui a funcionalidade Guardar Dinheiro, que permite separar uma quantia do restante do dinheiro usado nas suas movimentações do dia a dia.

Na rentabilidade, nada muda por enquanto, mas um FAQ do Nubank abre espaço para questionar: será que o rendimento dos títulos públicos da NuConta vai mudar um dia?

FAQ do Nubank sobre RDB

Como investir no RDB da NuConta?

Se você deseja investir no RDB do Nubank, precisa configurar a sua NuConta antes de fazer uma aplicação.

No aplicativo do Nubank, basta ir ao menu principal >>> Configurar NuConta >>> Opções de depósito e ativar a função RDB. A partir daí, todos os novos depósitos na NuConta serão destinados ao RDB do Nubank.

No entanto, será que vale a pena? Vamos conferir no próximo tópico.

(Como configurar o RDB da NuConta)

Vale a pena investir no RDB da NuConta?

Todo investimento tem um certo nível de risco. Esse risco pode estar relacionado à saúde da instituição responsável por ele ou ao ambiente econômico.

No entanto, existem algumas aplicações que são consideradas livres de risco pelo mercado. É o caso do investimento em títulos públicos ou no Tesouro Selic. Esses investimentos hoje oferecem rentabilidade de 100% do CDI.

Por outro lado, existem aplicações de renda fixa que são um pouco mais arriscadas. A simples possibilidade de falência da instituição que os oferece já aumenta o nível de risco.

Dessa forma, prevalece a máxima: quanto maior o risco, maior deve ser o retorno oferecido por uma aplicação.

Hoje, o retorno oferecido por um RDB da NuConta é de 100% do CDI. Exatamente a mesma rentabilidade oferecida por um investimento em títulos públicos, livres de risco.

O único adicional que o RDB oferece é a garantia do FGC. Mas já vimos que os títulos públicos da NuConta são igualmente seguros.

A conclusão é: valeria a pena trocar a NuConta pelo RDB do Nubank caso a rentabilidade prometida fosse maior.

Investimentos que rendem mais do que a NuConta

Se você já se familiarizou com a NuConta e já tem uma reserva de emergência, pode estar em busca de aumentar a rentabilidade das suas aplicações.

Nesse sentido, vale a pena considerar outros títulos de renda fixa que pagam mais do que 100% do CDI e fundos de investimento que ofereçam rentabilidade superior. É claro, tudo depende dos seus objetivos e do risco que você tolera.

Outro ponto importante é ter uma carteira diversificada. À medida em que o seu patrimônio financeiro vai crescendo, ela se torna cada vez mais importante para protegê-lo contra a inflação e aumentar seu rendimento.

Agora que você entende melhor quando vale a pena investir no RDB da NuConta, do Nubank, que tal entender melhor os benefícios de uma carteira diversificada. Baixe grátis o nosso ebook Consultoria de Investimentos: Guia Completo sobre esse Serviço e tire suas dúvidas!

RDB da NuConta vale a pena? Tire suas dúvidas aqui!
4 (80%) 8 vote[s]